1. Mensagem do nosso camarada Juvenal Amado (ex-1.º Cabo Condutor da CCS/BCAÇ 3872, Galomaro, 1971/74), com data de 18 de Junho de 2013:
De facto já são bastantes e tem-me acontecido sempre por esta altura.
No entanto, embora por vezes se diga que já não se liga, que é mais um dia igual aos outros, a verdade é que nesse dia sentimos algo diferente, algo que nos individualiza e que nos traz valor acrescentado na medida em que os amigos e familiares se lembram de nós.
Passadas que foram as idades dos brinquedos, damos hoje valor a um livro ou a uma garrafa de vinho enquanto não chega a idade das pantufas, que por serem mais macias e quentinhas, acompanham horas e horas de sofá e televisão, com mais Gouchas ou Júlias Pinheiros, que serão sempre o futuro dos que lá chegarem.
Quando se chega aí, são felizardos os que mantêm amigos com quem falam do tempo ou de outro tempo, mas que assim afastam o azedume que a solidão acaba por potenciar.
O meu neto adoptivo telefonou-me logo de manhã, com o entusiasmo das crianças no que se refere a aniversários, perguntando-me com uma voz suspensa e ansiosa:
- O que ganhaste, avô?
Com vontade de rir, respondi-lhe:
- Ganhei mais um ano, meu querido!!
Só não lhe disse que o meu dia ia ser muito melhor por ele me ter telefonado.
Muito obrigado a todos os camaradas que se lembraram de mim com amizade e a quem eu retribuo os votos de longa vida feliz com saúde(*).
____________
Notas do editor:
(*) Vd. poste de 17 DE JUNHO DE 2013 > Guiné 63/74 - P11717: Parabéns a você (589): Juvenal Amado, ex-1.º Cabo Condutor Auto do BCAÇ 3872 (Guiné, 1971/73)
Último poste da série de 16 DE JUNHO DE 2013 > Guiné 63/74 - P11715: Blogoterapia (228): A todos quero agradecer os votos de parabéns e as palavras que me dedicaram no meu aniversário (Belarmino Sardinha)
Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
4 comentários:
(...) O meu neto adoptivo telefonou-me logo de manhã, com o entusiasmo das crianças no que se refere a aniversários, perguntando-me com uma voz suspensa e ansiosa:
- O que ganhaste, avô?
Com vontade de rir, respondi-lhe:
- Ganhei mais um ano, meu querido!! (...)
Juvenal: este excerto do teu poste diz muito (ou quase tudo) sobre ti!... Ternura, sabedoria, grandeza humana. Parabéns a dobrar!
Caro Juvenal
Tal como o Luís refere, há gestos e palavras que fazes e proferes que acabam por ser a tua 'imagem de marca'.
Bem mereces que a vida te sorria mais, mas sabemos que 'isto' não vai lá com desejos...
E vai fazendo anos...todos os anos e que eu possa ajudar-te a contá-los!
Abraço
Hélder S.
Caríssimos amigos
Não quis comentar, porque os nossos postes estávam juntos, mas não resisto a dizer, que me emocionei com a ternura do Juvenal, tão sentida e evidente, de tão grande alcance, de tão grande riqueza...
O seu neto adoptivo, Juvenal, está de parabéns, pois tem um avô, que muitos netos verdadeiros não possuem, e fique sabendo, que enquanto esse menino existir, voçê não morrerá!
Abraço grande e muito obrigada pelo seu carisma.
Felismina
Homem fantástico de um valor imenso, de quem muito me orgulho. É para mim um privilégio poder partilhar da tua sabedoria, sensibilidade, grandeza de espirito e coração. Obrigado pai.
Vanessa Amado
Enviar um comentário