quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Guiné 63/74 - P12472: O que é que a malta lia, nas horas vagas (20): Desde a revista "Plateia" até ao romance "Os Lobos", de Hans Helmut Kirst, leituras que depois eram discutidas em grupo (Manuel Amaro, ex-fur mil enf, CCAÇ 2615 / BCAÇ 2892, Nhacra, Aldeia Formosa e Nhala, 1969 a 1971)

.

Guiné > Região de Quínara > CCAÇ 2615/BCAÇ 2892, Nhacra, Aldeia Formosa e Nhala, 1969 a 1971) >  Nhala > Maio de 1971 > Revista Plateia com a eleição da Riquita como Miss Portugal.



Guiné > Região de Tombali > CCAÇ 2615/BCAÇ 2892, Nhacra, Aldeia Formosa e Nhala, 1969 a 1971> Aldeia Formosa (?) > Palestra sobre o romance "Os Lobos", de Hans Helmut Kirst [1914-1989]

Guiné > Região de Tombali > CCAÇ 2615/BCAÇ 2892 (Nhacra, Aldeia Formosa e Nhala, 1969 a 1971> Aldeia Formosa (ou Quebo) >  Janeiro de 1970 > O Manuel Amaro lendo recortes com notícias sobre o fim da guerra no Biafra.


Fotos (e legendas): © Manuel Amaro (2013). Todos os direitos reservados (Edição: L.G.)


1. Mensagem, de 9 do corrente, do Manuel Amaro [ex-fur mil enf, CCAÇ 2615/BCAÇ 2892, Nhacra, Aldeia Formosa e Nhala, 1969 a 1971]:


Caros Editores

Como estava em “digressão” aquando do lançamento do desafio, aqui vai, hoje, a minha colaboração.

Nas horas vagas eu lia tudo o que aparecia. Eu até era dos que tinham menos horas vagas. Mas ali, na Guiné, naquele tempo, cada hora vaga parecia uma eternidade.


Por isso tudo o que aparecesse era bem aparecido. De qualquer origem. Livros, Jornais e Revistas enviados pela família, pelas famílias dos camaradas, ou pelo sempre presente Movimento Nacional Feminino.

E depois, quase sempre, discutia-se, em pequenos grupos os temas das leituras de cada um.
Junto três fotos que documentam alguns desses momentos.

(i) A leitura de um conjunto de recortes, creio que do Comércio do Porto ou do Jornal de Notícias, que anunciavam o fim da guerra do Biafra, e que tinham sido enviados por familiares do José António Paiva da Silva, Furriel Enfermeiro da CART 2521.

(ii) A discussão, em grupo, sobre “Os Lobos”, de Hans Helmut Kirst que me deu um trabalhão a ler, mas que também me deu oportunidade de fazer um figurão perante os meus camaradas e amigos;

(iii) Outra foto testemunha a leitura da Revista Plateia, em Nhala, maio de 1971, em cuja capa está a Riquita (Celmira Baulet),  eleita Miss Portugal 1971, que eu viria a conhecer pessoalmente já no final da década de setenta.

Ler... aproveitar as horas vagas, foi bom. Dupla ou triplamente bom. No Liceu era uma grande “chatice” ter que explicar os textos. Aqui era um prazer.

E hoje, a esta distância, posso dizer que, a par da minha atividade como Enfermeiro e Professor, na Guiné, as leituras efetuadas, porque voluntárias e feitas nas horas vagas, foram de uma grande utilidade na minha orientação profissional após o regresso à vida civil.

Sempre ao dispor da Tabanca Grande.

Um Abraço


Manuel Amaro
_________________

Nota do editor:

Último poste da série > 17 de dezembro de  2013 > Guiné 63/74 - P12465: O que é que a malta lia, nas horas vagas (19): Tínhamos uma biblioteca de 80/100 livros, herança da CART 2340 (Luís Nascimento, ex-1º cabo cripto, CCAÇ 2533, Canjambari e Farim, 1969/71)

5 comentários:

Anónimo disse...

Pois eu, juntamente com os meus camaradas da 2ª CCAÇ/BCAÇ-4514/72, nem paciência e muito menos tempo tinhamos para dormir quanto mais para ler.
Era um tudo muito complicado1

Luís Graça disse...

Certamente por lapso ou distração, o camarada da 2ª CCAÇ / BCAÇ 4514/72 que emitiu este comentário não o assinou (isto é, não pôs o seu nome por baixo), como mandam as nossas regras bloguísticas...

Sabemos que só pode ser de alguém que passou por Fajonquito e que terá conhecido o nosso Cherno Baldé...

Luís Graça disse...

Lembro-me muito bem do impacto, emocional, que me causou a divulgação de fotos na época com crianças a morrer à fome...

Biafra era sinónimo de fome...Em Bissau, o "clube militar", ou a messe de oficiais do QG em Santa Luzia era conhecido pelo "Biafra"...

Enfim, desgraçadamente a região negeriana do Biafra eatava na moda, por tristes razões...

Recorde-se aqui o que diz a Wikipédia, sobre o assunto:

"A Guerra Civil da Nigéria, também conhecida como Guerra Civil Nigeriana, Guerra Nigéria-Biafra ou ainda Guerra do Biafra que durou de 6 de Julho de 1967 a 13 de Janeiro de 1970, foi um conflito político causado pela tentativa de separação das províncias ao Sudeste da Nigéria, como a República autoproclamada do Biafra.

(...) "Com as tropas nigerianas a isolarem a província rebelde, limitando a quantidade de produtos de fora que aí podiam chegar, a curto prazo a escassez de alimentos tornou-se crónica, e em breve a fome em grande escala assola a população. Pela primeira vez, através da televisão, as imagens de populações inteiras literalmente a morrer de fome pelos caminhos chegam em directo e com todo o impacto ao Ocidente. O choque que causam levam a que um pouco por todo lado apareçam movimentos, muitos enquadrados pela Igreja, tanto católica como protestante, para o envio de alimentos. Foi a primeira vez que a exibição das imagens de uma catástrofe humana pela televisão geraram resposta popular, obrigando várias instituições e governos a intervir pela pressão da opinião pública." (...)

A efémera República do Biafra (1967-1970) - região rica em petróleo, de população cristã e animista - foi reconhecida pelo Gabão, Haiti, Costa do Marfim, Tanzânia e Zâmbia.

Outras nações, como Israel, França, Portugal, a Rodésia, a África do Sul e o Vaticano, não reconheceram oficialmente o Biafra, mas providenciaram assistência, desde militar a humanitária...

Anónimo disse...

Muito sinceramente e porque a memória já me vai falhando não me recordo muito bem do que lia mas tenho quase a certeza que era o mesmo que a maioria. Algumas revistas com boas imagens para lavar a vista. Entre 1973/74 em Nhala na 2ª CCAC do BCAC 4513 e com os nossos pouco mais de 20 anos não tive de certeza leituras diferentes dos meus camaradas.
José Carlos Gabriel
Ex 1º Cabo Op. Cripto

daniel-fer@sapo.pt disse...

meios amigos e camaradas eu Daniel Fernandes pertencia a ccs do bat.caç.2892 era mais conhecido por marcha a re era condutor não consigo ter contactos com meus antigos camaradas o único tinha contacto já faleceu e era furriel malaia Santos de Olhao