terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Guiné 63/74 - P15608: Agenda cultural (455): Sessão de lançamento do livro do Juvenal Amado, "A tropa vai fazer de ti um homem": Lisboa, Chiado Clube Literário & Bar, Av da Liberdade, sábado, 23 de janeiro, 16h30, com a presença em força da malta tabanqueira


Cartaz promocional do livro do nosso camarada Juvenal  [Sacadura] Amado: "A tropa vai fazer de ti um homem" (Lisboa, Chiado Editira, 2015, 308 pp. | Preço de capa (papel): 15 €; ebook (edição digital): 3 €

Proximamente daremos mais informação sobre este evento para o qual estão convidados todos os leitores, em especial da grande Lisboa, e muito em particular os nossos amigos e camaradas da Guiné.


1. Mensagem do Juvenal Amado [n. 1950, Fervença, Maiorga, Alcobaça], que se estreia agora como escritor:

Caros camaradas:

Aconteceu-me encontrar amigos ao longo da vida e, chegado o momento, quando esperava alguma solidão eis que eles se multiplicaram e enchem hoje muitos álbuns de memórias, que nos ligam, forjadas em situações iguais ou parecidas, que criam novos laços a todo o momento.

Este é um projecto a caminho dos 8 anos, inicialmente sem pretensões de o ver passado a livro, o que acabou por acontecer.

Nele tento transmitir sem ódios, sem paixões, sem remorsos, sem falsa modéstia, sem puritanismos, sem vencedores nem vencidos, sem saudades excessivas que me toldassem o raciocínio, sobre um tempo que passou na minha juventude do qual ficaram os rostos e datas, que jamais poderei esquecer.

Pelo menos, foi sempre essa a minha intenção.

Está claro o que outros pensam de nós, está um bocado além do que podemos fazer. Porque ao nortearmo-nos pelos nossos princípios e seguirmos os nossos impulsos ao expor o que achamos correto, nunca cederemos ao mais fácil, e assim nunca agradaremos ao mesmo tempo a gregos e a troianos.

Resta-me assim esperar que, para além do que possam discordar, vejam a honestidade com que apresento à vossa consideração as passagens de vidas sem nada de extraordinário, mas verdadeiras.

Não podia escrever este livro de outra maneira. Ele não aconteceu, foi acontecendo lentamente e foi assim que amadureceu. Nestes anos muita coisa se alterou, muitos partiram, mas também chegaram muitos amigos para me dar alento e mostrar que não era em vão o trabalho a que meti ombros. Todos deixaram marcas, no tempo que passei com eles. São as suas vidas, histórias e sua riqueza humana, que valorizaram o que escrevi.

Nada mais valioso do que poder fazer deles também autores, de que me servi na concepção deste livro.

Nada teria sido escrito sem as suas palavras, sem as nossas conversas, sem as suas vivências e o incentivo ou as suas críticas.

A dúvidas foram e são muitas, certezas praticamente nenhumas.

Espero que não entendam como relatório de operações pois não é disso que se trata. Trata-se de situações vividas, compiladas, reunidas sem rigor histórico, interessam sim as personagens, todas elas reais de carne e osso, que comigo conviveram em dado momento,  bom ou mau.

Segue o poster com a indicação do dia da data, do local e da hora, em que haverá uma cerimónia do lançamento do livro.

Segundo creio nas informações da Chiado Editora, o livro encontra-se já há venda na FNAC, na Bertrand, no Continente e várias de livrarias.

Também eu tenho algumas dezenas para vender, que enviarei para a direcção de quem mo solicitar, podendo o respetivo pagamento ser feito através de transferência bancária ou enviado à cobrança.

Para isso basta que me enviem as respectivas moradas para o email sacaduramado@gmail.com ou na minha caixa de mensagens do facebook.

Aos interessados ser-lhes-á dado o meu NIB como forma de pagamento, mas para quem o desejar posso enviar à cobrança.

Um abraço
Juvenal Amado
____________

Nota do editor:

Último poste da série > 11 de janeiro de 2016 > Guiné 63/74 – P15604: Agenda cultural (454): Novo livro: 90 Anos de Memórias e Relatos sobre os Clubes, a sua Criação e Trajetórias, Beja 1888 a 1906 (José Saúde)

2 comentários:

Carlos Pinheiro disse...

Não podendo estar nas Galerias Tivoli, espero poder estar na Tabanca do Centro em Monte Real, no almoço do dia 29, onde também está anunciada a apresentação do livro. E estou curioso. Recordar tempos passados nunca é demais. Um abraço.

Luís Graça disse...

Os editores já mandaram um lembrete à "malta" (, era assim que a gente se tratava no nosso tempo de meninos e moços, o termo parece ter caído em desudo)...

"Tomem boa nota na agenda... Sábado, dia 23, às 16h30, na Galeria Tivoli, na mais famosa e formosa avenida da ex-capital do império... Quem puder aparecer, sobretudo a rapaziada de Lisboa, será bem vindo. O Juvenal merece... e agradece.

"Esperemos que o tempo ajude. É verdade que é na véspera do importante ato cívico que são as eleições para presidente da república (e supremo comandante das forças armadas)... Mas a operação "lançamento do meu livro" já estava marcada... E depois o tema do livro até vem a propósito: quantos de nós não ouviram, dos pais e dos mais velhos, esta frase que era uma promessa e uma ameaça: 'a tropa vai fazer de ti um homem, meu rapaz'...

"O nosso Juvenal é um homem realizado: já fez um linda menina, já plantou uma árvore, já escreveu um livro... Não é preciso muito para um homem (ou uma mulher) ser feliz, segundo a velha receita do Eça de Queirós... O grande romancista esqueceu-se completar a frase: "fazder um filho, plantar uma árvore e escrever um livro, depois de ir à guerra, conhecer a Guiné e as suas gentes, e voltar, são e salvo, com ganas de viver a vida como ela deve ser vivida, intensamente, dia a dia, até aos 100 anos"...

"Um alfabravo dos editores do norte e do sul."