quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Guiné 63/74 - P15615: Os nossos seres, saberes e lazeres (135): Horácio Dantas, artesão oleiro de Barcelos, autor da réplica do Farol de Leça, oferecida aos presentes no Convívio dos Panteras da CART 1742, levado a efeito em Maio de 2014, em Leça da Palmeira (Abel Santos)

 
1. Em mensagem do dia 7 de Janeiro de 2016, o nosso camarada Abel Santos (ex-Soldado Atirador da CART 1742 - "Os Panteras" - Nova Lamego e Buruntuma, 1967/69), enviou-nos duas fotos referentes ao Convívio dos Panteras, realizado no ido dia 31 de Maio de 2014, levado a efeito em Leça da Palmeira. 
Os camaradas participantes, além do respectivo certificado de presença, foram presenteados com uma réplica do Farol de Leça, em barro, da autoria do artesão oleiro Horácio Dantas, de Barcelos, também ele um dos bravos Panteras.




Peça em barro, trabalhada manualmente pelo camarada oleiro Horácio Dantas, representando o Farol de Leça da Palmeira, ícone da Freguesia, oferecida aos camaradas da CART 1742 aquando do 10.º convívio.

************

2. Comentário do editor CV:

Não é meu costume comentar directamente nos postes que publico mas quero que fique aqui bem visível a minha discordância com os camaradas, e são muitos, que dizem terem sido combatentes na Guiné-Bissau.
Na verdade, o país com esta designação apenas existe, de jure, desde Setembro de 1974.
Os militares portugueses cumpriram as suas comissões de serviço na então Guiné Portuguesa, não sendo portanto tropas invasoras.
____________

Nota do editor

Último poste da série de 13 de Janeiro de 2016 Guiné 63/74 - P15613: Os nossos seres, saberes e lazeres (134): Bruxelas sempre muito amada, e a pensar na Anatólia (2) (Mário Beja Santos)

2 comentários:

Anónimo disse...

Tens muita razão camarada e amigo Carlos Vinhal.
Fomos combatentes na Guiné (Colónia ou Província Ultramarina como queiram) e nunca Na Guiné-Bissau. Nada de confusões.

Abraço

Jpicado

Unknown disse...

Certo Padrinho.
"Mea culpa"!
Irei levar em conta,nos meus próximos comentários.
Forte abraço. VP