segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Guiné 61/74 - P16981: Álbum fotográfico de Luís Mourato Oliveira, ex-alf mil, CCAÇ 4740 (Cufar, dez 72 / jul 73) e Pel Caç Nat 52 (Mato Cão e Missirá, jul 73 /ago 74) (10): 28 de outubro de 1973, dia de festa ecuménica, a festa do fim do Ramadão (Eid-ul-Fitr) no... Mato Cão


Foto nº 1 


Foto nº 1 A


Foto nº 1 B


Foto nº 2 A


Foto nº 2

Guiné >Zona leste > Setor L1 (Bambadinca) > Mato Cão > Pel Caç Nat 52 (1973/74) >   Dia de festa: festa o fim do Ramadão (Eid-ul-Fitr) : convívio com os familiares dos militares guineenes do pelotão. Nesse ano deve ter sido a 28 de outubro. Estamos ainda na época das chuvas, o capim ainda está verde... Nessa época, a guerra israelo-árabe do Yom Kippur punha a paz mundial em perigo (de 2 a 26 de outubro de 1973)... No Mato Cão, um pequeno grupo de portugueses e guineenses  faziam uma pequena festa ecuménica...

Lê-se no sítio português Al-Islam

"Eid-ul-Fitr é uma festa religiosa que assinala o fim do mês Sagrado do Ramadão. Este dia festivo é comemorado para dar graças a Deus pelas bênçãos do Ramadão. Os Muçulmanos assistem oração de Eid numa congregação, que se realiza de manhã. Eles vestem roupas novas, cozinham comida deliciosa e convidam amigos e vizinhos para comemorar com eles. O jejum durante o Ramadão inspira simpatia para os famintos e os necessitados, e incentiva os Muçulmanos a doarem generosamente aos pobres." 

Fotos (e legenda): © Luís Mourato Oliveira (2016). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné].


1. Continuação da publicação do vasto e rico álbum fotográfico do Luís Mourato Oliveira, nosso grã-tabanqueiro, que foi alf mil da CCAÇ 4740 (Cufar, 1972/73) e do Pel Caç Nat 52 (Mato Cão e Missirá, 1973/74). (*)

Lisboeta, com família do lado materno na Lourinhã (Miragaia e Marteleira), hoje bancário aposentado, cicloturista, o Luís Mourato Oliveira esteve na Guiné, em rendição individual de 1972 1974... Foi o último comandante do Pel Caç Nat 52. Ele irá terminar a sua comissão em Missirá e extinguir o pelotão, em agosto de 1974. Também visitava Bambadinca e Fá Mandinga e dava a devida importância aos convívios (entre militares e entre estes e a população).

Em meados de 1973 (por volta de julho), veio de Cufar, no sul, região de Tombali, para o CIM de Bolama, para fazer formação específica antes de ir comandar, em agosto, o Pel Caç Nat 52, no setor L1, zona leste (Bambadinca), região de Bafatá, subunidade que era composto maioritariamente por fulas.

Publicam-se mais algumas fotos do tempo em que o alf mil Luís Mourato Oliveira passou no destacamento de Mato Cão, neste caso a festa do fim do Ramadão. Os seus soldados, fulas, eram muçulmnos.

Recorde-se, mais uma vez, que a missão principal do destacamento do Mato Cão era proteger as embarcações que circulavam no Rio Geba Estreito, entre o Xime e Bambadinca. As condições de alojamento e segurança eram precárias.

Sobre o Mato Cão, que era um lugar mítico, temos já mais de 70 referências... Pertencia ao subsetor do Xime. Por lá passaram diversos camaradas nossos, membros da Tabanca Grande...
_______________

1 comentário:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Há um grande simbolismo nestas fotos. Parabéns ao antigo comandante do Pel Caç Nat 52 por saber associar-se a uma data tão importante, para os muçulmanos, como a festa do fim do Ramadão.

Tanto quanto conheço o Luís, vejo que ainda hoje ele é um homem que sabe juntar pontas e fazer pontes... Nem todos os oficiais e sargentos milicianos do meu tempo, integrados em subunidades com praças do recrutamento local , tinham esta sensibilidade digamos, socicocultural e ecuménica, a de tentar comprender o outro e partilhar as diferenças (de credo, de gastronomia, de maneiras de ser e estar...).

Penso que só tardiamente é que o nosso exército se apercebeu da necessidade de formar os graduados metropolitanos para saber lidar com os militares e as populações da Guiné... No meu tempo, aprendíamos à nossa custa... LG

__________________


ecuménico | adj.

e·cu·mé·ni·co
(grego oikoumenikós, -ê, -ón, do ou para o mundo inteiro)
adjectivo
1. Relativo ao universo, a toda a terra habitada . = UNIVERSAL
2. Relativo a ecumenismo.
3. Que reúne pessoas de diversas religiões ou ideologias.
4. Diz-se de concílio presidido pelo papa e para que são convocados todos os bispos do mundo católico.

• Grafia no Brasil: ecumênico.

"ecuménico", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/DLPO/ecum%C3%A9nico [consultado em 23-01-2017].