domingo, 25 de março de 2018

Guiné 61/74 - P18458: Blogpoesia (560): "De mim ao infinito...", "As ladeiras...", e "A Praça do Giraldo", da autoria de J. L. Mendes Gomes, ex-Alf Mil da CCAÇ 728

1. Do nosso camarada Joaquim Luís Mendes Gomes (ex-Alf Mil da CCAÇ 728, Cachil, Catió e Bissau, 1964/66) três belíssimos poemas, da sua autoria, enviados entre outros, durante a semana, ao nosso blogue, que publicamos com prazer:


De mim ao infinito…

Vejo tão alto as estrelas brilhantes,
Parecem distantes,
Pertinho dos céus.
Tão pequeno eu sou.
Que sabem de mim?
 Olho o mar, de olhos fechados,
Imenso e profundo,
Parece sem fim.
À sua beira o que sou.
Que sabe de mim?
Me banho ao sol, ao nascer da manhã.
Fico pensando na hora, quem é que mo dá.
Por vezes, me sinto aflito,
Morrendo de sede.
Absorto comigo, não vejo
Um rio correndo, diante de mim.
Perdido no mundo,
Me vejo sozinho.
Tão surdo e tão cego,
Não oiço nem vejo:
Quem tudo criou
Habita em mim.

Berlim, 23 de Março de 2018
11h1m
Jlmg

************

As ladeiras…

Gostava das ladeiras de barro.
Das mais longas.
Expostas ao sol.
As havia na minha aldeia.
Escorregava nelas.
Com vertigem.
Corpo estreme,
Cara ao vento,
Rente ao chão.
Até que a pele
Sangrasse ao sol.
Sensação bem cara,
Quando chegava a casa
E prestava contas,
Mais uns calções…
Bastava a noite.
Tudo esquecia.
No outro dia,
De novo a farra,
Depois da escola.
Mas agora,
Lição sabida,
Sobre uma tábua.
Na barroca funda
Que lá havia.

Berlim, 24 de Março de 2018
8h47m
Jlmg

********************

A Praça do Giraldo

Me parecia bela
aquela praça ampla,
vetusta em Évora,
pelas tardes quentes de Agosto livre.
Naquela esplanada à sombra,
Nos anos verdes da minha juventude.
Muito finas, de porte fino,
Cirandavam moças, sob as arcadas velhas.
Buscando adornos,
Aquelas penas de anjo
Que nos faziam sonhar,
Tão puras.
Era linda a vida a desabrochar em força.
Que lindo céu, na terra doce.
Quimera azul dum futuro negro.
Só a esperança em réstea,
Nos acalorava a alma.
Qual caravela livre,
Que só a brisa beija.
Ficaram só saudades ao findar da vida
Que só a morte apaga…

Berlim, 24 de Março de 2018
12h31m
Ouvindo Kaufmann
Jlmg
____________

Nota do editor

Último poste da série de 18 de março de 2018 > Guiné 61/74 - P18431: Blogpoesia (559): "As cores da verdade", "Folha seca...", e "As lágrimas...", da autoria de J. L. Mendes Gomes, ex-Alf Mil da CCAÇ 728

Sem comentários: