terça-feira, 19 de junho de 2018

Guiné 61/74 - P18755: Notícias (extravagantes) de uma Volta ao Mundo em 100 dias (António Graça de Abreu) - Parte XXXVII: Dubai, Emiratos Árabes Unidos, os luxos que os petrodólares permitem...



Itália > Veneza >  Terminal de Cruzeiros > 9 de junho de 2018 > O Costa Luminosa (construído em 2007-2009 em Itália, nos estaleiros de Fincantieri - Cantieri Navali Italiani, nas instalações de Marghera, 92, 6 mil toneladas brutas , 294 m de comprimento, 32,25 m de largura, 21,6 nós de
velocidade de cruzeiro, 2826 passageiros, 1050 tripulantes, 14 andares, pavilhão italiano) visto do MSC Poesia (construído em 2006-2008, em França,  nos estaleiros de Saint Nazaire, 92,6 toneladas brutas,  c. 294 m de comprimento, 32,2 m de largura, c. 60 m de altura, 21,6 nós de velocidade de cruzeiro, 3223 passageiros, 1039 tripulantes, 16 andares, 13 para hóspedes, pavilhão do Panamá) no momento da partida do nosso editor, Luís Graça, para um cruzeiro pelo mar Adriático e pelo mar Egeu, de 8 a 17 de junho de 2018, que o levou de Veneza a Bari (Itália), Katakolon (Grécia),   Mykonos (Grécia), Pireu / Atenas (Grécia), Sarande / Butrint (Albânia), Dubrovnik (Croácia) e Veneza (Itália)...

Estes gigantes do mar são 10 vezes maiores do que os nossos T/T Niassa e Uíge onde fizemos os... "cruzeiros da nossa vida" (Lisboa-Bissau e Bissau-Lisboa, entre 1961 e 1974). São navios para custaram c. 450/500 milhões de euros... E a sua "peugada ecológica" é enorme... Estão a matar Veneza e todo o Mediterrâneo, o "mare nostrum" que foi o berço da nossa civilização... Eu já posso dizer que sobrevivi a um destes "cruzeiros", com cinismo e falta de pudor... Ao meu lado, a tragédia que não pára dos refugiados de África e do Médio Oriente... Atenas tem 150 mil negros, diz a guia que me levou à Acrópole e que não esconde o seu ressabiamento em relação aos europeus de carteira grossa e aos tecnocratas sem alma de Bruxelas...

Veneza "afunda-se", física e simbolicamnente, com 30 milhões de turistas /ano... A "gentrificação" da cidade (18 mil euros o metro quadrado uma casinha com 3 ou 4 séculos, em ruínas)... e a massificação do turismo estão a gerar protestos dos 40 mil habitantes que ainda resistem, nesta antiga "república dos castores", como lhe chamou Goethe em 1786... Mas o turismo é o "pão para a boca" de muita gente: 14% do PIB da Itália, o nosso "petróleo branco", diz.me a guia veneziana, num português impecável...

Mas o que farão estes "gigantes do  mar" sem Veneza ou sem a "pérola do Adriático" que é o Dubrovnik que sofre os mesmos problemas ? Por enquanto há milhões de asiáticos, africanos e sul-americanos (, muito brasileiros!) a trabalhar 12/14 horas por dia em troca de um punhado de dólares... nestes "luna-parques" marítimos que são os cruzeiros... agora democratizados!... Há cruzeiros, a prestações e para quase todas as bolsas!... (LG)


Fotos (e legenda): © Luís Graça (2018). Todos os direitos reservados. [Edição: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]



Foto nº 1



Foto nº 4



Foto nº 6


Dubai, Emiratos Árabes Unidos > Novembro de 2016 

Fotos (e legendas): © António Graça de Abreu (2017). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]




Viagem de volta ao mundo em 100 dias > Dubai,  s/d [novembro de 2016] (pp. 12-17], da terceira e última Parte)



Oceano Índico

Levamos dois meses e vinte dias de viagem. Tanto mar, a singularidade de tanta terra, a habituação e o cansaço de vivermos durante meses e meses num navio, rasgando as águas dos mares do mundo. Não faço muitos amigos dentro do Costa, há a Rosa e o Paulo, um excelente casal de Curitiba, Brasil, os jantares sempre entusiasmantes na mesma mesa com a Isabel e o Jorge, meus quase vizinhos na Parede, Cascais. E pouco mais, com o avançar dos anos sou cada vez menos sociável, converso mais com o sol poente [Foto nº 1] e com os livros do que com as pessoas. Valem sobretudo os lugares visitados, as estadas sempre céleres nos cem recantos de quatro continentes, a imersão possível/impossível nestas terras, tentar compreender onde estou, fincar os pés em estranhos solos, e caminhar.

No Costa, depois daquela tremenda epidemia de gripe, ainda há gente a tossir e a pôr uma velinha no altar a Nossa Senhora de Fátima, na capela do navio, pedindo um feliz regresso a casa. Temos um padre católico italiano que acompanha a viagem e todos os dias diz missa. Lá vai ajudando, levando mais umas tantas almas ao Céu.

O Oceano Índico é outro mar imenso que nos limitamos a bordejar, desde o sudoeste da Austrália. Tem estado pacífico. Gostaria muito de o cruzar num grande veleiro, com bom mar, das costas de Moçambique às Seychelles, de Zanzibar às Maldivas, de Java a Madagáscar. Tudo ideias para próximas reencarnações.


Dubai, Emiratos Árabes Unidos
Foto nº 2


Já conhecia o Dubai mas esta segunda estadia não teve muito a ver com o déjà vue. Resolvi avançar para o que havia ficado por concretizar em Setembro de 2014 quando, chegado da China no voo dos Emirates, fiz escala durante 24 horas e dormi uma noite nos anexos desta megalómana cidade. [Foto nº 2]

Desta vez, com tempo, meti-me em cavalarias mais ou menos elevadas, indo a reboque de um grupo de gente endinheirada e fui gastar quase 200 dólares US, oferecendo à minha companheira e a mim próprio, um sumptuoso almoço no hotel de sete estrelas Burq Al-Arab, mais a subida ao Burq Al-Kalifa, o edifício mais alto do mundo, ambos ex-libris da cidade do Dubai-

O hotel, Bur Al-Arab, concluído em 1999, tem todas as semelhanças com a torre – também hoje hotel --, que temos em Lisboa na zona da Expo 98, lembrando a grande vela de uma nau ao vento. Assente numa ilhota conquistada ao mar, o Burq Al-Arab, com 321 metros de altura é um exemplo refinado de bom gosto, à mistura com lampejos faiscantes do inevitável novo-riquismo que abunda no Dubai. À entrada, temos escadas rolantes ladeadas por dois enormes aquários com inúmeros peixes, peixinhos e peixões, para todos os gostos, cores e formatos. Até tubarões têm. Entre as escadas, dança um conjunto de repuxos saltitantes. Este átrio interior do hotel alcança, numa espiral, os 180 metros de altura. Nas paredes do cone do edifício estão encastrados os quartos de hóspedes, todos, do outro lado, voltados para as praias e para o mar. Custam apenas a pequenez monetária de 1.900 euros por noite, mas explicam-me que estou no mais luxuoso hotel do mundo. Tive pena de não ter ficado numa dessas suites de conforto e prazer, e de, após a dança do ventre, adormecer como um abastado sultão num leito de penas e perfumes. Ficará para próxima ocasião.

Voltas e mais voltas por shoppings e malls, mais a Dubai Marina com arranha-céus sempre a crescer, uma mesquita, e eis-me finalmente no Burq Al-Khalifa, cá em baixo com um lago onde as águas dançam ao sabor da música. Com 828 metros de altura e 163 andares é o edifício mais alto alguma vez construído ao de cima da terra. Um elevador pressurizado, que sobe a dez metros por segundo, leva-me num ápice até ao 124º. andar, a quase 600 metros do solo. São seis da tarde, a noite cai e a luz natural começa a ser substituída pela incandescência crescente da progressiva iluminação da cidade. Cintilam os arranha-céus em volta, faíscam as ruas e avenidas, os milhares de habitações espalhadas por um vasto horizonte circular. Fantástico o horizonte, a contemplar do cimo da mais elevada torre do globo. A noite está límpida, de um lado, a orla sombreada do mar, do outro, a escuridão dos desertos, no meio, para norte e para sul, uma imensa cidade na mescla das cores e luzes do anoitecer. []Foto nº 4]

No alto do Burq-Al-Khaifa quase podemos tocar a cidade com a mão, mas nem tudo serão rosas de jardim ou flores do deserto nos lares de cada um, em edifícios gigantescos que entram por dentro do céu junto a mares embevecidos de cristal. Mais de 80% da população do território é estrangeira, com imensos contingentes de indianos, paquistaneses, filipinos, etc., que por aqui têm trabalhado até à exaustão, como operários e empregados, auferindo muitos deles magros salários, na construção destes arranha-céus, contribuindo para o crescimento do Dubai. Gente que não se lamenta dos suores derramados, porque está tentando fugir aos ciclos de pobreza e fome existente nos seus países.


Foto nº 3
O almoço foi um excelso buffet na grande sala do 58º. andar. Meteu paredes decoradas a ouro, mais talheres de prata, iguarias de estranhos sabores e sobremesas de surpreendentes texturas. A cerveja, ou o vinho, eram extras não incluídos no pacote da refeição, uma imperial ou fino custava apenas 22 dólares US. Bebi uma Coca-Cola zero a preço zero. Do alto envidraçado do Burq Al-Arab pude contemplar, pela primeira vez, de cima para baixo, o conjunto da gigantesca Palmeira artificial de Jumeirah construída em aterros sobre o mar, onde, abertas nos ramos da árvore, para um lado e para outro, pululam centenas e centenas de vivendas super luxuosas, todas com praia privativa. A coroar a Palmeira, lá longe, o hotel Atlantis, com 1.700 quartos, a transbordar de originalidade e novo-riquismo. [Foto nº 3]

Foto nº 5
Estamos em terras de imigração, mas quantos problemas de inserção e relacionamento humano entre tão diversas pessoas numa grande cidade que escalda e ferve, não apenas nas temperaturas elevadíssimas durante grande parte do ano? Como são os quotidianos destes trabalhadores, portugueses incluídos, que emigram para o Dubai? O dinheiro do petróleo, e outros dinheiros, não compram tudo. Haverá valores, a luta honesta pela vida, a paz de espírito, o estarmos de bem connosco e com os que nos são próximos. É possível? Nesta cidade contam-se milhares e milhares de apartamentos vazios, centenas de milhares de imigrantes a viver amontoados em espaços reduzidos, duas dúzias de metros quadrados para oito ou nove pessoas, muitas histórias que o turista de passagem não conhece.

Recordo o meu almoço no Burq-Al-Arab, a subida a este mais do que monumental Burq-Al-Khalifae, já agora, o Mercado do Ouro, no quarteirão antigo do bairro de Deira onde o precioso metal amarelo se vende às toneladas a uma clientela, quase toda constituída por mulheres muçulmanas, que compra cordões grossos como bananas, pulseiras mais gordas do que os braços, anéis que até escondem os dedos ou ouro em barras do tamanho de tijolos. Recordo o vil metal amarelo nas lojas dependurado em ganchos como carne nos talhos. O petróleo, um sujo ouro negro, por vias estranhas e surpreendentes, transforma-se no melhor ouro do mundo, cravejado de ostentação e pedras preciosas. E logo ao lado, muita pobreza escondida na outra margem das vidas. [Foto nº 5]

Para o último dia tivemos a visita ao deserto, que ficara distante na estada de 2014. Vir a estas terras e não ir ao deserto, não beber um chazinho com os beduínos e não andar de camelo, é muito mais grave do que visitar Roma e esquecermo-nos de ir ver o Papa. Ao lado do Dubai, a areia é omnipresente e basta darmos uns passos para estarmos solitariamente semi-perdidos entre dunas ondulantes que parecem conduzir a lugar nenhum. [Foto nº 6]

Entro num poderoso jipe Toyota, de seis lugares, e fazemos 60 quilómetros desde o Dubai. Saímos do asfalto da estrada, paramos para o condutor esvaziar parcialmente os pneus, o que facilita a condução na areia e aí vamos, a alguma velocidade, subindo, descendo montes e dunas com a adrenalina e a emoção a crescer. É só areia, por todo o lado. Chegamos a um acampamento que me dizem pertencer a beduínos mas que terá sido montado sobretudo para entreter turistas. Há grandes tapetes, almofadas e esteiras espalhadas pelo chão em espaços abertos limitados por vedações em vime. No meio existe uma espécie de palco onde todas as noites, à luz de archotes, ousadas e gentis bailarinas executam, a primor, a dança do ventre, carregada de erotismo.

Curiosos estes muçulmanos, tapam os corpos das suas mulheres com trajes escuros que, pudicamente, tudo escondem, da cabeça aos pés, e depois cobrem as bailarinas de lantejoulas e despem-nas gloriosamente. Nas mesas baixas do acampamento temos taças com caju, amêndoas, tâmaras, e, num barzinho ao lado, café, chá e uns refrigerantes esquisitos. Quem quiser, pode subir para um dromedário e dar uma voltinha no camelo de uma bossa só, e imaginar que parte numa magnífica cavalgada, ou camelada, à solta, pelos desertos da Arábia.

1. Continuação da publicação das crónicas da "viagem à volta ao mundo em 100 dias" [3 meses e oito dias], do nosso camarada António Graça de Abreu. 

Escritor, poeta, sinólogo, ex-alf mil SGE, CAOP 1 [Teixeira Pinto, Mansoa e Cufar, 1972/74], membro sénior da nossa Tabanca Grande, e ativo colaborador do nosso blogue com mais de 200 referências, é casado com a médica chinesa Hai Yuan, natural de Xangai, e tem dois filhos, João e Pedro. Vive no concelho de Cascais.
Hai Yuan e António Graça de Abreu


2. Sinopse da série "Notícias (extravagantes) de uma Volta ao Mundo em 100 dias" (*)

(i) neste cruzeiro à volta do mundo, o nosso camarada e a sua esposa partiram do porto de Barcelona em 1 de setembro de 2016; [não sabemos quanto despenderam, mas o "barco do amor" deve-lhes cobrado uma nota preta: c. 40 mil euros, no mínimo, estimamos nós];

(ii) três semanas depois de o navio italiano "Costa Luminosa", com quase três centenas de metros de comprimento, sair do Mediterrâneo e atravessar o Atlântico, estava no Pacífico, e mais concretamente no Oceano Pacífico, na Costa Rica (21/9/2016) e na Guatemala (24/9/2017), e depois no México (26/9/2017);

(iii) na II etapa da "viagem de volta ao mundo em 100 dias", com um mês de cruzeiro (a primeira parte terá sido "a menos interessante", diz-nos o escritor), o "Costa Luminosa" chega aos EUA, à costa da Califórnia: San Diego e San Pedro (30/9/2016), Long Beach (1/10/2016), Los Angeles (30/9/2016) e São Francisco (3/4/10/2017); no dia 9, está em Honolulu, Hawai, território norte-americano; navega agora em pleno Oceano Pacífico, a caminho da Polinésia, onde há algumas das mais belas ilhas do mundo;

(iv) um mês e meio do início do cruzeiro, em Barcelona, o "Costa Luminosa" atraca no porto de Pago Pago, capital da Samoa Americana, ilha de Tutuila, Polinésia, em 15/10/2016;

(v) seguem-se depois as ilhas Tonga;

(vi) visita a Auckland, Nova Zelândia, em 20/10/2016;

(vii) volta pela Austrália: Sidney, a capital, e as Montanhas Azuis (24-26 de outubro de 2016);

(viii) o navio "Costa Luminosa" chega, pela manhã de 29710/2016, à cidade de Melbourne, Austrália;

(ix) visita à Austrália Ocidental, enquanto o navio segue depois para Singapura; o Graça de Abreu e esposa alugam um carro e percorrem grande parte da costa seguindo depois em 8 de novembro, de avião para Singapura, e voltando a "apanhar" o seu barco do amor...

(x) de 8 a 10 de novembro. o casal está de visita a Singapura, seguindo depois o cruzeiro para Kuala Lumpur, Malásia (11 de novembro);

(xi) Phuket, Tailândia (12-13 de novembro);

(xii) Colombo, capitão do Sri Lanka ou Ceilão ou Trapobana (segundo os "Lusíadas", de Luís de Camões. I, 1), em 15-16 de novembro. de 2016;

(xiii) na III (e última) parte da viagem, Graça de Abreu e a esposa estão, a 17 de novembro de 2016, em Cochim, na Índia, e descobrem a cada passo vestígios da presença portuguesa; a 18, estão em Goa, seguindo depois para Bombaím (20 e 21 de novembro de 2016);

(xiv) com 2 meses e 20 dias, depois da Índia, os nossos viajantes estão Dubai, Emiratsos Árabes Unidos.
________________

Nota do eidtor:

Último poste da série > 14 de junho de 2018 > Guiné 61/74 - P18741: Notícias (extravagantes) de uma Volta ao Mundo em 100 dias (António Graça de Abreu) - Parte XXXVI: Bombaim ou Mumbai, Índia: De Catarina de Braganca a Mahatma Gandhi


Sem comentários: