sábado, 23 de junho de 2018

Guiné 61/74 - P18771: Efemérides (286): Comemoração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, promovida pelo Núcleo de Matosinhos da Liga dos Combatentes, em colaboração com a União de Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira

Realizou-se em Matosinhos - Leça da Palmeira, a cerimónia de comemoração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, promovida pelo Núcleo, em colaboração com a União de Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira. 

Pelas 10H00 iniciou-se a comemoração com a concentração dos participantes em frente ao edifício da Junta, sendo de seguida içada a Bandeira Nacional pelo representante do Presidente da União de Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira, Sr. Fernando Monteiro. 

Ao mesmo tempo que o Grupo Coral do Núcleo entoava o Hino Nacional, o clarim dos Bombeiros de Matosinhos-Leça da Palmeira, solicitado para o efeito, fez os toques adequados àquela cerimónia. 

Pelas 10H30 realizou-se uma missa presidida pelo Rev. Padre Francisco Andrade, na Igreja de Leça da Palmeira, por intenção de Portugal e de sufrágio pelos que tombaram pela Pátria e que teve como destaque o toque executado pelo clarim dos Bombeiros de Matosinhos-Leça da Palmeira. 




Pelas 11H30 foi dada continuidade à cerimónia no cemitério local - Talhão Militar da Liga, onde se encontravam posicionados o grupo coral, o porta-guião e uma Guarda de Honra composta por sócios combatentes. 

Procedeu-se de seguida por um sócio combatente à chamada dos combatentes leceiros mortos na Guerra do Ultramar seguida da deposição de duas coroas de flores no Talhão pelo representante do Presidente da União de Freguesias e pelo Presidente do Núcleo, Tenente-Coronel Armando Costa. 

A cerimónia continuou com o Toque de Homenagem aos Mortos e foi guardado um minuto de silêncio com cântico de um salmo pelo Grupo Coral, terminando a cerimónia com uma evocação religiosa pelo Rev. Padre Francisco Andrade. 

As alocuções alusivas ao ato ocorreram de seguida pelo Presidente do Núcleo e pelo representante do Presidente da União de Freguesias. As palavras ditas realçaram a importância de homenagear a memória de todos aqueles que, ao longo da nossa História, tombaram no campo da honra, nomeadamente na Guerra do Ultramar. 

Para terminar, o Grupo Coral cantou o Hino da Liga dos Combatentes na presença de dezenas de sócios, seus familiares, combatentes e público em geral que estiveram presentes nesta comemoração.








Fotos e texto: Núcleo de Matosinhos da Liga dos Combatentes
____________

Nota do editor

Último poste da série de 20 de junho de 2018 > Guiné 61/74 - P18761: Efemérides (285): O "Dia da Consciência", 17/6/2018... Agradecimento a todos (João Crisóstomo)

1 comentário:

José Marcelino Martins disse...

Na realidade, e mesmo sendo "pequenos", são os núcleos que fomentam, movimentam e acalentam os COMBATENTES.

Há que haver um planeamento entre "núcleos vizinhos" ou mesmo afastados, para que os núcleos menos activos, possam poder colher "ensinamentos" para a sua própria actividade.

Sem desprimor para todos os núcleos e todos os camaradas COMBATENTES, há núcleos que são autentico exemplo de "combatividade".