sexta-feira, 20 de março de 2020

Guiné 61/74 - P20753: Viagem de volta ao mundo: em plena pandemia do COVID 19, tentando regressar a casa (Constantino Ferreira) (1): Sul da Austrália: Sidney e Melbourne





MSC - Magnífica > Cruzeiro de Volta ao Mundo > Austrália > Sidney > 16 de março de 2020 > Cortesia da página do faceboook de Constantino Ferreira. Fotos reeditadas pelo Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné.





MSC - Magnífica > Cruzeiro de Volta ao Mundo > Austrália > Melbiourne > 19 de março de 2020 > Cortesia da página do faceboook de Constantino Ferreira. Fotos reeditadas pelo Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné.

[, Constantino Ferreira d'Alva foi fur mil art da CART 2521 (Aldeia Formosa, Nhala e Mampatá, 1969/71); trabalhou 30 anos na TAP, como tripulante de cabine; é nosso grã-tabanqueiro desde 16 de fevereiro de 2016.]



1. Os nossos camaradas Constantino Ferreira e António Graça de Abreu  estão a fazer, desde o início do ano de 2020, um cruzeiro de volta ao mundo, a bordo do MSC - Magnifica (*).

A primeira parte correu,como programado. Com o novo coronavírus COVID-19 a alastrar por todo o o mundo, as autoridades da Nova Zelândia e da Austrália, na Oceania, interditaram os seus portos aos navios de cruzeiro. O MSC -. Magnífica tenta agora chegar à Europa, via canal do Suez, quando ainda faltava mês e meio para completar a viagem de volta do mundo. O navio partiu com um total  3 mil passageiros  (e mil tripulantes):  já regressaram a casa, por via aérea, três centenas de passageiros.

Com o acordo (tácito) do nosso camarada Constantino Ferreira, que continua a bordo com a sua esposa, Elsa, vamos a partir de hoje acompanhar o seu regresso a casa, a partir de excertos e fotos que ele vai publicando diariamente na sua página do Facebook. 

Esperamos que os amigos e camaradas da Guiné, nomeadamente os que vivem em Portugal, também eles em "quarentena", na sequência da declaração do "estado de emergência", em vigor de 19 de março a 2 de abril de 2020, lhes mandem, a ele, à Elsa  e ao António Graça de Abreu, uma saudação amiga e solidária. Felizmente que não há até hoje nenhum caso de infeção pelo COVID-19, a bordo.


2. Viagem de volta ao mundo: em plena pandemia do COVID 19, tentando regressar a casa (Constantino Ferreira) (1): Sul da Austrália: Sidney e Melbourne 

[Os locais e datas são os que constam da página do Facebook do Constantino Ferreira... Com a devida vénia, reproduzimos alguns excertos e fotos, reeditadas]


Sidney, quinta-feira, 19 de março de 2020, 7h12

Dois dias na Baía de Sidney!

Depois de entrarmos na barra, cada minuto conta, para aumentar a beleza da cidade, que se aproxima cada vez mais aos nossos olhos!

 (...) O primeiro dia, ficamos fundeados no meio desta enorme e bela baía, frente a uma das mais bonitas cidades do mundo. No segundo, atracamos no Cais dos Cruzeiros, mas só autorizados até ao fim da tarde.

Foi a saída que mais me fascinou!... A Ópera Hause mesmo ali a uns metros do convés. A ponte ali mesmo ao lado, era um fascínio para tirar fotografias sem parar! Tirei dúzias de fotografias a esta cidade, mesmo sem poder sair a terra.

Mas estes dois icones de Sidney, a Ópera e a ponte, não me cansaram o olhar e, o meu “Ifone” não se cansou de registar esse meu olhar, como que lamentando também, não ter saído a terra, para fotografar esta cidade, de dentro para fora.

Fiquei em escrever o que me faltava dizer, sobre a saída de Sidney. Pois a saída desta cidade, foi como que “forçada”! Saíram apenas cerca de 100 pessoas, do navio para o aeroporto, já com bilhetes de saída de voo marcados.

Quando saímos a barra de Sidney, era apenas para dar lugar a outros navios na baía, nós íamos para o alto mar, para que a companhia;MSC-Cruzeiros, com o nosso comandante, pudesse decidir o destino a dar-nos !

Pois durante a noite, sempre a navegar com rumo a Sul, tivemos apenas conhecimento pelo Diário de Bordo, colocado no camarote, que o nosso próximo destino seria; Melbourne!

Dois dias de navegação, rumo a Sul, entrámos hoje de madrugada, nesta Baía, onde tivemos lugar para atracar, mesmo aqui ao lado de um dos mais modernos navios de cruzeiros, o “Princess of the Seas”! Que não deixarei de publicar na crónica de amanhã, procurando descrever a nossa tristeza e, alegria também, por andarmos “quase” que como à deriva, por estes mares da Tasmânia e Sul da Austrália. (...)

 Melbourne, sexta-feira, 20 de março de 2020, 1h26


Melbourne foi uma escala imprevista, nestas andanças para conseguirmos chegar ao Mediterrâneo! Não sabemos quanto tempo iremos levar para lá chegar, mas a prevenção sanitária a bordo é absolutamente cumprida. Se lá chegarmos sem nenhum caso de Coronavírus, ganharemos esta “batalha” contra este vírus “amarelo”!

Aqui estamos nesta baía de Melbourne para reabastecimento, com o objetivo de se conseguir ir avançando umas boas milhas, de porto em porto, para reabastecimento, mas sem autorização para desembarque dos passageiros, enquanto esta situação se mantiver, de propagação do Coronavirus !

Aqui a bordo, não temos nenhum caso de Coronovirus! No entanto, nenhum porto nos permitiu o desembarque. Desde Hobart na Tasmânia que não nos é permitido sair a terra.

Depois de Hobart já estivemos em Sidney e agora aqui em Melbourne também não nos é permitido sair a terra. Foi uma determinação do governo da Austrália, como medida de prevenção e contenção da propagação desse vírus, que apareceu na China e, agora já se propagou pelos quatro cantos do mundo !

 (...) Ao entrarmos na baía de Melbourne, até esquecemos que estamos prisioneiros desta “nave” magnífica, que depois de fazer “meia” Volta ao Mundo espectacular, agora se encontra nesta situação, neste outro lado do mundo, a navegar de porto em porto, para se abastecer e, seguir para um outro porto até chegarmos ao Dubai ou, ao Mediterrâneo se for possível, os necessários e indispensáveis reabastecimentos, de combustível e alimentos, para cerca 2.700 pessoas a bordo, pois já saíram pelos aeroportos de Hobart, Sidney e hoje; Melbourne, cerca de trezentos passageiros.

Passámos este dia de 19 de Março, (dia do Pai !), aqui em Melbourne no Cais dos cruzeiros, todos a bordo, apenas saíram cerca de 200 pessoas diretamente para o aeroporto, com bilhetes com reservas para vários destinos na Europa, USA, Canadá e Brasil !

Depois do reabastecimento, pelas 18 horas, ouviram-se os tradicionais três apitos, mais parecidos com roncos profundos, saídos do alto do nave.

Mas a habitual música de saída, de André Bocelli, não foi lançada para nossa alegria. Tivemos sim muitos lenços brancos, dos passageiro do Golden Princess, que estava do outro lado do Cais, um dos mais modernos navios de cruzeiro do mundo. Mas, infelizmente, com a bandeira vermelha içada, aqui retido em Melbourne, em quarentena e higienização.

Largamos do cais, sem música e sem a alegria habitual, mas o fascínio das largadas e saídas manteve-se, com a habitual tomada de milhares de fotos, que no meu caso, já aqui estou a publicar, para vosso “regalo” de olhar esta linda baía e imponente cidade, com seus prédios modernos altíssimos, que lhe dão um perfil inconfundível, a esta que é a maior e mais bonita cidade, mais a Sul do Hemisfério Sul.

Navegamos agora rumo West, com destino a Fremantle-Perth, onde esperamos chegar dentro de cinco dias, a 24 deste mês Março, que está a marcar e a modificar todas as nossas expectativas, para esta volta ao mundo, tão bem programada e, agora alterada, por esta luta contra o Coronavirus, que está a levar o mundo inteiro, para uma luta “desigual”, mas da qual irá sair “vencedor”, mas com muitos mortos e, traumas também para muitos, dos milhões que iremos sobreviver.

A vida vai continuar, mas esta provação vai ser dramática. Nós, aqui a bordo ainda com cerca de 2.700 pessoas, sem nenhum caso de Coronovirus, temos que chegar ao Mediterrâneo, para isso termos que ter alguns reabastecimentos, pelo que esperamos que nem todos os portos nos fechem as “portas”!

Habitualmente, nesta “meia” volta ao mundo, tenho escrito apenas dos portos visitados, mas a partir de agora não sei como vai ser.

Mas quando chegar a Fremantle-Perth, já talvez tenha a rota decidida, pela Companhia MSC-Cruzeiros e, pelo nosso Comandante Roberto Leotta. Esperamos que o destino seja o Mediterrâneo e não o Dubai ou qualquer outro porto dos Emirados, ou por aquela região.

Vamos manter a esperança, que iremos chegar sãos e salvos !


[Revisão / fixação de texto para efeitos de edição no blogue: LG]

___________

Nota do editor:

(*) Vd. postes de 


16 de março de 2020 > Guiné 61/74 - P20739: O que é feito de ti, camarada ? (10): António Graça de Abreu e Constantino Ferreira d' Alva, a bordo do MSC Magnifica... Estão impedidos de desembarcar, em Hobart, capital da Tasmânia, e nos restantes portos da Austrália, devido à pandemia do Coronavírus COVID 19... Estão a um mês e meio de regressar a casa.

16 de março de 2020 > Guiné 61/74 - P20738: O que é feito de ti, camarada ? (8): António Graça de Abreu e Constantino Ferreira D'Alva, andam a fazer a volta ao mundo num cruzeiro, no MSC Magnifica... E ainda falta metade do percurso, com o cenário da pandemia do coronavírus COVID 19 na linha do horizonte mais próximo... Boa continuação da viagem e melhor regresso a casa!

2 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Constantino, desejo ardentemente que o "teu" capitão decida, pronta e firmemente, tomar o rumo a casa... Nao havendo casos de infecção a bordo (, uma notícia boa!), e não podendo vocês ir a terra, há todas as condições para chegarem a casa, com saúde e em segurança... Boa sorte, boa viagem!... Luís Graça

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Sei que só podes escrever, com acesso à Net, quando o barco está atracado ou próximo de terra. Só fiz um cruzeiro na MSC, há dois anos... O que me mais custou, na altura, foi a falta da Net... É um problema geral do transporte marítimo... Temos tecnologias como nunca tivemos, mas somos incapazes de resolver este problema da cobertura dos oceanos, por causa dos "tratados de tordesilhas" feitos pelos grandes tubarões do capitalismo que são os donos disto tudo... A terra e o mar não deviam ter "fronteiras"...Talvez a gente saia desta maldita pandemia com novas ideias e valores... LG