quinta-feira, 19 de março de 2020

Guiné 61/74 - P20751: Meu pai, meu velho, meu camarada (60): Homenagem a todos os nossos pais, no Dia do Pai... (e 1º dia do estado de emergência, decretada na sequência da pandemia do COVID-19)


Cabo Verde > Ilha de São Vicente > Mindelo > Ângelo Ferreira de Sousa (1921-2001), pai do nosso camarada Hélder Sousa, natural de Vale da Pinta, Cartaxo, ex-1º Cabo n.º 816/42/5,  da 4ª Companhia do 1º Batalhão de Infantaria do RI. 23... Tem a data de 18 de Outubro de 1943 e na legenda refere ser 'recordação de S. Vicente'.

Foto (e legenda): © Hélder Sousa (2013). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]



Cabo Verde > Ilha do Sal > Pedra de Lume > 1º Batalhão Expedicionário do RI 11 > 1ª Companhia > 1942. 1º cabo Feliciano Delfim Santos (1922-1989), pai do nosso camarada Augusto Silva Santos.

Foto (e legenda): © Augusto Silva Santos  (2017). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas daGuiné]



Cabo Verde > Ilha de São Vicente > Mindelo > 1942 > "No dia em que fiz 22 anos, em S. Vicente, C. Verde. 19/8/1942. Luís Henriques " [, 1º cabo inf, 3º Companhia, 1º Batalhão, RI 5, Mindelo, São Vicente, Cabo Verde, 1941/43, entretanto integrado no RI 23]. Nasceu (1920) e morreu (2012) na Lourinhã.

Foto (e legenda): © Luís Graça (2013). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas daGuiné]




Cabo Verde > Ilha de São Vicente > Mindelo > RI 23 >  c. 1941/44 > RI 23 >  O sold aux enf, Porfírio Dias (1919-1988), 1º Batalhão Expedicionário do Regimento de Infantaria nº 5, que partiu para Cabo Verde no T/T Mouzinho em 18/7/1941, juntamente com o Luís Henriques (ambos eram do mesmo regimento e batalhão). Esteve lá dois anos anos e dez meses.

Foto (e legenda): © Luís Dias (2012). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1.Excerto de carta do Luís Dias ao seu pai, já falecido, António Porfírio Dias (1918-1988), alfacinha de gema, publicada aqui há 11 anos atrás (*). 

Através das suas palavras homenageamos, no Dia do Pai,  todos "os nossos pais, nossos velhos, nossos camaradas" (**)...

Pelo menos, cinco dos membros da Tabanca Grande tiveram o seu pai, em Cabo Verde, durante a II Guerra Mundial, integrados nas forças expedicionárias (mas  também locais, como é o caso do Armando Lopes, de que infelizmente não temos nenhuma foto como militar).  que defenderam as ilhas: Augusto Silva Santos, Hélder Sousa, Luís Dias Luís Graça e Nelson Herbert.

É impossível não violar umas das nossas regras editoriais do blogue "Luís Graça & Camaradas da Guiné", ou seja, não falar da "atualidade"... Portugal, a Europa, o Mundo... enfrentam a pandemia do novo coronavírus COVID-19, uma série ameaça a todos nós... Foi hoje declarado, em Portugal, pela primeira vez, no atual quadro constitucional (desde 1976), o "estado de emergência", que estará em vigor até ao dia 2 de abril...

Quando a segurança, a saúde e a vida estão em causa, temos que "re-hierarquizar" as nossas necessidades, prioridades e interesses... Como diz o nosso povo, vão-se os anéis ficam os dedos...Isolados em casa, estamos a recorrer mais aos fantásticos recursos da Internet. As vídeochamadas estão a crescer exponencialmente. A Net está mais lenta, Mas é preciso estar atento também aos riscos que as redes sociais representam para a segurança informática... Por favor, caros amigos e camaradas, não nos mandem... "merdas de cornovírus digitais"...

Ajudem também o nosso blogue e a nossa página do Facebook a sair, "com saúde e em segurança", da longa quarentena em que vamos estar mergulhados... Que os bons irãs, lá no alto do poilão da nossa Tabanca Grande, nos protejam a todos/as!

Bom dia, no Dia do Pai (!), para aqueles que são pais, avós e bisavós, e também para aqueles, dos nossos camaradas, que ainda têm os pais vivos... São "fósseis" vivos, mas são os nossos heróis!... O meu, Luís Henriques (1920-2012), se fosse vivo, faria hoje 100 anos. Também passou 26 meses de "quarentena", na ilha de São Vicente, Cabo Verde, entre julho de 1941 e setembro de 1943...

Ele e tantos outros, camaradas anónimos,  são heróis esquecidos do nosso passado recente, em que cerca de 180 mil militares foram mobilizados para defender Portugal e os seus territórios de "além-mar", nomeadamemte do Atlântico Norte: Madeira, Açores, Cabo Verde... ,(Onze navios da nossa marinha mercante e da frota pesqueira foram afundados entre 1940 e 1943!... Pouca gente sabe isto... O meu pai, e o pai do Hélder Sousa e o pai do Augusto Silva Santos, e o pai do Luís Dias e os outros expedicionários em São Vicente, Santo Antão e Sal, só tinham "vapor" de dois em dois meses, com o correio e a bianda...).

Por favor, protejam-se e protejam os outros: não se esqueçam que o maldito "cornovírus" é mais "gerontófilo" do que pedófilo", gosta mais dos "velhos" do que das "crianças"...

Camarada, toma o teu lugar na trincheira deste combate. O COVID -19 não passará!... LG


Querido pai,

Hoje é dia 19 de Março...

(...) Neste dia queria lembrar que também tu foste mobilizado e enviado para Cabo Verde, no tempo da 2ª Guerra Mundial, que cumpriste também um dever que te foi imposto pelo teu/nosso país. 


Sei que a tua comissão não teve os riscos de combate, de guerra, como eu tive na Guiné, embora se falasse da possibilidade de um ataque alemão ou mesmo inglês, conforme o governo de Salazar se fosse inclinando para um lado ou para o outro, mas houve outros perigos: muita fome, doenças e as desgraças que assististe por força da tua especialidade.

Foste também vítima da habitual falta de material para cumprir com o necessário cuidado as tarefas de que eras incumbido, como Soldado Auxiliar de Enfermagem. E foi por teres utilizado umas luvas já deterioradas numa intervenção cirúrgica, em que apoiavas o médico, que depois,  ao tocares com os dedos num dos teus olhos, arranjaste o problema que te obrigou a usar óculos desde então.

Aqueles tempos de 18/7/1941 a 7/5/1944 (2 anos e 10 meses!!!), em terras de Cabo Verde, não terão sido pera doce e lembro-me da história que tu contaste do submarino alemão que atracou e que, depois de instado a sair de águas portuguesas, os alemães mantiveram-se calmamente no local e só se foram embora quando lhes apeteceu. 





Luís Dias, alf mil, CCAÇ 3491,
Dulombi, 1971/74
Mas também das mornas que tu ficaste a adorar, como adoravas o fado. E a porrada que apanhaste e que está na tua caderneta, por estares no refeitório a atirar bolinhas de pão aos teus camaradas. É mesmo para rir…!!! Não havia mais nada para os teus superiores se entreterem? E um dos louvores por teres agarrado o cavalo do comandante que tinha tomado o freio nos dentes…. e que tu dizias que só o agarraste porque não sabias que o cavalo estava enlouquecido...porque se soubesses deixava-lo fugir! Ah!AhAh!

Lembro-me da alegria que tiveste quando fui promovido a Aspirante a Oficial Miliciano e, se a mãe chorava, quase diariamente, como tu me contaste, quando eu estava na Guiné, ela também me contou das tuas lágrimas quando aos fins-de-semana me ajudavas a levar a mala até às camionetas, que me levavam a Mafra e depois a Abrantes de regresso ao quartel.

Sempre te fizeste de forte, mas eu sei o quanto também sofreste, enquanto eu por África andava. Imaginavas os horrores que devíamos estar a enfrentar, pensando no que tu também passaras. (...)

 A nossa Lisboa continua linda e o Tejo, com o qual tanto conviveste, em virtude da tua profissão (Conferente Marítimo), está hoje mais perto da cidade, numa aliança muito importante para os lisboetas.

(...) Pai, estou a invocar-te aqui no blogue da minha companhia, porque tu também foste um mobilizado para África. Um, entre os muitos milhares que a Pátria foi lançando para as terras bravas e quentes daquele Continente. Foste um soldado português, como nós fomos. 


O país, como aos combatentes da 1ª Grande Guerra, onde o meu avô também esteve, aos do teu tempo, aos da Índia e a nós combatentes da guerra colonial, nunca nos agradeceu, porque é ingrato ou, se calhar, também não mereceu tanta brava gente.

Um abraço saudoso de teu filho. Um dia, quando Deus quiser, iremos voltar a abraçar-nos.

Luís Dias
_______________

Notas do editor:

(*) Vd. poste de 25 de março de 2012 > Guiné 63/74 - P9657: Meu pai, meu velho, meu camarada (26): Porfírio Dias (1919-1988), ex-sold aux enf, Cabo Verde, São Vicente, Mindelo (de 18 de julho de 1941 a 7 de maio de 1944) (Luís Dias)

(**) Último poste da sére > 9 de novembro de 2019 > Guiné 61/74 - P20328: Meu pai, meu velho, meu camarada (59): "Maria Bárbara, canta mais uma morna... / S’nhôr Tenente, ‘m câ pôdê cantá más... Uma morna imortal, numa homenagem à Morna, em vias de ser oficialmente consagrada como "património cultural imaterial da humanidade"

Sem comentários: