terça-feira, 17 de março de 2020

Guiné 61/74 - P20743: O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca...é Grande (116): A COVID-19 não passará!... Até maio ou junho, camaradas! (Constantino Ferreira, MSC - World Cruise, Austrália, Sidney, 16/3/2020)




MSC - Magnífica > Cruzeiro de Volta ao Mundo > Austrália > Sidney > 16 de março de 2020 > Cortesia da página do faceboook de Constantino Ferreira

[, Constantino Ferreira d'Alva foi fur mil art da CART 2521 (Aldeia Formosa, Nhala e Mampatá, 1969/71);   trabalhou 30 anos na TAP, como tripulante de cabine; é nosso grã-tabanqueiro desde 16 de fevereiro de 2016.]

1. Mensagem, no Facebook do Constantino Ferreira,  que está na Austrália, a bordo do MSC- Magnífica, em cruzerio de volta ao mundo, juntamente com outros portugueses, incluindo o António Graça de Abreu

Obrigado, Luís, pelas boas palavras escritas com fé e determinação! (*)

Ainda estamos atracados no Cais de Sydney, mas só saíram uma centena de pessoas, esta manhã directamente para o aeroporto, com a obrigação de saírem nos voos de hoje !

Hau Yuan e o António. 
Foto: arquivo do Blogue Luís Graça
& Camaradas da Guiné
A Hai Yuan [, a esposa do António, médica,natural de Xangai, ]  também saiu para voar para Xangai. Eu a Elsa e o António Graça de Abreu, estamos bem, mas não podemos sair do navio desde Hobart na Tasmânia.

Mas procuramos manter o nosso bom humor !

Com muito gosto, nos iremos encontrar em Maio ou Junho !

Tenho pena de me ter descuidado de “escrever” na nosso blogue, na  Tabanca Grande. (**)

E vai um abraço!

2. Mensagens do nosso editor Luís Graça:

Confiança no capitão que vos há de levar a bom porto. Mas sejam proativos e nada de pânico. Vejam o que se passou noutros cruzeiros que estiveram de quarentena. Juntem os portugueses e animem-se. Nós também estamos trancados em casa para evitar o aumento exponencial de infetados. Ânimo!

3. Resposta do Constantino Ferreira:

Estamos a organizar e a criar um grupo de comunicação com todos os portugueses a bordo: “Tugas a bordo do MSC-World Cruise” !

Obrigado, pelo incentivo ao bom humor !

Abraços

4. Cruzeiro de volta ao mundo: diário de bordo (Constantino Ferreira)

Austrália, Sidney > Segund feira, 16 de março de 2020, 7h45:

Entrámos na Baía de Sidney pelas seis horas da manhã. Tivemos que aguardar cerca de duas horas, para avançar e fundear frente á Opera Hause e da ponte de ferro em arco por cima, também chamada de ponte cabide.

São os dois símbolos emblemáticos da cidade, mas devemos acrescentar-lhe um terceiro “ícone”, que é a moderna Sky Tower, de Sydney!

O nosso primeiro olhar, na aproximação, ao navegarmos já na Baía, é realmente esta silhueta inconfundível. Ficamos deslumbrados ao fixar esta silhueta inconfundível.

Estamos aqui ancorados com as próprias âncoras do navio, desde as 8 horas da manhã. Mas pelas 18 joras, já teremos local de acostagem, no Cais dos Cruzeiros. Logo que saia o navio, que está nessa posição, vai o nosso MSC-Magnifica ocupar esse lugar para poder ser abastecido de tudo o que necessita, fundamentalmente alimentos para os cerca de 3.000 passageiros e tripulantes.

Quanto á combustível, já foi abastecido aqui no meio da Baía, por um minipetroleiro que aqui se encostou durante seis horas, para reabastecer cerca de 14 toneladas de fiel, para os seus cinco geradores elétricos de bordo. Toda a restante maquinaria de bordo funciona a electricidade produzida ir estes geradores, inclusive os quatro motores elétricos de propulsão para vante e para ré. Assim como os três motores laterais á ré e os dois de vante.

Esta manhã, pelas 8 Horas, a maioria das pessoas estava nos nos três convés superiores, para ver a a aproximação até ao meio da Baía.

Agora pelas seis da tarde vai ser o mesmo, milhares de pessoas de câmaras fotográficas e telemóveis na mão, para registar imagens únicas, na vida de cada um!

Como já são 17Horas, interrompo aqui esta crónica, vou tomar um chá com dois ou três scones e, vou para o convés superior, para assistir a esta manobra de atracar ao Cais de Cruzeiros e, certamente tirar mais umas fotos para aqui publicar ainda hoje.

Acabei de tirar mais umas fotografias, que já acrescentei ás anteriores, inevitavelmente ao edifício da Ópera, á ponte do arco por cima e á silhueta dos prédios, com a Sky Tower.

Como a mudança do navio para o Cais dos Cruzeiros está demorada e, o dia de amanhã também vai ser a bordo, exceção feita aos passageiros que voluntariamente querem abandonar o navio, que vão sair amanhã, “escoltados” diretamente para o aeroporto, já com os respectivos voos marcados, alguns poucos para Xangai - China, mas a maioria dos sessenta, irão em voos para a Europa, por sua vontade e conta própria.

A tarde está a escurecer, mas o Sol quando rompe por de traz das nuvens, cria um efeito de raios de luz raramente visto, criando uma beleza misteriosa na silhueta desta cidade belíssima.

Amanhã irei enviar estas fotos.

(Reproduzido com a devida vénia)

5. Mensagem de incentivo para os nossos dois grã-tabanqueiros, Constantino Ferreira e António Graça de Abreu:

Bom dia, Constantino e António. Vocês são homens com vasta experiência de viagens pelo mundo. E tu, Constantino, como tripulante de bordo na TAP, sabes bem como é viver em espaços confinados. Aprendeste a lidar com o leque variado de comportamentos humanos dos viajantes aéreos, desde os fumadores compulsivos aos claustrofóbicos... Num avião, são algumas horas de viagem, mais ou menos suportáveis. Num navio, que é um autêntica cidade flutuante, e nas atuais circunstâncias, em que vocês estão a fazer a vossa tão sonhada volta ao mundo em cento e tal dias (, mas agora. com severas restrições devido à situação emergente da pandemia de COVID-19 , provocada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2),  mais difícil manter, individualmente e em grupo, a serenidade, a presença de espírito, o bom humor...

Há seguramente frustração e medo do que possa vir a acontecer,,,. As emoções vão estar mais à flor da pele...Em todo o caso, vocês estão em segurança, mesmo longe de casa... A vossa casa agora é (ou continua a ser) o MSC Magnífica... Como foi, para ti, Constantino, Aldeia Formosa,em 1969/71...São duas situações-limite. Aproveita-as. 

Esta não se vai repetir. Aproveita para ir escrevendo e fotografando. E comunicando com nós, que também estamos em quarentena social...No final teremos um livro de um camarada da Tabanca Grande que fez a volta ao mundo e, contrariamente ao "tuga" Fernão Magalhães (que tinha um "escriba", mas "sem rede"...), foi contando. dia a dia, aos amigos as peripécias da viagem... 

Ofereço-me, desde já, para te escrever o prefácio...Até lá, até ao vosso regresso, com saúde e em segurança, aumentem a vossa resiliência, apoiem.se uns aos outros, não desanimem, tirem partido das circunstâncias... No séc XVI ir à India e voltar eram quase dois anos... Como dizia o provérbio antigo: "À Índia mais vão do que tornam"...Só gente "louca", como nós... Bem diziam os espanhóis, desconfiados dos "vizinhos": "Portugueses, pocos. pero...locos"!...

Um chicoração para vocês três, Elsa, Constantino e António. E também para a esposa do António que vos deixou, na Austrália, para dar um salto à sua China... que está a sair, ao que parece e felizmente, de uma grande provação: foi lá que tudo começou....



MSC - Magnífica > Cruzeiro de Volta ao Mundo > Austrália > Taiti > Papeete >  6 de março de 2020 > Foto de grupo: da esquerda para a direita, Hai Yuan, António Graça de Abreu, um casal português, o Constantino Ferreira e a Elsa, tapada pelo rosto da guia local, aqui em primeiro plano). Cortesia da página do faceboook de Constantino Ferreira.

[, Constantino Ferreira d'Alva foi fur mil art da CART 2521 (Aldeia Formosa, Nhala e Mampatá, 1969/71); trabalhou 30 anos na TAP, como tripulante de cabine; é nosso grã-tabanqueiro desde 16 de fevereiro de 2016.]
__________________

Nota do editor:

(*) Vd. último poste da série > 16 de março de 2020 > Guiné 61/74 - P20739: O que é feito de ti, camarada ? (10): António Graça de Abreu e Constantino Ferreira d' Alva, a bordo do MSC Magnifica... Estão impedidos de desembarcar, em Hobart, capital da Tasmânia, e nos restantes portos da Austrália, devido à pandemia de Coronavírus COVID 19... Estão a um mês e meio de regressar a casa.

(...) Um alfabravo fraterno e emocionado para ti, Constantino, e para o António, e respetivas esposas!... Que regressem a casa com saúde e em segurança... Por aqui estamos a "aguentar o barco", mas já se grita às janelas das nossas ruas: "Viva o SNS!", "O Covid 19 não passará!"... Haveremos de beber um copo, os três, em maio ou junho, na próximo almoço-convívio da Magnífica Tabanca da Linha, quando este pesadelo acabar para todos nós!.. Vai escrevendo e mantendo o teu bom humor! (...)

Vd. também poste anterior > 16 de março de 2020 > Guiné 61/74 - P20738: O que é feito de ti, camarada ? (8): António Graça de Abreu e Constantino Ferreira D'Alva, andam a fazer a volta ao mundo num cruzeiro, no MSC Magnifica... E ainda falta metade do percurso, com o cenário da pandemia de coronavírus COVID 19 na linha do horizonte mais próximo... Boa continuação da viagem e melhor regresso a casa!

3 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Constantino, agora tens que te "desenrascar" dessa... como te "desenrascaste" doutras, na Guiné, em Aldeia Formosa, Nhala, Mampata, nos tempos difíceis de 1969/71...

Quando chegares à "santa terrinha", e depois de retemperares as forças, haveremos beber de um copo à tua saúde, ao nosso blogue, aos nossos amigos comuns... E não te esqueças que continuo à espera dos teus prometidos textos, sobre o teu tempo de Guiné, que em tempos escreveste para o jornal da tua terra, "A Comarca de Arganil"...

Vejo que o gosto da escrita já vem de longe...

Por outro lado, não te esqueças que és o único representante da CART 2521 na Tabanca Grande... Poupa-te, não te deixes apanhar pelo "bicho"...que é mais "gerontófilo" do que "pedófilo"..

Miguel Rocha disse...

Caríssimo Constantino
Ainda hoje havia perguntado à minha mulher, "useira" do FBook, se havia notícias tuas, dado que ultimamente não lhe tinha ouvido referências às tuas apreciações turísticas.
Folgo em saber-vos bem e com bom espírito apesar dos condicionalismos!

Abraço
Miguel Rocha

Tabanca Grande Luís Graça disse...

É interessante observar que já no anterior cruzeiro de volta ao mundo (2016), feito pelo casal Hai Yuan e António Graça de Abreu, no "Costa Luninosa", eles decidiram apanhar um avião até Singapura, possivelmente para visitar a família da Hai Yuan, em Xangai, e voltaram a apanhar o navio... Mas desta vez foi a Yuan, certamente preocupada com a pandemia do Covid 19.


12 DE FEVEREIRO DE 2018
Guiné 61/74 - P18309: Notícias (extravagantes) de uma Volta ao Mundo em 100 dias (António Graça de Abreu) - Parte XXX: 30 de outubro a 8 de novembro de 2016: Austrália Ocidental: Fremantle, Mandurah, Burnbury, Bussleton e Perth, antes de o casal rumar de avião, para Singapura, onde voltou a apanhar o "Costa Luminosa"