domingo, 15 de março de 2020

Guiné 61/74 - P20734: (In)citações (145): "Gosto da Guiné - Bissau e Tenho Orgulho de o Dizer": vídeo do Zeca Romão, de Vila Real de Stº António, Fur Mil At Inf, CCAÇ 3461 / BCAÇ 3863 (Teixeira Pinto) e CCAÇ 16 (Bachile, 1971/73)


Vídeo de Zeca Romão (2015) > 4' 16'' (cerca de 6500 subscrições)

Alojado no You Tube > Romão José (520 subscritores)

Legenda: "Video dedicado a todos os meus amigos guineenses. Estive na Guiné Bissau de Setembro de 1971 a Outubro de 1973 e durante esses meses aprendi a gostar desse povo maravilhoso,  em especial os Manjacos, em cujo 'chão' permaneci mais tempo."

Música: "Vou levar-te comigo"[letra e música: Duo Ouro Negro] . Interpretação:  "Cantar de amigos" (Sara, Carla, Cátia, Henrique e Emílio) [Grupo de Vila Real de Santo António, fundado em 1993]



1. Cortesia do nosso camarada, membro da nossa Tabanca Grande, José [Quintino Travassos] Romão, de Vila Real de Santo António. Tem  15 referências no nosso blogue. 

O camarada José Romão  foi Fur Mil At Inf, CCAÇ 3461 / BCAÇ 3863, Teixeira Pinto, e CCAÇ 16, Bachile, 1971/73) [, foto atual, à direita]

A partir de fotos a cores do seu álbum da Guiné, e como a música de fundo a canção do Duo Ouro Negro "Vou levar-te comigo", o Zeca Romão percorre alguns dos sítios  por onde andou e que lhe ficaram gravados como "memórias inesquecíveis":

Bachile,  Churobrique, Bissau (a avenida marginal, o Pidjiguiti, a Amura, o Pelicano, a velha Bissau colonial, o Grande Hotel, a Catedral,  etc.), Bolama (, a antiga capital da província), Cacheu (, a fortaleza, o edifício da administração...), Canchungo (, o cine Canchungo, a avenida principal)...

Parabéns, camarada. Gosto particularmente do título (original) que escolheste para o teu vídeo... Um Oscar Bravo, em nome de todos nós.



Guiné > Região do Cacheu > Carta de Teixeira Pinto (1961) (Escala 1/ 50 mil) > Pormenor: posição relativa de Churobrique e Bachile a norte de Teixeira Pinto, do lado direito da estrada que seguia para o Cacheu.

Infografia: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné (2020)

_________

Nota do editor:

Último poste da série > 18 de fevereiro de  2020 > Guiné 61/74 - P20663: (In)citações (144): um Oscar Bravo (OBrigado) a todos/as, família, conterrâneos/as, amigos/as e camaradas que fizeram da sessão de lançamento do meu último livro, em 8 de fevereiro último, na Casa do Alentejo, uma tarde memorável que tão depressa não vou esquecer (José Saúde)

5 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Zeca Romão:

Saudações!... Já publiquei o teu vídeo... No blogue ainda terá mais visibilidade... Mas tenho uma dúvida sobre o tópónimo "Chourobrique"... Ou será Churobrique ?

Ainda não descobri onde fica... Vd. aqui o mapa de Teixeira Pinto.

https://www.ensp.unl.pt/luis.graca/guine_guerracolonial43_mapa_Canchungo_TeixeiraPinto.html

Bachile também tinha outro nome gentílico: Churoenque... A nordeste havia outra povoação com o nome de Churo... Seria esta, onde a CCAÇ 16 tinha um destacamento ?

Abraço. E diz não... ao COVID 19!... Luís Graça

Anónimo disse...

jose romao
15 mar 2020 15:32

Caro amigo Luís Graça.

Mandei uma mensagem para um amigo guineense, que mora no Cacheu e esta foi a mensagem que me enviou:

“BOA TARDE! Presado, se for conforme a pronúncia é Tchur Brick e é assim que se escreve actualmente. Entende-se que em português deve ser Churbrique.”

Churbrique fica situado entre Teixeira Pinto e o Cacheu. Quem sai de Teixeira Pinto rumo a Cacheu, passa a Ponte Alferes Nunes e a seguir Churbrique fica à direta da estrada. Depois um pouco mais à frente e também do lado direito fica o Bachile, que continua com o mesmo nome e aproveitaram o destacamento e agora é uma escola.

Sempre ao dispor do meu amigo envio um abraço.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Zeca (é assim que te tratam os amigos):

Está o assunto do topónimo esclarecidíssimo. Procurando agora melhor encontrei na carta de Teixeira Pinto (1961) a antiga tabanca de Churobrique (e não Chourubrique).

Se os guineenses lhe chamam hoje "Tchur Brick", é outra história: com quatro sílabas o topónimo do nosso tempo é impronunciável...Na minha terra, também se comem as sílabas... Não se diz São Bartolomeu ou Sebastião, mas sim Samertlameu, Sbastião...

Acrescentei uma infografia para se localizar melhor o vosso antigo destacamento...

Um Oscar Bravo pela rápida e certeira resposta. Luís

Anónimo disse...

Camarada Zeca Romão

Fiquei deliciado ao visionar este teu video.
Revi lugares que não mais voltei a ver e como "re-lembrei" alguns deles. Apesar de tudo tenho saudades da minha estadia no Chão Manjaco, já que aí, apesar de tudo não sentia perigo, talvez devido à minha inconsciência pois nem arma usava, confiando apenas nos camaradas das unidades de quadricula que me protegiam, pois "como um turista deslocava-me de jeep".
Fomos contemporâneos e cruzámos-nos de certeza, eu então no CAOP-1 e pelo menos tu na 16, pois passei a noite de consoada de 1971 no Bachile, em representação do CAOP-1. Será que o Capitão da CCaç 16 ainda é vivo lá por Macau ou China?

Desloquei-me numerosas vezes, acompanhando "VISITAS" e "fiscalizando" o cumprimento das actividades da APSIC (Saúde, educação, agricultura) e até a eleição de "Chefes", a CHUROBRIQUE e ao BACHILE, no mapa também (CHUROENQUE). Estamos no Régulado do CHURO.

Abraços

JPicado


Anónimo disse...

Verifico que o Nosso Comandante já leu melhor o Mapa.

JPicado