terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Guiné 61/74 - P21647: Boas Festas 2020/21: Em rede, ligados e solidários, uns com os outros, lutando contra a pandemia de Covid-19 (8): Lisboa resiste, mas também nós resistiremos: Mil alegrias natalícias para todos vós (Mário Beja Santos, ex-Alf Mil)


1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 8 de Dezembro de 2020:

Queridos amigos,
Há mil e uma maneiras de irmos ao encontro dos outros. Ocorreu-me ir à vossa procura numa Lisboa feita néon e fantasma, chovera a potes, era um fim de tarde em recolhimento, silêncio e recolhimento favoreceram este quinhão de recordações que vos ofereço como minha lembrança de Natal, e estava sempre presente nesta viagem a minha lembrança do Natal em Missirá, naquele ano de 1968, parecia que ia tudo faltar para a festa dos meus camaradas e daqueles civis guineenses a viver todas as fadigas da precariedade em permanência e da guerrilha omnipresente.
E chegaram as lembranças dos outros, que nos encheram de alegria, trouxeram calor e paz que eu espero que encontreis nestas iluminações e nos meus votos sinceros de paz, saúde e bonomia.

Abraço do
Mário


Lisboa resiste, mas também nós resistiremos:
Mil alegrias natalícias para todos vós


Mário Beja Santos

6 de dezembro, choveu copiosamente de manhã e no princípio da tarde, depois amainou, aproxima-se o lusco-fusco, está na hora de pôr o meu projeto em andamento, procurar iluminações (em sentido figurado, também) para enviar votos de Boas Festas para quem guarde lembrança, recordar os meus vivos e os meus mortos, passar a ponte baloiçante entre o pretérito, o presente e o almejado futuro. O poeta Manuel Alegre num dos seus livros épicos disse que quando nós desembarcarmos no Rossio é sinal de grandes mudanças, falava do combate à tirania, eu estou no Largo de Camões, onde outrora havia barracas e enxovias, depois urbanizou-se e pôs-se no centro o vate imortal, puseram-lhe crepes no Ultimatum, o Partido Republicano emergia de uma afronta. Aqui decorreu o final de uma das obras-primas de Eça de Queirós, por aqui andarilhei todos os dias, quando trabalhei na Rua do Século, e aproveitava as horas do almoço para bisbilhotar cantos e recantos de inexcedível beleza: subir e descer a Rua da Emenda, percorrer as Chagas, a Rua da Misericórdia, bisbilhotar os alfarrabistas da Rua do Alecrim ou da Calçada do Combro, o resto, em termos de paisagem, estava por minha conta, deram-me o folgado gabinete outrora ocupado por Maria Lamas, era só abrir a janela e tinha o Tejo quase até à foz. Lembranças felizes, evocações felizes, votos felizes para o que a roda da fortuna nos reserva.

Paro diante deste palacete, com o Chiado à frente amistoso, a chispar malícia, foi hotel, consulado, residência de altos representantes, passou a companhia de seguros, tem por vezes belas exposições de artes de uma galeria do rés-do-chão. Ali ao lado, onde é a chiquérrima e sofisticada Hermès, havia a galeria do Diário de Notícias, e quase em frente um quiosque gerido pela Nani e o Vítor Consciência, ali comprei desenhos do Stuart, Amarelhe e Manuel Ribeiro de Pavia, a preços convidativos, um dia o quiosque desapareceu, encontrei a Nani na Feira da Ladra a vender os despojos do quiosque e choramingona, o Vítor finara-se depois de grande sofrimento. E ali perto houve um dos principais cinemas da minha adolescência, o Chiado Terrasse, tinha muitos filmes de capa e espada mas também por ali passavam obras-primas de Hitchcock, John Houston ou John Ford, enfim, reminiscências de todo este espaço que bati a pé, ao longo da minha provecta idade, o mesmo é dizer que vos desejo longa vida, e com muitos aspetos auspiciosos que Deus tem dado à minha.
Por aqui passa a veia cava do Chiado, de baixo para cima e de cima para baixo. Há a Havanesa, a Paris em Lisboa, a Casa David, a Sá da Costa, a Bertrand, as ourivesarias Aliança e Eloy, tudo transformado, embora os espaços possam guardar lembranças da vida febril do passado. Já me postei diante da Basílica dos Mártires, orações telegramáticas para antepassados e vivos, paro agora diante daquele prédio que tem florista à porta e onde no quarto andar funcionou a última tertúlia do Chiado, a Mandíbula de Aço, obra e graça do meu querido amigo Filipe de Sousa, que tinha negócios de fazendas ali mesmo em frente, a Casa Souza, uma atmosfera de arte onde se comia um belo cozido à portuguesa ou uma chispalhada à transmontana, sempre em boa companhia. As lembranças não param e até deu para me especar em frente à Pastelaria Marques, outrora casa de luxo, quando o Ruy Cinatti visitou em casa para conhecer a minha filha Joana, dizendo de chofre que as crianças à nascença são todas iguais, trazia doçarias da Marques e uma linda peça de prata lavrada indiana para a recém-nascida, que continua a estimar tão terna oferta. Do lado esquerdo de quem desce havia a Casa José Alexandre, e logo me ocorre que um ministro me chamou ao gabinete a pedir auxílio, a meio da tarde viria um conceituado embaixador, queria tratá-lo com algum salamaleque, descobrira, atónito, que havia para ali uns copos embaciados e encardidos, eu que tivesse a amabilidade de ir comprar coisa mais digna, em copos de água e cálices de Porto. Lá fui à Casa José Alexandre, fui bem-sucedido. Anos depois, ao mudar de poiso da Praça do Comércio fui para a Avenida da República, ao retirar dossiês que me acompanhariam na viagem dei com copos lascados daquele conjunto adquirido, tinha estoicamente resistido um, desforrei-me, trouxe-o comigo, já chegava de tanto vandalismo e menosprezo por coisa pública. E vamos adiante, há mais luz que nos espera.
A Rua Nova do Almada traz-me à lembrança uma bela exposição que se pôde visitar no Museu Nacional de Arte Antiga que tinha por centro um quadro sobre a Rua Nova dos Mercadores, quando Lisboa tinha fumos de império, especiarias e uma boa percentagem de escravos africanos. Mas também me recordo de uma loja muito concorrida, a Casa Batalha, e do outro lado a Valentim de Carvalho, onde comprei um bom lote de discos de vinil que ficaram em cinzas na Guiné. Arrepio-me sempre quando passo pelo antigo Tribunal da Boa Hora, as vezes que ali fui testemunha para coisa nenhuma, recebia convocatórias para as onze da manhã, e depois vinha o meirinho anunciar que a audiência não teria lugar, receberíamos nova convocatória. E desço para a Rua do Ouro, está bem luminescente o Santander Totta, que conheci como Totta e Açores, quando fui oficial pagador da Agência Militar e vinha buscar em caixas de couro milhões de contos ao Banco de Portugal via às portas deste banco bandos de especuladores a vender ações de lucros prometedores, houve muita gente gulosa que investiu as suas economias neste papel que se veio a demonstrar valer coisa nenhuma, era puro capitalismo de ficção. E daqui vou até à Praça do Município, recordo José Relvas eufórico há 110 anos, como nunca esqueci as suas memórias que me avisaram que existe um oceano entre o sonho e a realidade.
É verdade, fui funcionário público no Terreiro do Paço, subi as escadas do Ministério da Agricultura e num andar superior funcionava o Ministério do Comércio Interno, eu dirigia as relações públicas, para o caso ralações, estamos a falar do tempo em que a inflação tinha dois dígitos, em que os abastecimentos motivavam altas questiúnculas entre partidos e até me lembro de no dia 25 de novembro de 1975 os preclaros membros do governo desapareceram e fiquei com o atendimento telefónico por minha conta, aí para o fim da manhã recebi uma chamada desesperada do Presidente da Câmara do Barreiro a suplicar uma atitude pública para apaziguamento das populações, havia um assalto aos supermercados e mercearias, dizia ele que corria o rumor de que caminhávamos para a guerra civil, agradeci a informação e redigi por minha conta e risco um comunicado que a agência oficial fez divulgar pelos meios de comunicação. Choveu bem todo o dia, já se disse atrás, vou aproveitar os tapetes líquidos para refletir imagens, o Arco da Rua Augusta está bem iluminado, ao contrário do Senhor. D. José que parece vogar num mar de trevas. Ocorreram-me essas imagens, fazem parte deste meu propósito de vos desejar mil alegrias natalícias, festejamos assim juntos o que a pandemia impede, a árvore de Natal parece irradiar calor, é um afago para os olhos, a Lisboa Pombalina está deserta, mas este cone de luz endereça-nos para a paz na terra aos homens de boa vontade.
Que simbólica encontro nestas iluminações da Rua do Ouro? Pois bem, a estrela de Belém, a esperança em melhores tempos, que não nos falta saúde, a curiosidade, o gosto de presentear o outro, a mão estendida para entreajuda. E olhando este céu estrelado, vem-me à mente uns versos de Ruy Cinatti que ainda hoje são um dos meus compassos da vida:

Paz comigo próprio. Paz
que não me contente. Paz
armada ou pacífica, mas paz
que não me iluda. Paz
mítica ou revelada. Paz
que me contagie ou paz
entre mim e os outros. Paz
que me não compare. Paz
ativa, humilde. Paz
que me encha as mãos
e não conspurque. Paz
vocativa: semente, fruto. Paz
na alma. Paz
de Deus que me enamora
só de Deus enamorado.
____________

Nota do editor

Último poste da série de 14 de Dezembro de 2020 > Guiné 61/74 - P21643: Boas Festas 2020/21: Em rede, ligados e solidários, uns com os outros, lutando contra a pandemia de Covid-19 (7): É Natal, é Natal, apesar dos confinamentos (António Marreiros, natural de Sagres, a viver há 48 anos no Canadá, ex-alf mil, CCaç 3544 (Buruntuma, 1972) e CCAÇ 3 (Bigene e Guidage, 1972/74), membro n.º 822 da Tabanca Grande

2 comentários:

Valdemar Silva disse...

Boas Festas, igualmente Beja Santos.
Excelente texto, que me fez lembrar locais de Lisboa que muito bem conheci. Estou a lembrar-me das esquinas das Casa Alexandre e do Último Figurino no início da Calçada do Sacramento com a Rua Garrett. Durante alguns anos, ao início da noite, por ali ficava a "polir esquinas" e ver passar as miúdas do Chiado, a fazer tempo para subir até à Escola Comercial Veiga Beirão, no Largo do Carmo. Naqueles tempos dos fantásticos anos sessenta e naquelas meias-horas e ver passar as gentes do Chiado dava para assistir a todas as "modas" daquela época, incluindo cargas da polícia de choque à rapaziada que protestava contra o geriátrico governo.
Como os anos passam!

Valdemar Queiroz

Anónimo disse...

Depois de mais de quarenta anos de ausência um sincero abraço de agradecimento a Mário Beja Santos por parte de um lisboeta no Árctico.
Agradecimento pelos “locais”,pelas referências,pelos contextos humanos e,não menos,pelas nostálgicas fotos que, só por si, “vestem”a noite de isolamentos feita.
Em suma......Obrigado pela viagem!

Um grande abraço do J.Belo