sábado, 19 de dezembro de 2020

Guiné 61/74 - P21660: Boas Festas 2020/21: Em rede, ligados e solidários, uns com os outros, lutando contra a pandemia de Covid-19 (14): Ernestino Caniço, ex-comandante do Pel Rec Daimler 2208, Mansabá e Mansoa, 1970/71; hoje médico, que teima em continuar ao serviço dos outros



1. Mensagem,  de 13 do corrente: Ernestino Caniço [, ex-comandante do Pel Rec Daimler 2208, Mansabá e Mansoa, 1970/71; hoje médico, que teima em continuar ao serviço dos outrosm de acordo com o seu juramento hipocrático):
 

Caro amigo Luís:

Votos de ótima saúde.

Não posso deixar de responder pessoalmente aos teus (e dos demais camaradas) votos de aniversário, embora com algum atraso. Alguma "preguicite" em causa.

"Expulsaram-me" do hospital de Entroncamento, putativamente por ser "velho". Iludi  a atitude movendo uma ação em tribunal da qual aguardo o julgamento.

Sou o diretor clínico de uma agência de seguros em Tomar e faço alguma clínica privada em Torres Novas.

Por "pressão" familiar comecei a escrevinhar umas notas para escrever um livro sobre o Hospital de Tomar e a comunicação social, no período 1990 a 1996, período esse em que fui diretor e presidente do conselho de administração.

Estou ainda a elaborar umas notas, com fotos, para o blogue, sobre o tema Os nossos Capelães. Refere-se ao meu amigo Padre José Torres Neves, que fez parte do Batalhão 2885 e do qual aguardo a anuência.

Continuo a aguardar o encontro para os nossos abraços fraternos (sem "bicho")

Força para aguentar este período com votos de ótima saúde, Votos de Feliz Natal e um Ótimo 2021, extensivos à(s) família(s). (*)

Um grande abraço,
Ernestino Caniço

2. Comentário do nosso editor LG:

Bom e leal amigo e bravo camarada dos tempos daquela guerra já esquecida onde cada um de nós deve ter passado pelo menos dois aniversários, nos nossos verdes anos... 

Obrigado pelos teus votos natalícios, fico feliz por saber que continuas em grande forma e fiel ao teu juramento hipocrático... Na realidade, um médico não se reforma e continua sempre ao serviço dos outros... 

Fico a guardar o teu trabalho sobre o Capelão José Torres Neves (que esteve no CTIG de maio de 1969 a março de 1971, ou seja, é meu contemporâneo): convida-o para integrar a nossa Tabanca Grande!... Até um dia destes, ou até um próximo  encontro da malta toda. Um chicoração para a tua simpática esposa.

PS - Sobre o nosso camarada Ernestino Caniço:

(i) Ribatejano, nasceu em Almeirim, em 1/12/1944;

(ii) Tirou a a especialidade de Carros de Combate M47, na Escola Prática de Cavalaria de Santarém;

(iii) Alferes Miliciano, foi Comandante do Pel Rec Daimler 2208;

(iv) Chegou a Bissau em Fevereiro de 1970:

(v) Esteve em Mansabá cerca de quatro meses com metade do pelotão e adido à CCaç 2403, comandada pelo Capitão Carreto Maia; e posteriormente à Cart 2732 (onde conheceu os Carlos Vinhal, entre outros);

(vi) Mais tarde foi para Mansoa onde ficou cerca de seis meses com a outra metade do Pelotão, dependente do BCAÇ 2885;

(vii) Findo esse período, foi desativado o Pelotão;

(viii) Foi então colocado na Repartição de Assuntos Civis e Ação Psicológica em Bissau, até ao seu regresso à Lisboa, em Dezembro de 1971;

(viii) Depois do regresso à Pátria, licenciou-se em medicina; vive e trabalha na região Centro;

(ix)  É membro da Tabanca Grande desde 21 de maio de 2011 (**); tem cerca de 4 dezenas de referências no nosso blogue; e é presença regular nos Encontros Nacionais da Tabanca Grande, em Monte Real desde o VI (em 2011);
_________


2 comentários:

Anónimo disse...



Fui em rendição individual para Buba, onde estive dezassete meses, quando a Ccaç 2616 regressou. Depois já numa fase conturbada da minha vida empandeiraram-me para Mansába em Setembro/71, já não tive o prazer de te conhecer camarada Ernestino Caniço. Nesse tempo havia um pelotão em Cutia comandado por um alferes que perto do final da comissão teve que ser evacuado, por problemas de saúde. Era um óptimo camarada, esqueci o nome, há anos encontrei-o e soube que tinha tirado também o curso de medicina. Sempre admirei e continuo a admirar os camaradas que depois do desgaste físico e psicológico de dois anos de guerra que mesmo não estando próxima se sentia à nossa volta, no regresso, conseguiram tirar cursos até bem difíceis como o de medicina.
Bom Natal e Bom Ano, Camarada que continuas a lutar noutra frente de combate.
Abraço

Francisco Baptista

Cesar Dias disse...

Boas festas Caniço, desejo-te tudo do melhor e agradeço-te por integrares a pequena lista dos meus amigos. vamos em 2021 fazer o que tivemos de interromper este ano, e já agora se for possível prepara o Padre Neves para estar presente.
Um grande abraço

César Dias