Foto nº 1 > Guiné > Região do Oio > Porto Gole > CCAÇ 1439 (1965/67) > O João Crisóstomo e o Henrique Matos,o primeiro comandante do Pel Caç Nat 52 (1966/68), junto ao monumento comemoratvo dos 500 anos da chegada de Diogo Gomes ao Rio Geba
Foto nº 2 > Guiné > Região do Oio > Porto Gole > CCAÇ 1439 (1965/67) > 1966 > Visita da Cecília Supico Pinto
Foto nº 3 > Guiné > Região do Oio > Porto Gole > CCAÇ 1439 (1965/67) > 1966 > Local de convívio da companhia: sentada, em segundo plano, a Cecília Supico Pinto; o capelão, de costas, dá-lhe as boas vindas; a sua secretária aparece èm primeiro plano, à esquerda.
Foto nº 4A > Guiné > Região do Oio > Porto Gole > CCAÇ 1439 (1965/67) > Aerograma > Resposta do Movimento Nacional Feminino a um pedido do João Crisóstomo. Tem a data do correio de Lisboa, 18 de novembro de 1965 [?]
Foto nº 4B > Guiné > Região do Oio > Porto Gole > CCAÇ 1439 (1965/67) > Excerto do aerograma com resposta a um pedido do João Crisóstimi. Termina assim: "Com as nossas saudações académicas, Pela Secção de Apoio aos Milicianosm Maria do Rosário Domingues".
Foto nº 5 > Guiné > Região do Oio > Porto Gole > CCAÇ 1439 (1965/67) > Conteúdo do aerograma do MNF, datado de Lisboa, 17 de novembro de 1965
Foto nº 5A> Guiné > Região do Oio > Porto Gole > CCAÇ 1439 (1965/67) > Conteúdo do aerograma do MNF, datado de Lisboa, 17 de novembro de 1965. Excerto.
Foto nº 5B > Guiné > Região do Oio > Porto Gole > CCAÇ 1439 (1965/67) > Excerto aerograma do MNF, datado de Lisboa, 17 de novembro de 1965 e assinado por Maria Adelaide Sousa Secção de pedidos individuais.
1. Mensagem de João Crisóstomo [, ex-alf mil, CCAÇ 1439 (Xime, Bambadinca, Enxalé, Porto Gole e Missirá, 1965/67); é um luso-americano, natural de Paradas, A-dos-Cunhados, Torres Vedras; vive em Nova Iorque; e é um conhecido ativista de causas que muito nos dizem, a nós, portugueses: Foz Côa, Timor Leste, Aristides Sousa Mendes],
Date: domingo, 4/04/2021 à(s) 12:08
Subject: resposta ao pedido da Sílvia Espírito-Santis a Luís Graça( blogue)
Prezada Sílvia,
Vi o seu pedido no blogue e a resposta do Luís Graça (*).
Por razões evidentes acredito que vai receber mais respostas do que alguma vez imaginou. Aqui está a minha pequena colaboração. Limito-me a enviar alguma informação, 3 fotos e um documento que, pela suas perguntas, acho mais pertinentes.
Quanto às suas perguntas "o que pensava", "o que sabia", " como encarou as visitas", "efeitos nos ânimos" etc., deixarei que outros, com mais facilidade de expressão, falem sobre isso, que o poderão fazer bem melhor do que eu.
Eis aqui a minha resposta a algumas das suas questões:
(i) João Crisóstomo, residente em Nova Iorque, desde 1975;
(ii) Idade etc: 76 anos; nasci em Torres Vedras em Junho de 1944.
(iii) Serviço militar como alferes miliciano. Entrada em Mafra em 26 de Janeiro de 1964. Graduado como aspirante, fui para Beja onde preparei um pelotão; depois fui para Lamego onde frequentei o curso de operações especiais (,tipo "Ranger") ; e daí fui para a Madeira em preparação para o Ultramar. Na ausência temporária do capitão da companhia, fui eu que em 2 de Agosto de 1965 comandei esta companhia de madeirenses (CCaç 1439 ) na viagem para a Guiné, aonde chegámos a 6 de Agosto de 1965. Regressámos a 18 de Abril de 1967.
(iv) Chegados a Bissau, fomos directamente para o Xime (agosto de 1965) ; um mês depois, em Setembro, omos para Bambadinca e logo a seguir em Outubro fomos para Enxalé com os seus destacamentos de Missirá e Porto Gole.
(v) Em Porto Gole (, local onde os primeiros portugueses chegaram subindo o Rio Geba e onde se encontra um padrão alusivo, na data dos 500 anos da sua chegada, foto nº 1) e onde estive várias vezes como comandante do destacamento, recebi a visita [, em 1966,] de Cecília Supico Pinto e sua assistente, trazida pelos fuzileiros devidamente acompanhada e protegida. Evidentemente que a visita, anunciada com antecedência, trouxe aí nesse dia o comandante da Companhia, capelão e médico do batalhão de Bafatá a que pertencíamos e outros militares conforme foto que junto [, Foto nº 2].
(vi) As fotos nºs 2 e 3 foram dois dos momentos dessa visita. A 3ª foto (uma árvore frondosa, algumas mesas improvisadas, bancos feitos de troncos de cites, as paredes com fotos, recortes de jornais etc.) mostra o nosso local de lazer e diversão habitual ( e por este pode compreender o meu pedido ao movimento , conforme mencionado na resposta recebida, vd. Foto nº 5) e foi neste local que demos as boas vindas à Supio Pinto( sentada num banco/cibe); a secretária é a senhora de costas, no lado esquerdo da foto e comitiva. O Capelão, de pé, mesmo junto da Supico Pinto, faz o seu discurso...
(vii) Consciente do papel do Movimento, cheguei mesmo a contactá-lo, pedindo suporte e apoio, na forma de presentes de Natal, letras e músicas populares para ajudar com os nossos momentos de lazer (quando os havia!), pois conhecidas canções populares eram um meio que eu achava eficiente e usei várias vezes para animar os meus soldados.
Não sei se isto ajuda para o que pretende; espero não seja de todo irrelevante . Muitos outros lhe mandarão muito mais e melhor.
Respeitosos cumprimentos
João Crisóstomo,
Nova Iorque
______________
Nota do editor:
1 comentário:
Caro Luís
Quem está encostado ao monumento em Porto Gole com o João Crisóstomo sou eu.
A foto foi tirada no dia em que ele veio do Enxalé com reabastecimentos.
Abraço, Henrique Matos
Enviar um comentário