quarta-feira, 7 de abril de 2021

Guiné 61/74 - P22075: In Memoriam (390): Maria Cristina Robalo Allen Revez (8/3/1943 - 5/4/2021), ex-esposa do nosso camarada Mário Beja Santos, faleceu no Lar de Santa Catarina de Labouré, Lumiar, Lisboa (Editores)

IN MEMORIAM

Maria Cristina Robalo Allen Revez (8/3/1943 - 5/4/2021)


1. Em mensagem de ontem, 6 de Abril de 2021, o nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), trouxe até nós a triste notícia do falecimento da sua ex-esposa Maria Cristina, no Lar de Santa Catarina Labouré:

Aos meus amigos,

A Cristina faleceu no Lar de Santa Catarina Labouré, onde vivia desde Fevereiro do ano passado, vítima de paragem cardio-respiratória.

O Pai Misericordioso compadeceu-se da sua vida tão lastimosa, sofrendo de problemas respiratórios graves, enfisema pulmonar, vasculite, demência.

Haverá velório na quarta-feira entre as 17 e as 20 horas (não foi doente COVID, pelo tudo se regerá pelas normas habituais de segurança), na Igreja do Campo Grande, quinta-feira, no mesmo local, celebrar-se-á missa pelas 15 horas seguindo para os Olivais, para cremação.

Obrigado por a recordarem e lhe desejarem a contemplação divina,
Mário


********************

2. Nota dos editores:

Cristina Allen foi esposa do Mário Beja Santos, casaram na Catedral de Bissau no dia 20 de Abril de 1970.

Tiveram duas filhas, a Maria da Glória, que infelizmente já nos deixou,  e a Joana, mãe da pequena Benedita que é alegria do avô Mário.

Cristina Allen, membro de longa data da Tabanca Grande,  tem 15 referências no nosso Blogue, incluindo  um dos postes dedicado à sua filha Maria da Glória (Locas) após o seu prematuro desaparecimento.

Pelos contactos de trabalho, constantes, com o Mário, íamos sabendo da evolução do estado de saúde da Cristina, podendo assim testemunharmos a dedicação dele à sua companheira e mãe de suas filhas.

Porque o Mário é merecedor da nossa maior gratidão pelo muito que tem feito por este Blogue, deixo-lhe, assim como à sua filha Joana, em nome dos editores e da tertúlia, as nossas mais sentidas condolências.

1970 > Cristina Allen em Bissau
____________

Nota do editor

Último poste da série de 26 de março de 2021 > Guiné 61/74 - P22041: In Memoriam (389): Ilídio Sebastião Vaz (1945/2021), ex-fur mil enf, CCaç 14 (Bolama e Cuntima, 1969/1971): morreu em Havana, Cuba, em sequência da Covid-19 (Eduardo Estrela)

5 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Carlos:

Sou surpreendido com a notícia que nos dás, mas hoje em dia, infelizmente, é o que temos mais: parentes, amigos, condiscípulos, camaradas, conterrâneos, conhecidos, vizinhos, etc.Tem sido uma mortandade, obrigando-nos a, humildamente, reconhecer a fragilidade da nossa existência humana...

Vou telefonar ao Mário, que foi excecional mo apoio que lhe deu na última fase difícil da vida da sua ex-companheira e mãe das suas filhas.

Não me esqueço que a Cristina era membro da nossa Tabanca Grande, de longa data, e tem de pelo menos 15 referências (como descritor) no nosso blogue...

Conhecia-a, penso que no velório da Locas (Maria da Glória Allen Revez Beja Santos, 1976-2009), trocámos emails, publiquei-lhe textos... e até tenho uma pequena peça de artesanato da Guiné que ela gentilmente me ofereceu, em memória da filha e de gratidão para com o nosso blogue. Vou tirar uma foto dessa peça, que me foi dada com tanto carinho.

Sou, além disso, o fiel depositário da correspondência (quase diária) trocada entre o Mário e ela, e que ela teve a grande lucidez de conservar na sua posse, mesmo para além do do divórcio do casal.

Os dois primeiros livros do Mário Beja Santis, "Diário da Guiné, 1968-1969: Na Terra dos Soncó" e "Diário da Guiné: 1969-1970: O Tigre de Missirá" (publicados pela Círculo de Leitores, em 2008) não teriam sido possíveis sem as cartas e os aerogramas que ela recebeu do seu namorado e depois marido.

Sei que já não era "vida" a existência (física) da Cristina, mas é com pesar que recebo a triste notícia. Vou ver, se amanhã, consigo dar um salto ao Campo Grande, à hora da missa, depois da minha sessão matinal de tratamento no hospital. Ab, Luis.

PS - Em especial para a filha Joana e para a neta Benedita vai um carinhoso chicoração meu (e da Alice). Para o Mário, o nosso fraterno alfabravo.

https://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/search/label/Cristina%20Allen

alma disse...

Ausente de Lisboa e sem carro, não poderei comparecer. Para o Mário, toda a minha Solidariedade, com um Abraço! Jorge Cabral.

Anónimo disse...

Amigo Beja Santos, os meus sinceros sentimentos. Não podendo estar presente nas cerimónias,envio um abraço solidário. José Augusto Mourão

Juvenal Amado disse...

Caro camarada Beja Santos

Lamento o sucedido e aproveito para endereçar os meus mais sentidos pesares à família enlutada.

Que esteja em paz

Anónimo disse...

Como membro deste maravilhoso blogue e um leitor apaixonado do Prof. Mário, quero endereçar-lhe os meus sentidos pêsames.