quinta-feira, 8 de abril de 2021

Guiné 61/74 - P22080: Os Nossos Enfermeiros (16): O António José Paquete Viegas, da CCS/BCAÇ 1877, que eu conhecia de Faro e reencontrei em Porto Gole (José António Viegas, ex-fur mil, Pel Caç Nat 54, Mansabá, Enxalé, Missirá, Porto Gole, Bolama, Ilha das Cobras e Ilha das Galinhas, 1966/68)


Foto nº 1 > Chegada da CCAÇ 1551 a Porto-Gole.  



Foto nº 1A > O António José Paquete Viegas é o que tem o casaco por cima dos ombros, e a malota dos primeiros socorros, do lado direito.



 Foto nº 2 > Porto Gole > Da esquerda para a direita, eu, o Alferes da compahhia  dele e o Paquete Viegas


Foto nº 3 > Porto Gole > O Paquete Viegas  saindo para uma operação com o braço em cabresto 

 
Fotos (e legendas): © José António Viegas (2021). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné].


1. Mensagem do nosso camarada José António Viegas [ fur mil do Pel Caç Nat 54, passou por vários "resorts" turisticos em 1966/68 (Mansabá, Enxalé, Missirá, Porto Gole, Bolama, Ilha das Cobras e, o mais exótico de todos, a Ilha das Galinhas, na altura, colónia penal); vive em Faro; é um dos régulos da Tabanca do Algarve; tem mais de 40 referências no nosso blogue]:



Date: quarta, 7/04/2021 à(s) 18:13
Subject: Paquete Viegas enfermeiro da 1551
 

Caro Luis

Ontem li sobre os enfermeiros condecorados com a Cruz de Guerra , entre eles Paquete Viegas (*). Conheci dos meus tempos de juventude o Paquete Viegas, enfermeiro num hospital psiquiátrico que havia em Faro e fomos amigos. 

Depois de alguma ausência,  vim a encontrá-lo em Porto Gole quando a companhia. dele, a CCAÇ 1551,  foi lá fazer operações, foi uma festa mas vinha ferido,  o que não o impedia de ir ás operações. Era um bom falante e pusemos a conversa em dia. Depois dessas operações,  nunca mais lhe pus a vista em cima.

Em Porto Gole tinha grandes conversas com o médico da CART 1661 que acho que era da área de Psiquiatria.

Vim a saber,  anos depois, que esteve ligado ao Hospital de S. José  e que passava receitas na consulta de genecologia, foi apanhado e pirou-se para a América Latina,  lá não sei que voltas deu,  chegou ás boas graças de um Presidente e era ele que tratava do Presidente. 

Voltou,  faz alguns anos,  para o Algarve,  para Almancil,  onde faleceu.

 Junto 3 fotos com o Paquete Viegas. (**)
___________

Notas do editor:

(*) Vd. poste de 6 de abril de 2021 > Guiné 61/74 - P22072: Memórias cruzadas: relembrando os 24 enfermeiros do exército condecorados com Cruz de Guerra no CTIG (Jorge Araújo) - Parte VI

(...) Manda o Governo da República Portuguesa, pelo Ministro do Exército, condecorar com a Cruz de Guerra de 3.ª Classe (...), por serviços prestados em acções de combate na Província da Guiné Portuguesa, o soldado auxiliar de enfermeiro, n.º 2538064, António José Paquete Viegas, da Companhia de Comando e Serviços / Batalhão de Caçadores 1877 (...)

(**) Último poste da série > 25 de janeiro de 2021 > Guiné 61/74 - P21805: Os nossos enfermeiros (15): seleção aleatória, formação rudimentar do pessoal de enfermagem, carência de material, etc. (selecão de textos de Armandino Alves, 1944-2014)

3 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Fantásticas as fotos, Zé Viegas!... A CCAÇ 1551 deve ter desembarcado de LDG... Mas o teu amigo Paquete não era desta companhia, devia ter vindo numa operação, como sold aux enf, mas da CCS/BCAÇ 1887 (segundo os elementos recolhidos pelo nosso Jorge Araújo).

Fico com curiosidade e, saber que era o tal médico da CART 1661...

Zé, passa bem. E obrigado pelos teus sempre valiosos e oportunos contributos para o "resgate" das nossas memórias.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Zé Viegas, um gajo está sempre a aprender... até morrer!...

Olha, não conhecia a expressão "o braço em cabresto". Obrigado!

________________

cabresto
cabresto | n. m.

ca·bres·to |ê|
(latim capistrum, -i, açaime, mordaça, cabresto)
nome masculino

1. Arreio de corda ou de linhagem que cinge a cabeça e o focinho dos animais de carga. = CABEÇADA

2. Vaca ou boi manso que serve de guia a touros.

3. [Tauromaquia] Vaca ou boi manso que conduz o touro para fora da arena. = CHOCA

4. Socairo (da canga).

5. [Cirurgia] Atadura que cinge a testa e passa por baixo do mento.

6. [Marinha] Cada um dos cabos que da ponta do gurupés vêm à proa do navio.


"cabresto", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/cabresto [consultado em 08-04-2021].

José Botelho Colaço disse...

Luis braço em cabestro eu conheço esse termo popular no Baixo Alentejo era o termo usado quando a pessoa partia o braço ou necessitava de ter o braço imobilizado, se perguntares a uma pessoa alentejana dos anos 30/50 terás a resposta, de onde veio a traduçao não sei nas pesquizas que fiz só encontrei qualquer coisa que tenha dado origem nas almofadas orthia de suporte do braço."Como costumam dizer a nossa lingua é multicultoral"