sexta-feira, 9 de abril de 2021

Guiné 61/74 - P22089: Efemérides (347): Comemoração do Dia do Antigo Combatente, promovida pelo Núcleo da Liga dos Combatentes e Câmara Municipal de Matosinhos


COMEMORAÇÃO DO DIA DO ANTIGO COMBATENTE EM MATOSINHOS

A Cerimónia decorreu no Cemitério de Sendim, junto ao Memorial aos Mortos dos Combatentes da Guerra do Ultramar do Concelho de Matosinhos e teve início às 10 horas da manhã com os cumprimentos à Dra. Luísa Salgueiro, Presidente da Câmara Municipal.
A conjuntura sanitária que impede a ajuntamento de pessoas e o facto de o cemitério estar transformado num estaleiro de obras, muito diminuiu o impacto que esta cerimónia merecia.
Atendendo às condicionantes impostas, não houve participação pública, estando apenas presentes ao acto 9 elementos representativos dos Órgãos Sociais do Núcleo de Matosinhos da Liga dos Combatentes, entre eles o Combatente José Trindade, habitual Porta-Guião.

Foi a melhor forma de comemorar o primeiro Dia do Antigo Combatente, instituído no Art.º 3.º do Estatuto do Antigo Combatente, Lei n.º 46 de 2020 de 20 de Agosto.

O Combatente José Trindade, Porta-Guião do Núcleo

O primeiro acto foi a deposição de uma Coroa de Flores junto ao módulo do Memorial onde estão inscritos os nomes dos 70 Combatentes caídos em Campanha pelo Presidente da Direcção do Núcleo, Tenente Coronel Armando Costa e pela Dra. Luísa Salgueiro.
Seguiu-se um minuto de silêncio
O Combatente José Francisco Oliveira leu a Prece do Exército
Por último, o Tenente Coronel Armando Costa leu aos presentes uma mensagem do Presidente da Direcção Central da Liga dos Combatentes, Gen Chito Rodrigues.
Momentos finais da primeira comemoração do Dia do Antigo Combatente em Matosinhos


Fotos: Núcleo de Matosinhos da LC
Texto e edição das fotos: Carlos Vinhal
____________

Nota do editor

Último poste da série de 25 de março de 2021 > Guiné 61/74 - P22035: Efemérides (346): No Dia Mundial da Árvore, lembrando o castanheiro do Barriguinho a que cheguei fogo involuntariamente (Francisco Baptista, ex-Alf Mil Inf)

Sem comentários: