terça-feira, 10 de outubro de 2023

Guiné 61/74 - P24743: Ataques ou flagelações com foguetões 122 mm: testemunhos (2): Nova Lamego, 5 de abril de 1970: seis "jactos do povo", sem consequências, contra a nova pista de aterragem (Valdemar Queiroz e Abílio Duarte, CART 11, 1969/70)



Infografia: Nuno Rubim (2007)


1. Iniciámos uma nova série,  "Ataques ou flagelações com foguetões 122 mm: testemunhos" (*). Temos hoje os comentários ao poste P24735 (**), de dois camaradas nossos, da CART 2479 / CART 11 (Contuboel, Nova Lamego, Piche e Paunca, 1969/70), os ex-fur mil at inf, Valdemar Queiroz e Abílio Duarte, que estavam em Nova Lamego, quando a nova pista de aterragem (renovada para receber os Fiat G-91) foi   flagelada com seis "jactos do povo" em 5 de abril de 1970, sem consequências.

Esta e outras acções do IN, nos anos de 1969 e 1970, estranhamente não vêm mencionadas pela CECA (2015), embora se fale do aparecimemto da nova arma, sem se precisar a data e o local da sua estreia (que terá sido Bedanda,  em 24 de outubro de 1969) (***).



Guiné > Região de Gabu > Carta de Nova Lamego (1957) (Escala: 1/50 mil) > Posição relativa de Nova Lamego, aeródromo e Coiada

Infografia: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné (2023)


(i) Valdemar Queiroz:

Oi, ouvi-os passar por cima da cabeça que pareciam foguetes a subir zzzeeeeeeee ao céu para rebentar em dia de romaria, mas com pouco entusiasmo.

Foi em Nova Lamego a 5 de abril de 1970. Na História da Unidade está escrito:

"05Abr - Cerca das 20h30 o IN desencadeia uma flagelação a Nova Lamego com foguetões 122. Os disparos foram executados com grandes intervalos, tendo sido encontrados seis pontos de impacto entre Coiada e a estrada de Bafatá, junto ao topo Oeste da nova pista de aterragem.

Não resultou qualquer baixa ou prejuízo para as nossas tropas nem para a população.
Qualquer que tivesse sido o objectivo a atingir, povoação e instalações militares ou a
pista de aterragem, a precisão dos disparos revelou-se bastante precária".


Julgo que seria para acertar na nova pista de aterragem, mas nenhum rebentou. No outro dia, foi o meu Pelotão que descobriu o local da instalação da "rampa" de lançamento dos 122, que devia ter sido accionada por baterias auto (?), a cerca de 12 km de Nova Lamego. (...)

8 de outubro de 2023 às 14:13

(ii) Abílio Duarte:

Olá,  Valdemar, era esta situação que tu relatas, que anteriormente quis relatar.

Então , é assim:  estava eu e mais alguns camaradas a jantar no libanês, em Nova Lamego, depois de um bom bife, e estava na sobremesa, verdade, um gelado, quando começaram a assobiar os foguetes sobre Gabú...

De seguida, sem fazer conta com o dono do restaurante, a malta começou a correr para o nosso aquartelamento (Quartel de Baixo, como era conhecido).

Porra, estava de havaianas, comecei a correr como um desalmado como os outros e cheguei ás nossas valas, descalço, e os pés todos f_d_dos.

Por isso estranhei anteriormente, falarem nestas armas do PAIGC, só em 73 e 74, quando em 70 já estávamos a levar com elas.

Este ataque a Nova Lamego foi antes da inauguração da renovação da pista para terem os Fiats, que foi inaugurada pelo Silva Cunha, ministro da ditadura. (****)

A minha companhia. CART 11, nesse dia fez a segurança móvel a Nova Lamego, sempre em movimento, e em viaturas, e no palanque do evento, nunca tinha visto tantas amarelas, eram oficiais da NATO e mais, tudo a monte, naquele pequeno território.

No reconhecimento que o Valdemar fala, o meu pelotão também esteve presente, assim como no local onde os foguetes caíram, deram cabo de um cajueiro, no fim da pista. A pista não tinha sido atingida, e as celebrações, foram efetuadas.

8 de outubro de 2023 às 15:31


(iii) Valdemar Queiroz:

Certo Duarte, eu estava de serviço no Quartel.

Na primeira passagem zzzzzzeeee ninguém se apercebeu o que era, foi preciso alguém (?) dizer 'é um ataque', correr à nossa caserna (#) buscar a G3 e vir para a Parada juntar o pessoal, que a nosso serviço era a defesa do gerador público.

No Quartel, estava de passagem um 1º. sargento velhote que ficou dentro do edifíciom encostado à parede e disse-me 'despe essa camisola branca'.
Juntei os soldados que apareceram e saímos para o gerador, e passaram outros zzzzeeeeees, mas nada de rebentamentos ou tiros.

Não me lembro de mais nada, quem ficou nas nossas valas,  e se o Canatário das armas pesadas chegou a fazer fogo com o morteiro 81. (O abrigo/espaldão do morteiro 81 era no meio da parada.)
 
(#) O mais correcto seria dizer correr para os nossos quartos. As instalações do Quartel de Baixo, em Nova Lamego, eram umas divisões/salas de parte do edifício da Administração Regional que nos foi cedida, e que transformámos em quartos dormitório de oficiais e sargentos.



(***) Vd, Portugal. Estado-Maior do Exército. Comissão para o Estudo das Campanhas de África, 1961-1974 [CECA] - Resenha Histórico-Militar das Campanhas de África (1961-1974). 6º volume:  aspectos da actividade operacionaç Tomo II: Guiné, Livro II,  Lisboa: 2015, 608 pp.

(****) Segundo um apontamento meu, e com base na história da minha unidade, a CCAÇ 12, 1969/71, a ida do Silva Cunha, ministro do Ultramar,  a Nova Lamego deve ter sido em 14 de março de 1970, sábado, quinto da visita á Guiné: 

(...) Em 14 de Março, o Ministro do Ultramar, acompanhado do Com-Chefe e do comandante do Agrupamento nº 2957 (Bafatá), visitou o Reordenamento de Bambadincazinho. Foi montado o devido cordão de segurança por forças da CCAÇ 12 e outras subunidades. 

Na véspera, Bafatá tinha sido elevada a cidade, em cerimónia presidida pelo Dr. Silva Cunha, o homem grande de Lisboa (vd. reportagem fotográfica do nosso camarada Américo Estorninho sobre a recepção do Ministro do Ultramar por parte das autoridades e população de Bissau). (...)

Mais concretamente: a inauguração do aeródromo de Nova Lamego foi no quinto dia da visita do ministro do Ultramar à Guiné (aonde chegou a 10 de março de 1970), conforme reportagem da RTP que passou no noticionário nacional de 19 de março de 1970. Ver aqui: Vídeo, 28' 32'', RTP Arquivos


Resumo analítico (da responsabilidade da RTP - Arquivos, com a devida vénia...):

Vistas aéreas a partir de helicóptero; Nova Lamego: revista às tropas; inauguração do Aeródromo do Gabú; Monsenhor Amândio Neto, prefeito apostólico, faz a bênção; descerramento da placa inaugurativa; Silva Cunha cumprimenta populares e recebe oferendas da parte dos régulos; discursos do General António de Spínola e de Silva Cunha.

Festival aéreo realizado pelo Grupo 1201 da base aérea nº 12 da Força Área da Guiné; cartazes dando vivas a Portugal; travessia das ruas a pé e em jipe (multidão); plantação de tomate e instalações pecuárias.

Viagem de helicóptero militar à região do Boé; inauguração e visita à estação central militar da base aérea n.º 12 de Bissau em Bafatá; visita às regiões de Guileje (guarnição), a Gadamel, a Cassine (sic) [ Cacine] (guarnição e bairro em construção), às ilhas Melo e Como (cerimónia de receção); à Ponta de São Vicente (construção de estrada) e a Jolmete (aquartelamento)
[ em 16 de março, segunda-feira] . 

Inauguração de obelisco em Pelundo; visita a Chulame (casas em construção); a Teixeira Pinto (multidão, honras militares, hospital, capitão-médico Tavares de Pina, campos de arroz, mesquita), a Có (construção de casas) e a Bula (população a correr junto do carro).

Travessia de barco entre Cacheu e Bissau; vista em movimento de povoação.


Vd. também poste de 26 de setembro de 2015 > Guiné 63/74 - P15159: O nosso querido mês de férias (3): 10 de março de 1970: eu a partir e o ministro do ultramar, Silva Cunha, a chegar, no mesmo Boeing 707, da TAP ( Manuel Resende, ex-alf mil da CCaç 2585 / BCaç 2884, Jolmete, Pelundo e Teixeira Pinto, 1969/71)

5 comentários:

Valdemar Silva disse...

Em 14 de Março 1970 dois Pelotões, da nossa CART11, montou a segurança das individualidades presentes na inauguração de nova pista no aeródromo de Nova Lamego, que incluía o Ministro do Ultramar, e vários militares estrangeiros.
No mesmo dia, recordo-me ser o meu Pelotão a fazer a segurança a militares estrangeiros (NAT0?) que foram ver as obras da estrada Nova Lamego-Piche, que ainda estou pra saber como é que um oficial inglês conseguia ter os calções até aos joelhos impecavelmente vincados.
Pareceu-me haver uma certa admiração dos "altas patentes" estrangeiros ver tropa africana do meu Pelotão a fazer a segurança.
Quer dizer que esta inauguração é anterior ao ataque com os foguetões 122, a Nova Lamego.

Valdemar Queiroz

Tabanca Grande Luís Graça disse...

O PAIGC perdeu uma boa oportunidade de estrear os "jactos do povo" em Nova Lamego, no dia 14 de março de 1970. Mesmo com os Fiats na pista era difícil localizar a base de fogos... A 12 km, Valdemar? Os tipos devem ter atravessado a fronteira e ocambado o rio Corubal, não? Teriam vindo do sudeste...

Valdemar Silva disse...

Sim Luís.
Devia ter sido "uma missão" muito complicada.
Os vestígios deixados perto de Campanta, não longe da estrada para Cabuca, devia ser na ordem de 12 km de Nova Lamego. Para duas rampas de lançamento e seis foguetões 122 foi preciso bastante gente. Provavelmente atravessaram o Corubal entre Cabuca e Canjadude.
Como não houve informação sobre a localização do local do ataque, a nossa artilharia de Dara não foi utilizada e poderia ter feito algum estrago por não estar muito longe.
Algum camarada de Dara, aqui no blogue, pode dar melhor informação sobre o que se passou.

Valdemar Queiroz

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Seguramente vieram até à fronteira de camião (russo, o Gaz).

De acordo com as instruções do Conselho de Guerra, de setembro de 1970, havia seis grupos Grad no interior da Guiné, 1 na Frente Leste, 2 na Frente Sul e 3 na Frente Norte. Cada grupo com 2 duas armas cada (sistema de lançamento unitubo)... Cada peça com 8 homens... As instruções do Amílcar Cabaral eram para serem "poupadinhos nas munições" (3 foguetes por peça) e sobretudo eficazes, o que não foi o caso...

Cada grupo devia ter uma escolta de 1 bigrupo ou mais... E quem transportava o material ? Os "balantas", burros de carga, do costume... Temos que ter em consideração as dificuldades logísticas do PAIGC para se poder aproximar, com segurança, de Nova Lamego, penetrando no triàngulo Canjadude - Cabuca - Nova Lamego.. E para mais com um pelotáo de artilharia em Dará, entre Nova Lamego e Piche.

Também náo podemos minimizar nem ignorar a capacidade de "resistência" daquela gente que estava sob o controlo do PAIGC, mal alimentada e vivendo sob o constante medo dos bombardeamentos aéreos ou de artilharia, ou de assaltos com tropa helitransportada... E mais: tendo que trabalhar nas bolanhas e alimentar os combatentes...

E não seria só "por amor à causa", a coação e o terror também funcionavam bem nas "áreas libertadas"... Funcionam bem em todas as "guerras", de libertação ou não... Não sejamos ingénuos... Eu sei, do que falo, porque também lá andei, a "tentar salvar a pele e a consciência"...

https://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/2023/10/guine-6174-p24735-armamento-do-paigc-5.html

paulo santiago disse...

Na segunda-feira de Carnaval de 1971,houve um baile na Escola situada junto do quartel do Saltinho.Naquela data,andava agarrado a uma espécie de bengala,a coxa direita com uma dúzia de pontos devido a um acidente com morteiro 60,de que julgo ter falado há anos atrás.
Fiquei pelo bar do quartel.
Não sei precisar a hora,ouvi umas "saídas"e agarrado à "bengala" saí do bar,acontecem mais saídas e vejo uns rastos de foguetes e seguidos de rebentamentos.Aldeia Formosa a ser flagelada pensei.Mais rastos de foguetes,saíam em grupos de quatro,e contei mais de três dezenas.
Havia comunicações directas com Aldeia Formosa,através de AVP 1,CTR (?) o que me levou a ir ao abrigo das TRMS para saber se o ataque era para aquela sede de batalhão.Acontece que de lá estavam a inquirir se era o Saltinho a ser flagelado.
Passados poucos dias veio info a dizer que tinha sido utilizada,pela primeira vez,a arma Katioucha,também conhecida por "orgãos de estaline" utilizada na II GG.
Verificou-se uma completa ineficácia da arma.Na Guiné não havia concentração de tanques,nem grandes aglomerados populacionais junto das fronteiras

P. Santiago