domingo, 15 de setembro de 2013

Guiné 63/74 - P12044: Agenda cultural (282): Festival Todos 2013. Além do Intendente alarga-se agora ao Poço dos Negros e a São Bento, Lisboa, 12-15 set 2013


Fonte: Sítio da Câmara Municipal de Lisboa (Reproduzido com a devida vénia)


FESTIVAL TODOS ALARGA HORIZONTES DA INTERCULTURALIDADE (*)

A quinta edição do festival TODOS – festival intercultural para a cidade de Lisboa - realiza-se de 12 a 15 de setembro e apresenta este ano uma novidade. Além do Intendente, o seu espaço tradicional, alarga-se agora ao Poço dos Negros  (**) e a São Bento, prometendo transportar a cidade para uma caminhada de culturas onde não faltarão a gastronomia, a música, a dança, a literatura, o cinema ou a fotografia.

Com um vasto programa cultural e recreativo, o festival promete uma viagem de quatro dias pelo mundo “sem sair de Lisboa”, quatro dias de interculturalidade de que se destaca “O Bairro Gastronómico” em vários locais da cidade como o pátio do Liceu Passos Manuel ou a Rua de São Bento, “Cantar Credos em Corações ao Alto” na igreja de Santa Catarina, ”Frases do bairro, um novo património” de arte urbana na Rua de São Bento, ou a “Galeria humana já anda na rua” com uma exposição de fotografia itinerante.

Não faltam também um workshop para o 1.º Ciclo do ensino básico, ceia de todos os sabores, uma exposição do fotógrafo Luís Pavão, duas noites contagiantes no B.Leza com a Orquestra Todos e muitas outras atividades culturais.

Sítio do festival

Programa

______________

Notas do editor:

(*) Último poste da série > 15 de setembro de 2013 > Guiné 63/74 - P12043: Agenda cultural (281): Exposição "A Última Fronteira – Lisboa em tempos de guerra". Lisboa, Terreiro do Paço, de 15/7 a 12/12/2013, todos os dias, das 10h00 às 20h00. A não perder.

(*) Segundo o olisipógrafo Norberto Araújo («Peregrinações em Lisboa», vol. XIII), a Rua Poço dos Negros deve o seu nome, na melhor das hipóteses, à (i) "circunstância de por aqui ter existido um poço ou vala onde se enterravam os cadáveres dos escravos"; também se admite a hipótese de ser (ii) "a designação uma projecção toponímica de qualquer poço, da horta dos 'frades negros', que eram os de S. Bento".


1 comentário:

Torcato Mendonca disse...

SIM...SIM A CULTURA PASSA POR LISBOA,

DESVIA NO PORTO, JÁ MENOS, E O RESTO QUE

VÃO BARDAMERDA OU PAGAM....VIAGENS E ETC

PARA VER ALGUMAS TRETAS ...COM SUBSIDIO

DEPENDÊNCIA...O costume

Ab,T.