quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Guiné 63/74 - P12055: 9º aniversário do nosso blogue: Os melhores postes da I Série (2004/06) (18): Memórias de Guileje ao tempo da CART 1613 (1967/68), por José Neto (1929-2o07) - Parte V: Terra de ecumenismo e tolerância religiosa entre cristãos e muçulmanos (III): O Ramadão. Fotos.















Guiné > Região de Tombali > Guileje > CART 1613 (1967/68) 1967 > Fotos do álbum de José Neto > Guileje 2 >  Cerimónia do Ramadão, a que assistiram, em respeitoso silêncio, os militares locais. Em 1967, o Ramadão começou a 2 de dezembro (este ano, 2013, começou a 9 de jukho e terminiou a 7 de agosto). Recorde-se que o  Ramadão é o nono mês do calendário islâmico, durante o qual os muçulmanos praticam o seu jejum ritual, o quarto dos cinco pilares do Islão.

(...) "A palavra Ramadão encontra-se relacionada com a palavra árabe ramida, 'ser ardente', possivelmente pelo facto do Islão ter celebrado este jejum pela primeira vez no período mais quente do ano. É um tempo de renovação da fé, da prática mais intensa da caridade, e vivência profunda da fraternidade e dos valores da vida familiar. Neste período pede-se ao crente maior proximidade dos valores sagrados, leitura mais assídua do Alcorão, frequência à mesquita, correção pessoal e autodomínio. É o único mês mencionado pelo nome, por Deus, no Alcorão" (...) (Fonte: Wikipédia).

Fotos: © José Neto (2005) / Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné. Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: L.G.]


1. Continuação da republicação das memórias do 2º Sargento José Afonso da Silva Neto (, falecido em 2007, com o posto de capitão reformado), relativas à sua comissão na Guiné, quando exerceu funções de 1º sargento da Companhia de Artilharia nº 1613 (Guileje, 1967/68).


2. Memórias de Guileje, ao tempo da CART 1613, por José Neto (1929-2007) > Parte V: Terra de ecumenismo e tolerância religiosa entre cristãos e muçulmanos (III). A cerimónia do Ramadão. Fotos


(...) Na pequena festa de inauguração da Capela e a convite do Capitão Corvacho, o Régulo Suleimane compareceu com toda a sua família e vestido a rigor, embora fosse muçulmano.

As portas da Capela nunca se fecharam. Os europeus iam lá fazer as suas orações e nunca constou que alguém tivesse mexido fosse no que fosse. Do mesmo modo, quando da celebração do fim do Ramadão, com rituais próprios, mas completamente desconhecidos para a quase totalidade dos rapazes, estes comportaram-se com respeito, a que não faltou uma ponta de curiosidade, é certo. (...)


Observação do editor: Não sei se a quarta foto, a contar de cima, a das mulheres, tem a ver com a cerimónia do Ramadão ou com a do fanado. Segui a ordem de numeração das imagens do ficheiro (, oriundas de "slides" digitalizados), ordem essa que pode ter sido trocada. (LG)
_____________

Nota do editor:

Sem comentários: