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Nota do editor:
Último poste da série > 25 de outubro de 2017 > Guiné 61/74 - P17905: (D)o outro lado do combate (13): Jovens recrutas do PAIGC... (Jorge Araújo)
Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
5 comentários:
Jorge:
Como vês, o poste sobre os prisioneiros de guerra e a Igreja Católica parte I, acaba de sair com atraso de um mês...
Quanto ao arcebispo de Conacri, não te esqueças que será preso em dezembro de 1970... Vê aqui:
https://en.wikipedia.org/wiki/Raymond-Marie_Tchidimbo
Estranha ironia: na carta que enviou ao Amílcar Cabral, intercedendo a pedido do Papa pelo Geraldino, fazia profissão de fé na "justa luta" do PAIGC...Na sequência da Op Mar Veerde, será vítima da sanga de Sékou Touré: aafou-se do pelotão de fuzilamentoo, mas não da prisão e da tortura... Esteve preso 8 anos.
É autor de "Noviciat d'un évêque : huit ans de captivité sous Sékou Touré" [Noviciado de um bispo. Oito anos de cativeiro no regime de Sékou Touré]. Paris: Fayard, 1987. 332 p.
Foi libertado de um campo de concentração em 1979, levado para Roma, elevado à dignidade de cardeal em 1992. Nasceu em 1920 e morreu em 2011.
Luis,
Obrigado por este teu comentário. Como sabes, estou em Portimão em Mais uma jornada académica.
Quanto ao que aconteceu ao Arcebispo de Conacri, depois de 1970, a vida, mesmo a religiosa, tem destas "coisas"... ou "experiências"...
Quando chegar a casa, farei outro comentário...
Até lá...
Um abraço para a Tabanca.
Jorge Araújo.
Paulo VI veio por essa altura a Fátima onde Salazar foi obrigado a ir por cortesia, pois que a fé não seria muita.
Essa do bispo de Conacri/Amilcar/Papa, já era um bom prego no caixão do império de Portugal.
Mas a igreja católica que já perdia muito para as missões protestantes (Angola e Moçambique), andava de cabeça perdida em África, e continua perdida de todo.
A maioria dos católicos lusófonos africanos vieram para a Europa no 25 de Abril, e foram vindo até hoje.
Agora os bispos católicos e protestantes já pouco riscam em África excepto um pouco em Angola, Moçambique e África do Sul, Guiné São Tomé e Caboverde.
Não é que façam muita falta os bispos para os africanos irem para o céu, mas que o seu rápido desaparecimento faz com que os africanos fiquem mais perto do inferno aqui na terra não haverá muita dúvida.
Camaradas, Bom dia e bom feriado.
Quanto à resposta sobre o porquê da prisão de Raymond-Marie Tchidimbo fá-lo-ei após a publicação da parte II.
O que neste contexto posso acrescentar é que o Papa Paulo VI, no seu discurso ao Sacro Colégio durante a audiência para apresentação das Boas-Festas, realizado na Santa Sé, em 22 de Dezembro de 1979, sábado, referiu-se ao Arcebispo de Conacri nos seguintes termos:
[...] “E uma grande alegria invade o meu espírito, neste momento, ao recordar que um Bispo da Igreja de Deus, o venerado D. Raymond-Marie Tchidimbo, foi este ano restituído à sua plena liberdade depois de um longo período de sofrimento” [1970-1979] [...] (Ponto 13, p 11).
https://w2.vatican.va/content/john-paul-ii/pt/speeches/1979/december/documents/hf_jp-ii_spe_19791222_auguri-collegio.pdf
Com um forte abraço de amizade.
Jorge Araújo.
Camaradas,
Onde se lê Paulo VI, deve-se ler João Paulo II (1920-2005) [chefe da Igreja Católica de 16 de Outubro de 1978 até 2 de Abril de 2005, dia da sua morte].
Jorge Araújo.
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