quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Guiné 61/74 - P18027: (D)o outro lado do combate (14): A Igreja Católica na vida dos prisioneiros de guerra: o caso do Geraldino Marques Contino, 1º cabo op cripto, CART 1743, Tite, 1967/69 - Parte I (Jorge Araújo)






8
9
11
______________________

Nota do editor:

Último poste da série > 25 de outubro de 2017 > Guiné 61/74 - P17905: (D)o outro lado do combate (13): Jovens recrutas do PAIGC... (Jorge Araújo)

5 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Jorge:

Como vês, o poste sobre os prisioneiros de guerra e a Igreja Católica parte I, acaba de sair com atraso de um mês...

Quanto ao arcebispo de Conacri, não te esqueças que será preso em dezembro de 1970... Vê aqui:

https://en.wikipedia.org/wiki/Raymond-Marie_Tchidimbo

Estranha ironia: na carta que enviou ao Amílcar Cabral, intercedendo a pedido do Papa pelo Geraldino, fazia profissão de fé na "justa luta" do PAIGC...Na sequência da Op Mar Veerde, será vítima da sanga de Sékou Touré: aafou-se do pelotão de fuzilamentoo, mas não da prisão e da tortura... Esteve preso 8 anos.

É autor de "Noviciat d'un évêque : huit ans de captivité sous Sékou Touré" [Noviciado de um bispo. Oito anos de cativeiro no regime de Sékou Touré]. Paris: Fayard, 1987. 332 p.

Foi libertado de um campo de concentração em 1979, levado para Roma, elevado à dignidade de cardeal em 1992. Nasceu em 1920 e morreu em 2011.

Anónimo disse...

Luis,

Obrigado por este teu comentário. Como sabes, estou em Portimão em Mais uma jornada académica.
Quanto ao que aconteceu ao Arcebispo de Conacri, depois de 1970, a vida, mesmo a religiosa, tem destas "coisas"... ou "experiências"...
Quando chegar a casa, farei outro comentário...

Até lá...

Um abraço para a Tabanca.

Jorge Araújo.

Antonio Rosinha disse...

Paulo VI veio por essa altura a Fátima onde Salazar foi obrigado a ir por cortesia, pois que a fé não seria muita.

Essa do bispo de Conacri/Amilcar/Papa, já era um bom prego no caixão do império de Portugal.

Mas a igreja católica que já perdia muito para as missões protestantes (Angola e Moçambique), andava de cabeça perdida em África, e continua perdida de todo.

A maioria dos católicos lusófonos africanos vieram para a Europa no 25 de Abril, e foram vindo até hoje.

Agora os bispos católicos e protestantes já pouco riscam em África excepto um pouco em Angola, Moçambique e África do Sul, Guiné São Tomé e Caboverde.

Não é que façam muita falta os bispos para os africanos irem para o céu, mas que o seu rápido desaparecimento faz com que os africanos fiquem mais perto do inferno aqui na terra não haverá muita dúvida.

Anónimo disse...

Camaradas, Bom dia e bom feriado.

Quanto à resposta sobre o porquê da prisão de Raymond-Marie Tchidimbo fá-lo-ei após a publicação da parte II.

O que neste contexto posso acrescentar é que o Papa Paulo VI, no seu discurso ao Sacro Colégio durante a audiência para apresentação das Boas-Festas, realizado na Santa Sé, em 22 de Dezembro de 1979, sábado, referiu-se ao Arcebispo de Conacri nos seguintes termos:

[...] “E uma grande alegria invade o meu espírito, neste momento, ao recordar que um Bispo da Igreja de Deus, o venerado D. Raymond-Marie Tchidimbo, foi este ano restituído à sua plena liberdade depois de um longo período de sofrimento” [1970-1979] [...] (Ponto 13, p 11).

https://w2.vatican.va/content/john-paul-ii/pt/speeches/1979/december/documents/hf_jp-ii_spe_19791222_auguri-collegio.pdf

Com um forte abraço de amizade.

Jorge Araújo.



Anónimo disse...

Camaradas,

Onde se lê Paulo VI, deve-se ler João Paulo II (1920-2005) [chefe da Igreja Católica de 16 de Outubro de 1978 até 2 de Abril de 2005, dia da sua morte].

Jorge Araújo.