domingo, 2 de setembro de 2018

Guiné 61/74 - P18973: In Memoriam (318): O nosso amigo e camarada Joaquim Carlos Rocha Peixoto (1949-2018), ex-Fur Mil da CCAÇ 3414 (Guiné, 1971/73), faleceu hoje... O corpo estará, esta noite, em câmara ardente na Igreja das Freiras, em Penafiel, e as exéquias fúnebres serão amanhã, às 15 horas

IN MEMORIAM


Joaquim Carlos Rocha Peixoto 
(Penafiel  1949-Porto, 2018)



Realidade quase impensável e inaceitável quando se trata de um amigo de há tantos anos.

Acabou de chegar ao nosso conhecimento, através do seu inseparavél amigo e vizinho, José Manuel Cancela, a notícia do falecimento do nosso camarada e amigo Joaquim Carlos Rocha Peixoto, natural de Penafiel.

Especialmente à nossa querida amiga Tertuliana Margarida Peixoto, e demais família (filhas e netos), deixamos o nosso mais sentido pesar pela perda do seu dedicado marido, pai e avô.

Voltaremos para dar notícias quanto ao local onde o malogrado amigo estará em Corpo Ardente assim como com pormenores do seu funeral.

Os editores

********************

PS - Acabamos de saber, por notícia das 16h, da Tabanca Matosinhos, que o corpo do nosso querido camarada e amigo Joaquim Peixoto está hoje à noite em Camara Ardente na Igreja das Freiras em Penafiel (Perto da Praça da Feira). 


As exéquias fúnebres estão marcadas para amanhã - segunda feira - pelas 15 horas na referida Igreja.
____________

Nota do editor

Último poste da série de 12 DE JULHO DE 2018 > Guiné 61/74 - P18839: In Memoriam (317): João [Alfredo Teixeira da] Rocha (Ilha de Moçambique, 1944 - Porto, 2018), nosso grã-tabanqueiro n.º 775, a titulo póstumo (Luís Graça / Jaime Machado / Carlos Silva / Tabanca de Matosinhos / António Pimentel)

7 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Estou em Candoz, Marco de Canavezes. e acabei de saber a triste notícia, à hora do almoço. Era uma morte anunciada. Fazíamos questão, eu e a Alice, de estar com a Margarida, ainda hoje, ou amanhã, o mais tardar, antes de seguirmos para Lisboa, findas as "férias rurais" na Quinta de Candoz...

Assim sendo, queremos estar ainda hoje no velório do nosso malogrado camarada e amigo, em Penafiel, e na sua derradeira despedida da terra e da vida que ele tanto amavava, presumimos que amanhã, segunda feira.

Anónimo disse...

Aos homens bons, aos melhores homens de todos nós, desejamos uma vida longa para pudermos usufruir , se possível até ao limite a sua companhia tão agradável e relaxante.
A perda do amigo Joaquim Peixoto, que ainda há poucos meses era um homem saudável, bom, alegre, transparente, vai criar em mim um vazio que ninguém poderá preencher. Tenho a certeza que o mesmo acontecerá a muitos camaradas e amigos que o conheceram e que conviveram com ele.
A minha mulher que o conheceu, a ele e à esposa Margarida, num almoço na quinta do poeta da Régua, e gostou muito do casal, gostaria muito ir ao funeral amanhã. Eu por maioria de razões, mais conhecimento e mais convivência gostaria muito de estar presente, mas porque a minha mulher está bastante adoentada, embora por doença passageira segundo me dizem, terei que lhe fazer companhia e não vamos puder ir.
À Margarida enviamos um grande abraço de pêsames, sabemos que a sua dor é grande, nós compartilhamos dela e tal como nós uma multidão de homens e mulheres que o conheceram que o estimaram e se sentiram felizes e honrados com a sua convivência.

Francisco Baptista

Anónimo disse...

Não conheço o camarada Rosa Peixoto, mas como ex-combatente da Guiné, não posso deixar de enviar as minhas condolências à sua família.
Que descanse em paz.
Virgilio Teixeira

Anónimo disse...

Caros amigos deste "Luísgracaecamaradasdaguine"
Não encontro as palavras com que expressar o meu pesar pela partida do "nosso"amigo Peixoto,
mas vim deixar os meus sentidos pêsames a todos os seus camaradas e amigos, e muito especialmente à sua esposa, a amiga Margarida, filhas netos e de mais família.

Que descanse em Paz o amigo Peixoto!

Felismina mealha


antonio graça de abreu disse...

antonio graça de abreu disse...

Também nasci em 1947 também frequentei o Colégio João de Deus, em Santa Catarina, no meu querido Porto, em 1964/65. Talvez tenha sido colega do Peixoto. Descansa em paz,camarada!...

António Graça de Abreu

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Luís Graça & Maria Alice Carneiro:

Estivemos, ontem à noite, na Igreja das Freiras, em Penafiel, a despedirmo-nos do nosso amigo Joaquim, e a acompanhar na dor a Margarida, a sua filha e o seu filho... Apesar de tudo, era uma família que mostrava uma grande serenidade e dignidade... O Joaquim esperou por eles para morrer, ao fim da manhã!... Lucidamente, apenas com a morfina para lhe aliviar as dores físicas!...

Desgraçadamente era uma "morte anunciada"... Morre-se zozinho, sendo este o ato mais solitário da vida, mas a companhia dos que nos amam é um bálsamoo!... Não há melhor morfina do que o amor e a compaixão!... Que lição extraordinária, esta, para todos nós que receamos esse momento derradeiro e fatal... Como iremos morrer ? Às três da manhã, sozinhos, numa cama do "terminal da morte", ou lúcida, digna, corajosamente, de mão dada com os que nos amam ?...

Que melhor despedida podia querer um homem bom e um grande camarada da Guné como o Joaquim ?!

Soubemos pela Margarida, quanto bem lhe fez, em vida, o nosso blogue e as amizades que ele criou e alimentou na Tabanca Grande, na Tabanca de Matosinhos, na Tabanca dos Melros e na Tabanca de Guilhomil, em Guimarães, de que ele era o generoso e hospitaleiro régulo.

https://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/search/label/Tabanca%20de%20Guilhomil

Malta da Tabanca de Matoisnhos, vamos fazer-lhe a nossa homenagem de despedia no almoço de 4ª feira ? Eu e a Alice alinhamos, ainda estamos por cá esta semana!

Anónimo disse...

Em principio podem contar comigo e com a minha mulher Manuela.
Alguma vez temos de conhecer alguns camaradas da Guiné.
Se não houver surpresas, lá estarei.
Abraço,
Virgilio