domingo, 2 de setembro de 2018

Guiné 61/74 - P18974: Blogues da nossa blogosfera (102): Jardim das Delícias, blogue do nosso camarada Adão Cruz, ex-Alf Mil Médico da CCAÇ 1547 (21): Palavras e poesia



Blogue Jardim das Delícias, do Dr. Adão Cruz, ex-Alf Mil Médico da CCAÇ 1547/BCAÇ 1887, (Canquelifá e Bigene, 1966/68), com a devida vénia, reproduzimos esta publicação da sua autoria.


O SEGREDO

ADÃO CRUZ

© ADÃO CRUZ


O mais belo segredo da minha vida
Onde o horizonte foge contra o tempo
É só nosso e de mais ninguém
Onde as sombras negras desaparecem
Ele procura ver-me na janela dos teus olhos
E tenta falar-me no silêncio falso do desdém.

Mais além veste-se de negro
De sol enorme e de pão quente
Do eco de tudo à volta do teu ninho
De purpúreos reflexos de sol poente
Do vermelho de sangue em coração de gente.

Não consigo ver-te tão ausente
Sem calor no descampado que aqui mora
Sem o dilúvio do desejo permanente
Que adormece nos verdes rios do meu segredo
E acorda sempre ao romper da aurora.

Tudo me encaminha para os teus olhos
Quando te sentas à porta da minha idade
Nesta entrada iluminada de enganos e algemas
Mas o segredo que devora a vida
Presa entre as mãos abandonadas e serenas
Veste de mentira a beleza da verdade.

Como criança quase me obriga a pedir ao vento
Uma lufada de Primavera amor e sentimento
Mas as palavras fazem ninho
No mais doce recanto de um beijo de sofrimento
E adormecem de mansinho.

Vou embora…
São horas de saber se a vida vale a pena
No dobrar de avessos e gargalhadas
Junto ao rio que os dedos fazem e desfazem
Vou correr as margens no sentido da nascente
Sabendo que o rio me arrasta para o fim da tarde
Na implacável força da corrente.

Ainda bem que esta margem é clara e amena
E do outro lado é tudo escuro quase negro
Mas quando o fogo queima o pensamento e a razão
Até o segredo azul de um pálido coração
Escondido desde há muito no ventre dos pinheiros
Parece verde como o verde da ilusão.
____________

Nota do editor

Último poste da série de 26 DE AGOSTO DE 2018 > Guiné 61/74 - P18956: Blogues da nossa blogosfera (101): Jardim das Delícias, blogue do nosso camarada Adão Cruz, ex-Alf Mil Médico da CCAÇ 1547 (20): Palavras e poesia

Sem comentários: