domingo, 2 de setembro de 2018

Guiné 61/74 - P18975: In Memoriam (319): Uma porção de Guiné - em homenagem ao Joaquim Carlos Peixoto que hoje nos deixou (Joaquim Mexia Alves)

Monte Real, 8 de Junho de 2013 > Joaquim Carlos Peixoto e sua esposa Margarida, no VIII Encontro Nacional da Tabanca Grande


Do nosso camarada Joaquim Mexia Alves chegou-nos hoje esta mensagem com um texto dedicado ao Joaquim Carlos Peixoto, que hoje nos deixou:

Meus amigos
Fui apanhado de surpresa!
Escrevi num repente um texto, ditado pelo coração, que publiquei na nossa Tabanca do Centro e aqui vos envio para dele fazerdes o que muito bem entenderdes.

Com um abraço amigo e francamente sentido do
Joaquim
  

********************


UMA PORÇÃO DE GUINÉ

Joaquim Mexia Alves

Chega uma pessoa de um almoço domingueiro em família e abre estas novas tecnologias de comunicação e depara-se com uma notícia: Morreu o Joaquim Carlos Rocha Peixoto!

De repente, do meio do calor da Marinha Grande, chega o calor da Guiné e sinto-me transportado para aquelas terras ou sei lá eu bem para onde!

Pergunto-me se o conhecia assim tão bem e chego à conclusão de que não, mas a sua bonomia, a sua simpatia, o seu olhar sereno, confiante, camarigo, ligado ao da sua mulher, Margarida, transporta-me para uma realidade que queria longe de mim e que é o saber que nós, os camarigos, vamos partindo, e que não sei se deixamos história, se deixamos sentimentos, se deixamos alma lusa, para motivar os vindouros, que já cá vão estando!

O Joaquim Peixoto era a serenidade em pessoa, pelos menos para mim, e na sua partida, chora-me o coração de camarigo, mas anima-se a minha alma de cristão: Ao homem bom Deus recebe sempre no seu amor!

Sirvo-me da expressão popular e desejo que a “terra lhe seja leve”, porque aos homens bons Deus toma-os nos seus braços e leva-os para a eternidade!

A ti, meu amigo, camarigo, Joaquim, como eu, junto-me em oração à tua Margarida, à tua família, e espero que lá no “assento etéreo a que subiste”, nos relembres sempre junto daqu’Ele que é a vida, para que também nós a ti nos juntemos um dia, fazendo de um bocadinho do Céu, uma porção de Guiné!

Marinha Grande, 2 de Setembro de 2018
Joaquim Mexia Alves
____________

Nota do editor

Vd. poste de 2 de Setembro de 2018 > Guiné 61/74 - P18973: In Memoriam (318): O nosso amigo e camarada Joaquim Carlos Rocha Peixoto (1949-2018), ex-Fur Mil da CCAÇ 3414 (Guiné, 1971/73), faleceu hoje... O corpo estará, esta noite, em câmara ardente na Igreja das Freiras, em Penafiel, e as exéquias fúnebres serão amanhã, às 15 horas

4 comentários:

José Marcelino Martins disse...

Condolências.
Cada vez, com mais frequência, estas noticias batem-nos à porta.
É o que nos espera.

Unknown disse...

Um grande e forte abraço a todos: Familiares, Amigos e
Veteranos.

J.D.Faro
68/70

Juvenal Amado disse...

Lamentável perda .

À família e camaradas uma palavras de profundo desgosto e os meus mais sentidos pêsames.

Cesar Dias disse...

Os meus sentidos pêsames a toda a familia e amigos mais chegados, mais um camarada que nos deixa, cada vez somos menos, mas vamo-nos manter até ao ultimo da nossa geração.

César Dias