terça-feira, 4 de setembro de 2018

Guiné 61/74 - P18983: Convívios (871): Tabanca de Matosinhos, restaurante Espigueiro (ex-Milho Rei), rua Heróis de França, 721, Matosinhos: amanhã, 4ª feira, a partir das 12h, almoço de homenagem aos grã-tabanqueiros Joaquim Peixoto (1949-2018) e Margarida Peixoto


Joaquim e Margarida, em Monte Real, 2010. Foto de
Manuel Carmelita / Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné
1. Ontem às 10:38, a Tabanca Matosinhos  publicou a seguinte mensagem na sua página do Facebook:

 O Joaquim Peixoto merece a nossa homenagem.

Na próxima quarta feira dia 5 de Setembro,  à hora do costume ([, a partir das 12h,] no Restaurante Espigueiro ( ex-restaurante Milho Rei) em Matosinhos, vamo-nos reunir à sua volta e recordar o que ele foi para cada um de nós e como a sua forma de ser e estar n

a vida nos marcou.


2. A Tabanca Grande, a mãe de todas as tabancas, associa-se a esta singela  mas justa homenagem,  e  apela à participação de todos os camaradas, que estejam por aqui perto, disponíveis e solidarários.  

É possível que a viúva, Margarida Peixoto, porfessora do 1º ciclo do ensino básico, reformada, e também nossa querida grã-tabanqueira, possa estar presente. Ela é uma mulher que soube enfrentar. com os seus 2 seus filhos,  esta tragédia da doença e morte do seu marido, com uma enorme coragem e dignidade, um exemplo para todos nós e nossas famílias.

Levem as vossas companheiras. Eu e a Alice, ainda cá pelo Norte, estaremos lá connosco!... Haverá mais companheiras nossas. A Tabanca de Matosinhos tem um reservado próprio onde cabe muita gente. E o restaurante é amplo. Não há inscrições prévias, é só chegar e sentar-se à mesa.

Para quem não sabe, o Restaurante Espigueiro ( ex-Milho Rei) fica na Rua Heróis de França, 721, Matosinhos 4450-159, Portugal, telef +351 22 938 5685.

A referência é o Memorial do Passos Manuel, na Avenida da República. É o quarteirão a seguir,  à direita, quando estamos virados para o mar.

3. Seria interessante e proveitoso, para todos nós,  que os amigos e camaradas que privaram mais com o Joaquim Peixoto (bem como com a Margarida)  pudessem, depois da refeição, usar da palavra justamente para "recordar o que ele foi para cada um de nós e como a sua forma de ser e estar na vida nos marcou", de acordo com a sugestão do(s) régulo(s) da Tabanca de Matosinhos.

Luís Graça dá aqui o mote, poético, com o primeiro quarteto do soneto que faz questão de dizer amanhã ao saudoso amigo e camarada Joaquuim:

Joaquim, bom amigo e camarada,
nunca quiseste estar entre os primeiros,
mas, por nós, tens presença reservada
lá no Olimpo dos deuses e guerreiros.
______________

Nota do editor:

Último poste da série >  21 de agosto de 2018 > Guiné 61/74 - P18943: Convívios (870): Encontro e almoço do pessoal da CCAV 3366/BCAV 3846, a levar a efeito no próximo dia 8 de Setembro de 2018 no Parque das Nações, em Lisboa (Delfim Rodrigues, ex-1.º Cabo Aux Enf)

7 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

O camarada Virgílio Teixeira quer vir, com a esposa, ao almoço de homenagem ao camarada Peixoto. E aproveitávamos para nos conhecermos pessoalmente. Ele tem sido muito assíduo, na colaboração com o nosso blogue.

Ficou muito consternado com a morte de um camarada que ele não conheci mas que passou a conhecer com toda a informação disponibilizada pelo blogue, e muito impressionado com a onda de solidariedade que se criou. Ele é "periquito" em matéria de tabancas... Respondi-lhe:

"Encantado!... Serás bem vindo!...Tu e a tua querida esposa. Haverá mais senhoras, incluindo a Alice, pois claro. De Vila do Conde também vem o casal Manuel e Joaquina Carmelita, muito amigos do casal Peixoto, e que são teus vizinhos...

"Tens aqui a informação que precisas: o restaurante teve de mudar de nome há tempos por razões de registo comercial (já havia algures um Milho Rei)" (...)

Abraço, até amanhã. Luis

Anónimo disse...

Ok Luís está feito e se Deus quiser lá estaremos a partir das 12 horas. Percebi que o restaurante é o mesmo - já lá estive quando era o Milho Rei, agora apenas mudou de nome, o Espigueiro. Conheço os restaurantes todos (ou quase) de Matosinhos, em especial Serpa Pinto, Heróis de França etc. ....
Um aviso à Navegação: Não faço discursos, não tenho jeito nem feitio, apenas escrevo muito e digo pouco!

Até amanhã

Ab, Virgilio

Juvenal Amado disse...

Só te conheci de raspão
Mas de ti guardo memória
De que foste sempre presente
Nos dias que todos recordarão


Tabanca Grande Luís Graça disse...

Ninguém é obrigado a botar faladura...

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Errata importante:

o Restaurante Espigueiro (ex-Milho Rei) fica na Rua Heróis de França, 721, Matosinhos 4450-159, Portugal, telef +351 22 938 5685.

... e não na Av Seroa Pinto... Peço desculpa. LG

Bispo1419 disse...

É com profundo pesar que tomo aqui e agora conhecimento da morte do Joaquim Peixoto, camarada que muito estim(o)ava.
Solidário na dor, expresso as minhas profundas condolências aos seus familiares e amigos mais chegados.

Manuel Joaquim

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Foi uma bela jornada de confraternização e solidariedade... Vários de nós tomámos a palavra: Eduardo Moutinho dos Santos e José Teixeira, em nome da Tabanca Grande, Leite Rodrigues, José Manuel Lopes, Alice Carneiro, Luís Graça, Margarida Peixoto...

Aqui fica o soneto que eu disse na ocasião:


Soneto de homenagem a dois grã-tabanqueiros,
Joaquim Peixoto (Penafiel, 1949-Porto, 2018) e Margarida Peixoto

Joaquim, bom amigo e camarada,
nunca quiseste estar entre os primeiros,
mas, por nós, tens presença reservada
lá no Olimpo dos deuses e guerreiros.


Serás para sempre um dos nossos melhores,
e recordado com doce saudade,
por todos nós, da Guiné aos Açores,
sem esquecer a tua natal cidade.


A Guida, a tua mulher-coragem,
deu-nos o privilégio da sua presença,
juntando-se a esta homenagem.


O vosso Amor a Morte não o matou,
mesmo se, no final, foi a Doença
quem, à traição, a Vida te tirou.


Tabanca de Matosinhos, 5 de setembro de 2018

Luís Graça, Maria Alice Carneiro e demais presentes