segunda-feira, 13 de abril de 2020

Guiné 61/74 - P20854: Efemérides (323): No dia 13 de Abril de 1970, a CART 2732 embarcou no Cais do Funchal, no navio Ana Mafalda, com destino à Guiné (Carlos Vinhal, ex-Fur Mil Art MA)


Se dos fracos não reza a História, da História da CART 2732 e dos seus valorosos Combatentes, reza que hoje se completam 50 anos após o seu embarque no Cais do Funchal, no navio Ana Mafalda, com destino à Guiné, onde chegaram no dia 17 para cumprir uma esforçada comissão de serviço de 23 meses.

Companhia de quadrícula, esteve aquartelada em Mansabá durante 22 meses, onde deixou muitos amigos e saudades entre a população.

Cais do Funchal, 13 de Abril de 1970 - O Governador do Distrito, Coronel Braamcamp Sobral, e o Governador Militar da Madeira, Brigadeiro Luís Mário do Nascimento, passam revista à formatura da CART 2732.

Cais do Funchal, 13 de Abril de 1970 - Desfile da CART 2732, comandada pelo Alf Mil Manuel Casal, momentos antes do embarque. Como Porta-estandarte o então Segundo Sargento António Piedade Santos.


Foi este o efectivo da CART 2732 que embarcou no navio Ana Mafalda

__________

Notas:

São estes os que embora "não achando quem armas lhes resistisse" acabaram por sucumbir no cumprimento da sua missão, não voltando connosco:

a) - O Alf Mil Art MA José Armando Santos do Couto, faleceu em combate em 6 de Outubro de 1970
b) - Soldado José do Espírito Santo Barbosa, faleceu no HMP em 14 de Dezembro de 1971, vitima de ferimentos recebidos em combate no dia 2 de Dezembro.
c) - Soldado Manuel Vieira faleceu em combate no dia 2 de Dezembro de 1971.
d) - Soldado José Silvestre Nunes Vieira faleceu vítima de acidente de viação  em 17 de Maio de 1971.

Há ainda a registar o falecimento por doença, em 16 de Maio de 1971, do Soldado Artur Malcata de Matos, integrado na CART 2732 já na Guiné.

A estes 5 saudosos camaradas de armas, neste dia, a nossa homenagem.
____________

Nota do editor

Último poste da série de 12 de Abril de 2020 > Guiné 61/74 - P20851: Efemérides (322): O meu domingo de Páscoa de 1968 (Carlos Pinheiro, ex-1.º Cabo TRMS Op MSG)

9 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Bela homenagem, Carlos, aos bravos da CART 2732 que há 50 anos partiam para a Guiné... Mas, reparando bem, só dois de vocês, dos "fundadores", tu e o inácio Silva, é que integram a Tabanca Grande... Sem esquecer, claro, o Jorge Picado e o Francisco Baptista que integraram a vossa companhia, em rendição individual, e que também são nossos ilustres tabanqueiros...

São quatro, são poucos, mas bons... Um abraço para vocês!...Luís

José Marcelino Martins disse...

Há 50 anos, neste dia, já aguardava ansioso o meu periquito.
Julgo que estava em Bissau em consulta externa, e fui ao QG saber como andavam as coisas.
Em Junho/70 era tempo de regresso

Hélder Sousa disse...

50 anos!

Uma vida! (já longa....)

Parabéns, "sobreviventes"!

Abraços

Hélder Sousa

Gil disse...

Na foto aparece á civil, de fato escuro, o talvez Coronel Braancamp Sobral, que conheci em 1966 na Guiné, julgo que em Mansoa, como ten-coronel Cmdt de um Batalhão, ali baseado.
V Briote

Carlos Vinhal disse...

Caro Virgínio, não estás enganado, é mesmo o Coronel Braamcamp Sobral, então Governador do Distrito (assim designado à época). Foi como dizes Comandante do BART 645, (Águias Negras) que entre 1964 e 1966 palmilhou o Oio, inclusive Mansabá.
Grande abraço
Carlos Vinhal

Anónimo disse...

Boa noite Carlos Vinhal,

São os 50 anos da partida, daqui a 2 anos festejas os 50 anos de chegada.
Nessa época - 13abr70, já eu preparava o meu casamento para daí a um mês.
Vejo os NIM quase todos acabam em 69, portanto era a geração de nascidos em 48, portanto malta que hoje anda pelos 72 anos, e eu já vou nos 77 anos, o meu NIM 00439364, era 5 anos mais antigo.
Gosto de trabalhar com números, é só para mandar a minha mensagem de congratulação, para todos esses homens que há 50 anos e um dia, partiram do Funchal, que não conheço, rumo à nossa Guiné.
Não aparece aqui o Comandante da Companhia, não embarcou com vocês, ou já lá estava ou foi depois.
Longa vida e com saúde, na era COVID.

Ab,

Virgilio Teixeira


Anónimo disse...

Boa noite Carlos
Festejaste os 50 anos de partida, tal como eu em Fevereiro fiz o mesmo, mas agora estou festejando os 49 em que estive com vocês e no passado dia 11 era então domingo de Páscoa e festejei igualmente os meus "risonhos" 34 anos,

Abraço
JPicado

Carlos Vinhal disse...

Caro Virgílio Teixeira
A CART 2732, falando de Comandantes, tem um historial complexo.
Na altura da formação da Companhia, ainda no Funchal, foi-nos atribuído um Comandante, o Capitão Prego Gamado, que deu baixa ao hospital antes do embarque. Logo, fomos comandados durante a viagem para a Guiné pelo saudoso Alferes Miliciano Manuel Casal.
Chegados a Mansabá, herdámos o Comandante de CCAÇ 2403, que fomos substituir, o Capitão Carreto Maia, que acabou a sua comissão de serviço logo em Junho. Foi substituído pelo Capitão José Maria Belo. Este, talvez o melhor dos nossos Comandantes, acabaria por dar baixa ao hospital, sendo substituído pelo Capitão Carreto Maia, que não deixou saudades a ninguém. Teve sucessivas baixas hospitalares, numa delas foi substituído temporariamente pelo nosso amigo ex-Capitão Miliciano, senhor Engenheiro Jorge Picado. Até aqui já são cinco os Comandantes.
Finalmente, em Outubro de 1971, veio comandar-nos mais um Capitão Miliciano, desta feita o Dr. Armando Santos Caeiro que ainda ficou na Província quando regressámos a casa.
Com estas e com outras, o nosso Comandante natural foi o Alferes Casal por quem nutríamos uma consideração sem limites. Faleceu, infelizmente, no ano passado.
Aqui ficam para que conste, os nossos Comandantes.
Abraço
Carlos Vinhal

Carlos Vinhal disse...

Amigo Jorge Picado, é verdade, festejaste os teus 34 anos em 11 de Abril de 1971, em Mansabá, Dia de Páscoa. "Não me lembro como se fosse hoje" já que nem sequer me convidaste para a festa. Verdade se diga que mal me conhecias apesar da nossa peregrinação a Fátima. Eu ia sempre na cauda da progressão, porque era da secção do morteiro 60, e tu ias lá na frente onde deviam ir os comandantes e seus assessores.
Ainda há dias falámos nisso. Éramos uns putos e agora somos uns cangalhos cheios de mazelas. Que o coronavírus ao menos nos poupe.
Grande abraço para ti.
Carlos