domingo, 12 de abril de 2020

Guiné 61/74 – P20846 : Memórias de Gabú (José Saúde) (92): A insofismável batalha dos antigos combatentes (José Saúde)


1. O nosso Camarada José Saúde, ex-Fur Mil Op Esp/RANGER da CCS do BART 6523 (Nova Lamego, Gabu) - 1973/74, enviou-nos a seguinte mensagem. 


Memórias de Gabu

A insofismável batalha dos antigos combatentes
Contornos da guerrilha com laivos preocupantes

Somos estéreis partículas ao cimo deste imenso cosmos terrestre que precipitadamente se dissolvem num universo desigual, onde os valores humanos parecem dissipar-se no seio de uma sociedade mundana, cujas gerações atuais, e vindouras, deslizam para o perverso sentimento de um profundo desconhecimento que houve uma guerra recente onde estiveram envolvidos jovens cuja luta travada no terreno consumiu gerações.

Porém, esses fatídicos sons das armas que atormentaram centenas de milhares dos então meninos e moços, apelidados como “carne para canhão”, tendem ser escamoteadas da história e pouco ou nada se agindo para incutir nas gerações que muitos dos seus pais e avós foram rigorosamente atirados para as frente de combate sem a mínima preocupação de os dotarem com bastos conhecimentos de como atuar numa guerrilha que, para nós, se apresentava porventura desigual, sendo a luta nos campos de batalha excessivamente terrível.

Neste varandim a que vamos chamar marcial, sendo por outro lado a contextualização de dados disponíveis pelo Estado Maior das Forças Armadas nos três palcos de guerra, Angola, Moçambique e Guiné, um fórum teatral onde se retiram somente números, sabendo-se no entanto que estes poderão não apresentar-se como reais, vistos que dizem existirem outros que por força de uma razão ou outra não foram contabilizados. 

Recorrendo, com a devida vénia, ao livro “Cronologia da Guerra Colonial”, de José Brandão, concentro a minha presunção numa aprendizagem sempre infinita e centralizo-me no infeliz número de mortos e feridos que o conflito ultramarino registou entre 1961 e 1974 nas três frentes de guerra.

Aliás, estes hediondos números, bem como o texto, ficam narrados no meu último livro “Um Ranger na Guerra Colonial Guiné-Bissau 1973/74”.

Um abraço, camaradas 
José Saúde
Fur Mil Op Esp/RANGER da CCS do BART 6523

Mini-guião de colecção particular: © Carlos Coutinho (2011). Direitos reservados.
___________

Nota de M.R.:

Vd. também o último poste desta série em:

Sem comentários: