sábado, 28 de novembro de 2020

Guiné 61/74 - P21589: Os nossos seres, saberes e lazeres (425): Na RDA, em fevereiro de 1987 (5) (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 5 de Agosto de 2020:

Queridos amigos,
A vida é assim, mexemos num dossiê que tem na capa Bruxelas e aparece-nos um caderno com largas dezenas de páginas referentes a uma viagem à República Democrática Alemã, no início de fevereiro de 1987, nem por sombras eu podia adivinhar que dentro em breve, no meu televisor doméstico, eu ia ver manifestações do muro, este escavacado, os berlinenses a passar de um lado para o outro, a queda de um regime sem sangue, seguir-se-á a reunificação, tudo ao contrário do que me era dito pelos anfitriões, aquele socialismo científico parecia fadado à eternidade.
Neste dia, o que me encheu as medidas, foi o Museu de Pérgamo, como é evidente não desgostei do trabalho aprimorado para erguer das cinzas o Bairro Nicolau e creio que um dia irei partir para as estrelinhas sem ter decifrado o que é que as autoridades alemãs orientais esperavam de mim, das suas mensagens políticas, de um acolhimento bem amável e de um programa cultural inexcedível. Foi assim, limito-me a transcrever dados essenciais de um caderno, continuo intrigado, na primeira página escrevi que no domingo vou ser recebido por um arquiteto em Potsdam, o Sr. Globisch, isto deve ser uma questão da idade, lembro-me de Potsdam, se acaso me encontrei com o Sr. Globisch, já está tudo na nuvem.

Um abraço do
Mário


Na RDA, em fevereiro de 1987 (5)

Mário Beja Santos

Saímos junto da Catedral de Berlim, tenho à minha direita a fachada da Galeria Nacional, atravessamos uma ponte com motivos escultóricos altamente militaristas, avançamos para a ilha dos museus. O prato-forte deste espaço museológico é o chamado Museu de Pérgamo, é o monumento mais valioso e procurado que ali se alberga. Para surpresa de Petra Petersen, depois de ver o desdobrável do museu e a localização dos espaços, e da manifesta ênfase dada às peças mais procuradas, peço para ir ao terceiro andar ver as fotografias de toda a aventura arqueológica alemã no Próximo Oriente, no território turco, inclusive nas ilhas da Ásia Menor. As expedições arqueológicas alemãs não eram inocentes. A política de Berlim era favorável a alianças sólidas com o império turco-otomano, pretendia-se acesso ao Mediterrâneo Oriental, às matérias-primas, sonhava-se com o caminho-de-ferro Berlim-Bagdade. Apostou-se forte na arqueologia, ali estava um acervo fotográfico a mostrar escavações e o fulgor dos seus resultados. Os turcos desprezavam os gregos, os seus monumentos estavam sempre prontos para vender. E não houve qualquer dificuldade na compra do Altar de Pérgamo nem nas fabulosas Portas de Istar, um dos monumentos mais impressionantes de uma civilização perdida.
Descemos ao museu e os deslumbramentos sucedem-se, a fachada do Mercado de Mileto impressiona pela dimensão, pela harmonia das proporções, por nos deixar supor a elevação desta cultura. Como tinha pedido antecipadamente em Lisboa para visitar o Altar de Pérgamo, por ali movimentei entre aquelas lutas mitológicas de gigantes, nada tinha visto nem nada verei ao longo da vida que provoque tão grande impressão, é uma organização única do aparato escultórico, tudo agenciado para que aquela obra-prima feita de pedra, mesmo com lacunas, nos deixe em estado de choque. E depois Babilónia, perguntei-me qual o grau de conservação e restauro para que aquele cromatismo quase faiscante parece ter sido feito ontem.
Foram muitas emoções no dia de hoje, irei esta noite à Ópera de Berlim, na Unter den Linden, ver o bailado clássico Ondina, interpretações inolvidáveis e a surpresa da música de Hans Werner Henze, numa boa interpretação orquestral. Está previsto um dia em cheio, logo de manhã de novo no Bairro Nicolau, o arquiteto Viktor Schlichte não me deixa regressar a Lisboa sem eu saber perfeitamente o que fez e como fez, a partir das cinzas. A última recordação que ainda conservo é que quando saí da Ópera fui até à porta de Bradenburgo, antes de entrar no espetáculo ainda contemplei a bela peça que é a escultura de Frederico da Prússia. Mas a Porta de Bradenburgo enche-me de lembranças, percorro a Praça de Paris, vi inúmeras fotografias desta Berlim reduzida a escombros, ali perto, espetral, está o edifício do Parlamento, percorrei a Unter den Linden que tem à sua esquerda edifícios mastodônticos, como a Embaixada da União Soviética, fico ali a contemplar a fronteira da Guerra Fria, aquela porta que escapou às bombas, e mostra triunfante a quadriga da Vitória.
Porta do Mercado de Mileto, 165 d.C.
Altar de Pérgamo
Porta de Istar, Babilónia

Vou pelo meu próprio pé até à igreja românica do Bairro Nicolau, o arquiteto não me dá tréguas, conta como fez uma ligação entre aquele bairro, a área da Câmara Municipal, como organizou toda aquela arquitetura que consegue ligar harmonicamente o passado ou o presente, com o Spree ali ao lado. Estudou a fundo a história da velha basílica românica que está em estreita ligação com a fundação de Berlim, é uma “igreja-salão”. Num trabalho de reedificação aproveitaram-se fotografias de um arquivo da Prússia. O discurso deste arquiteto entusiasta dirige-se agora para a construção do bairro, como aproveitou o que terá sido um tribunal medieval, como se reconstruiu um palácio rococó. Na zona do bairro havia o restaurante mais velho de Berlim, que foi destruído durante um bombardeamento de 1943. Já saímos da igreja do Bairro Nicolau e andamos à volta do casario, 850 apartamentos, restaurantes, lojas de todo o tipo, salas de exposições e galerias de arte. Para a sua contextualização urbanística o arquiteto pôde contar com estátuas que estavam depositadas em museus, ferros forjados, inúmeros indícios do passado ficaram cravados nesta nova urbanização. A brincar, tínhamos começado às oito e meia da manhã, aproximávamo-nos das onze horas, ia ser de novo recebido no Ministério dos Negócios Estrangeiros, e por alguém que eu já conhecia, o embaixador Vogel. Guardo no meu bloco de notas a conversa havida a meio da manhã de 6 de fevereiro de 1987. Eu não suspeitava mas ia receber informação sobre os apoios da RDA aos povos africanos, infelizmente não é o apoio que o Governo da RDA desejava, havia o condicionalismo da corrida aos armamentos. E fiquei a saber que os países do Tratado de Varsóvia apresentaram no início de 1986 um programa detalhado para a retoma da confiança e transferência de meios para os países subdesenvolvidos. E a lição continuou, a URSS não realiza há ano e meio um só teste nuclear, na expetativa de que os EUA aceitem a moratória nuclear, fico a saber que não aceitaram, fizeram entretanto vinte testes nucleares, querem forçar a URSS a gastar fortunas na corrida aos armamentos. E há a aposta na desestabilização, é o caso de Angola, de que as tropas cubanas são o obstáculo principal para a independência da Namíbia. Voltamos às questões africanas, limito-me a ouvir. A diplomacia portuguesa devia contribuir para que não houvesse ingerências nestes novos países independentes. Os fogos de guerra civil em Moçambique depauperam os recursos do país, os rebeldes matam os cooperantes. A RDA ajuda as organizações das mulheres comunistas, promove também a cooperação na saúde, no desporto e no comércio externo, formam os quadros africanos, a RDA construiu um complexo industrial têxtil em Moçambique, o seu custo foi suportado por um comité de solidariedade. Uma granja agrícola na região do Niassa foi destruída pela Renamo. A RDA foi forçada a retirar os seus especialistas do complexo têxtil de Mocuba. A RDA gostaria de colaborar conjuntamente com Portugal no desenvolvimento económico de Moçambique.
Findou a sessão, o embaixador despediu-se, é hora do almoço, Petra avisa-me que durante a tarde haverá nova sessão informativa, no mesmo local, e depois uma surpresa cultural. Suspiro, resignado mas Petra alegra-me, eu pedira-lhe para comer uma chucrute tradicional, com mostarda forte.
Igreja românica do Bairro Nicolau, Berlim
Estátua de Frederico, O Grande, da Prússia, Unter den Linden
Edifício da Ópera da Berlim RDA, tal como a conheci na viagem de 1987
Cartaz do bailado clássico Ondina, música de Hans Werner Henze
Porta de Brandeburgo, Berlim
(continua)
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Nota do editor

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