terça-feira, 24 de novembro de 2020

Guiné 61/74 - P21579: (In)citações (172): Frei Francisco Macedo (1924-2006), um madeirense, homem de Igreja e de Cultura, profundamente ligado à história contemporânea da Guiné-Bissau (Paulo Salgado, ex-alf mil op esp, CCAV 2721, Olossato e Nhacra, 1970/72)


Guiné- Bissau > Bissau > c. 2010 > Vista aérea do centro histórico: Av Amílcar Cabral (, antiga Av da República, que partia da Praça do Império). Em primeiro plano, a Catedral de Bissau. 


Foto (e legenda): © Virgílio Teixeira (2019). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné] (*)



Paulo Salgado

1. Mensagem do Paulo Salgado [ex-Alf Mil Op Esp, CAV 2721, Olossato e Nhacra, 1970/72); transmontano de Torre de Moncorvo, administrador hospitalar reformado;  autor dos livros, "Milando ou Andanças por África", "Guiné, Crónicas de Guerra e Amor" e "7 Histórias para o Xavier"; autor também da série do nosso blogue, "Bombolom"; tem mais de um centena de referências no blogue]


Data - 27/10/2020 , 22:28
Assunto - O Padre Macedo: a memória de um franciscano, um cidadão e um clérigo exemplar.

Camaradas do Blogue,

Desejo partilhar convosco uma referência ao Padre Francisco Macedo, natural da Madeira, tendo-lhe sido prestada uma singela e sentida homenagem em 2007. Mas nunca é demais recordá-lo. 

Por esta razão, respigo, abaixo, alguns trechos da referida homenagem. Escreveu-se, bem, sobre Frei Heitor Pinto Rema (**). Permiti-me que invoque Frei Francisco Macedo.

Confesso que não conhecera o Frei Francisco Macedo, no tempo da guerra; apenas travei conhecimento com este grande cidadão e clérigo por força de duas circunstâncias felizes.

Na minha primeira ida à Guiné-Bissau, entre Novembro de 1990 e Outubro de 1992 – portanto quase dois anos, tantos quanto a tal estada entre 1970 e 1972 – fui à residência dos franciscanos para cumprimentar o Padre Sobrinho, também franciscano, irmão do Dr. Sobrinho, meu antigo professor no Colégio Campos Monteiro, em Torre de Moncorvo. Naquele momento, tive oportunidade de conhecer o Padre Macedo. Por três vezes visitei os decanos franciscanos na sua residência e havia…um sempre um Porto!

O segundo aspecto respeita ao facto de a minha filha Maria Paula (quinze anos) ter sido aluna de Português (11.º ano) do Padre Macedo. Com a temperança que se lhe reconhecia, os alunos adoravam-no. E acabavam por aprender a língua portuguesa. 

Um dia, fui buscar a Maria Paula ao fim da tarde, e o Padre Macedo chamou-me e disse: "Sabe, a sua filha é, talvez, a melhor aluna de Português que tive ao longo de mais de quarenta anos".

Claro que fiquei feliz!  (***)

Paulo Salgado 
___________

Frei Francisco Macedo: Homem de Igreja e de Cultura (1924-2006)  (Excertos)

Ecclesia > Abr 4, 2007 - 10:57  

Realizou-se no passado dia 1 de Abril, uma homenagem póstuma ao Fr. Francisco Macedo, no Centro Cultural John dos Passos, na Ponta do Sol, Made
ira.

Sendo o primeiro sacerdote franciscano natural da Ilha da Madeira, após a extinção das Ordens Religiosas em 1834, pretendeu-se com esta homenagem dá-lo a conhecer na sua terra natal e perpetuar a sua memória. 

Esta homenagem contou com o apoio da Câmara Municipal da Ponta do Sol e da Direcção Regional dos Assuntos Culturais. Para além dos autarcas locais, marcou ainda presença o Bispo do Funchal, D. Teodoro de Faria e o Provincial dos Franciscanos, Fr. Isidro Lamelas. (...) 

Fr. Macedo nasceu na Ponta do Sol a 2 de Abril de 1924. Por influência da avó paterna, terceira franciscana, entrou para a Ordem Franciscana em 1937 (Colégio de Montariol, Braga), tendo realizado a Profissão Solene em 1946, no Convento de Varatojo, e a Ordenação Sacerdotal em 1949, no Seminário da Luz, em Lisboa. 

Após uma curta permanência na Casa de Sto. António à Sé, partiu para as missões da Guiné-Bissau em 1951. Como missionário distinguiu-se, sobretudo, como pedagogo e educador da juventude. Sendo professor do Liceu Honório Barreto, em Bissau, recebeu a mais alta distinção do país pelos bons serviços prestados ao serviço da Educação: a condecoração com a Ordem de Instrução Pública, a 4 de Fevereiro de 1968, pelas mãos do então Presidente da República, Américo Tomás. 

Em 1973 toma posse como Reitor do mesmo Liceu, na presença do então Governador da Guiné, General António Spínola, sendo reconduzido no cargo, em 1975, pelos novos dirigentes da Educação, após a independência do país. 

No ano seguinte, convidado a trabalhar no Ministério da Educação, torna-se Assessor e Conselheiro do Ministro da Educação, chefiando o Gabinete de Planeamento e Estatística, departamento central do ministério. 

Foi ainda Director do Liceu Diocesano João XXIII, desde 1983, por indicação do Bispo de Bissau, D. Septtimio Ferrazetta. (...)

Fr. Macedo dedicou-se ainda à promoção do cinema, da fotografia, do teatro e da dança. Contudo, foi na música e no canto que mais se fez sentir o seu pendor artístico.

Criou o Orfeão de Bula, com cerca de 100 vozes, executando, estes, canções em latim, a três e quatro vozes, na Catedral de Bissau, nos ofícios e cerimónias da Semana Santa.

Presidiu à Comissão Diocesana de reforma e adaptação do canto litúrgico, tendo musicado, em três livros, os salmos dominicais vertidos para o Crioulo.

Foi ainda o responsável pela encomenda do órgão de tubos da Catedral, de fabrico alemão, em 1955, por ocasião da visita do Presidente da República, Higino Craveiro Lopes, tendo composto a música e letra de um hino, para esse efeito, que ficou célebre em toda a Guiné.

Deixando de trabalhar no Ministério da Educação da Guiné, em 1989, é condecorado pelo Governo do país que o louvou, oficialmente, pela Ordem nº 1/89, do Conselho de Ministros, reconhecendo-lhe as “excepcionais qualidades reveladas no exercício das diferentes funções que lhe foram confiadas no âmbito da educação, pelos seus dotes de inteligência, capacidade de trabalho, dedicação e espírito de sacrifício do que adveio uma profícua colaboração em prol do ensino, o que é grato destacar em sinal de reconhecimento do governo e do povo guineense”.

Em 1997, regressa a Portugal, por motivos de saúde. Após algum tempo no Convento de Leiria, foi colocado no Convento de Nª. Sra. da Penha, no Funchal. 

Foi Superior da Fraternidade, Assistente da União Missionara Franciscana (UMF), Capelão do Instituto Prisional da Cancela e, sobretudo, Confessor em muitas comunidades religiosas e paróquias. Faleceu a 6 de Março de 2006. 

 
___________

Notas do editor:


(*) Vd. poste de 14 de novembro de 2019 > Guiné 61/74 - P20344: Roteiro de Bissau: fotos de c. 2010, de um amigo do Virgílio Teixeira, empresário do ramo da hotelaria - Parte I


(***) Último poste da série > 6 de novembro de 2020 > Guiné 61/74 - P21520: (In)citações (173): Muitos parabéns, Professor Jorge Cabral, meu Mestre! (Petrouska Ribeiro, Luanda)

Sem comentários: