quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Guiné 61/74 - P21583: A galeria dos meus heróis (39): o meu amigo Doc - Parte I (Luís Graça)


Lourinhã > Porto das Barcas > Tabanca do Atira-te ao Mar > 8 de maio de 2020 > Uma "foto feliz", um bom sítio para, em pleno confinamento imposto pela pandemia de Covid-19,  revermos, ao ralenti, os fotogramas dos filmes que de vez em quando passam (e repassam) na tela da nossa memória, ajudando porventura a exorcizar os nossos fantasmas da guerra...


Foto: © Alice Carneiro (2020). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


A galeria dos meus heróis: o meu amigo Doc - Parte I

por Luís Graça


1. Estive no seu leito de morte. Um fatal cancro dos pulmões, porventura curável nos nossos dias, roubara-lhe a vida, há uns trinta anos atrás. Teria hoje 78 anos,  se fosse vivo. Morreu jovem, demasiado jovem.


Era um dos meus heróis da adolescência, o Doc. Tinha lentamente recuperado a alegria de viver, depois de uma grave crise que ele próprio qualificara de “existencial”.

A origem dessa crise remontaria, pelo menos, a setembro de 1967,  altura em que ele regressara da Guiné, onde havia conhecido a “guerra, pura e dura”.

Era um dos meus amigos, na época  da adolescência. Dele  guardarei para sempre uma grande saudade, não obstante as nossas vidas, cruzadas como tantas outras, se terem separado no final da década de 1960.

Nessa altura eu fui para a tropa e ele estava a retomar, a custo, os seus estudos de medicina que a vida militar viera interromper abruptamente.

A imagem mais dolorosa que guardo dele, é a da cama do hospital, num quarto, minúsculo, ao fundo de um corredor sombrio. Sem janelas. Sozinho como um cão, anichado em posição fetal, a escassas… 48 horas de exalar o seu último suspiro, como virei a saber mais tarde, pela… telefonista do hospital. 

Reconheceu-me só pela voz, não se moveu nem um centímetro, estava lúcido, mas já em grande sofrimento. Só lhe sussurrei, quase em cima do ouvido,  um tímido “Olá, Doc”. E acrescentei, estupidamemente: "Coragem!".

As suas únicas (e últimas) palavras, roucas, cavernosas,  inumanas, soaram-me a despedida, irremediável, sem retorno. Senti-as como um punhal cravado no meu peito. Guardei-as para o resto da minha vida:

Luisinho (tratava-me sempre por Luisinho), vai-te embora, vai-te embora! implorou. (Nunca saberei se era uma súplica, uma ordem ou uma expressão de raiva e impotência.)

Trinta anos depois, não me envergonho de o dizer,   essas palavras, as últimas, as únicas, que ele proferiu, no seu leito de morte, na minha presença, ainda hoje me martelam a cabeça.

Senti uma enorme impotência por ver a morte triunfar, impante, sobre a vida, e ao mesmo tempo vergonha  por ter sido incapaz de lhe tocar!... Como se ele já fosse cadáver!... Por pudor ou medo atávico da morte, não consegui sequer tocar-lhe. Muito menos dizer-lhe uma palavra de consolo. Só um tímido e cobarde... "Coragem!". 

Mais tarde,  talvez para tranquilizar a minha consciência e não sentir o peso da minha fraqueza e sentimento de culpa, iria interrogar-me sobre o significado que ainda poderia ter o meu gesto de compaixão, no momento mais pungente e solitário da vida de um homem… Que é quando um gajo agoniza, lúcido mas a sofrer, longe do mundo, já muito longe daqueles que nos amaram e que nós amámos!…

Em boa verdade, ele não tinha ninguém à sua cabeceira, morreria dois dias depois, “sozinho como um cão” (uma expressão que ele próprio usava, nos seus aerogramas, para falar da sua condição de combatente na guerra da Guiné, em 1965/67).  Morreria sozinho como um cão, aos 48 anos, longe da família, de que, aliás, só restava a irmã, e os sobrinhos que mal o conheciam. Não tinha filhos, pelo menos que se soubesse.

Tive um ataque de choro, convulsivo, enquanto saí dali, confuso, quase aos trambolhões, daquele corredor estreito e sombrio do hospital, sufocado, em busca do ar fresco do pequeno bosque que circundava o pavilhão, conhecido como o “terminal da morte”.

 

2. Recuando 30 anos atrás, lembro-me do seu regresso da Guiné. Eu era o único amigo de que ele se lembrava. Ou melhor, eu era talvez o único amigo de que ele se queria lembrar.

Tinha regressado da guerra em 1967, no verão que iria marcar, ironicamente, o fim, político, do homem que o mandara defender a Pátria, a milhares de quilómetros de casa.

Tinha regressado da Guiné e não avisara ninguém da família. Nem sequer a namorada. Muito menos os amigos, poucos, que vinham do tempo do colégio e do grupo de teatro amador, como era o meu caso. E eu,  seguramente, o mais novo.

De facto, nem sequer se dignara escrever-me, a mim, que era o seu correspondente e confidente (trocávamos correio  enquanto ele esteve na Guiné, entre 1965 e 1967) e, no grupo de teatro, secretário, moço de recados, ponto, datilógrafo, discípulo, figurante, aprendiz de ator… Além de sermos amigos e vizinhos de bairro, se bem que eu fosse mais novo uns bons anos.

Sentia-me lisonjeado com a sua amizade, mas também sabia que ele era um pessoa “difícil”, frequentemente “imprevisível e desconcertante”, "irascível e âs vezes duro e até cruel, se não mesmo desumano”, como escreveu um dos seus "amigos críticos", no jornal da cidade, na notícia necrológica. 

Sim, o Doc era bipolar.  Era uma pessoa de extremos, daí o facto de nunca  ter tido muitos amigos. Mesmo assim, houve gente decente da nossa terra, que compareceu ao seu funeral, que seria organizado pela sua irmã, professora universitária.

Não tinha, por isso, ninguém à sua espera, no Cais da Rocha Conde de Óbidos, nessa manhã de setembro de 1967. De resto, vinha sozinho, como me explicará mais tarde. Eu ainda não percebia nada de tropa, mas fiquei a saber, pelos aerogramas que trocávamos, que ele era de “rendição individual”. E, como tal, não havia regressado no navio com os seus camaradas da última companhia onde estivera, os quais, sendo mais novos, ainda ficaram a cumprir calendário. Ou, como ele dizia, com sarcasmo, “a cumprir o resto da pena de desterro”. 

Tanto quanto me apercebi, o Doc tinha receio que a família e alguns amigos lhe quisessem fazer uma surpresa, indo esperá-lo  no cais de desembarque. Seria a última coisa que ele iria aceitar, “a última cena, grotesca,  da tragicomédia da guerra”.

Curioso, sendo um “homem do teatro”, tinha um enorme pudor em manifestar em público as suas emoções e sentimentos. Aliás, ele não era propriamente ator mas encenador. Em boa verdade, eu nunca o vira representar, nem no palco nem na rua.

Ficaria trancado em casa nos primeiros dias, sem querer ver ninguém. Eu e a namorada teremos sido as primeiras pessoas, fora do círculo familiar, que ele condescendeu em receber depois do regresso. 

Para a namorada, seria aliás o fim de um relacionamento que já antes tinha tudo para não dar certo.  Julgo até que ela foi a primeira vítima da sua rutura com o passado. Segundo me contou depois a irmã do Doc, terão tido  uma discussão violenta, acabando tudo entre eles nessa tarde. Para grande desgosto da mãe, que via na Bela, a alma gémea do seu filho. Os inimigos do Doc respiraram fundo, com a notícia do rompimento do impossível namoro entre "a Bela e o Monstro".

Comigo desabafou, explicando-me que estava a fazer um “cura de sono”… Na altura, em 1967, não havia psiquiatras e psicólogos como há hoje, e eu, na ingenuidade dos meus dezoito anos, nem sequer pus a hipótese de ele estar a passar  por uma “crise de depressão”. 

Na época, não se falava de "saúde mental"  e muito menos ainda de “stress pós-traumático de guerra”, nem eu imaginava sequer o que fosse essa entidade clínica…

− Só as mulheres é que têm depressão pós-parto – dizia o pai dele, que nestas coisas tinha sempre um certo ar de sobranceria e fazia questão de emitir a opinião arrogante e definitiva do catedrático.

As relações pai-filho também não eram as melhores. Aliás, nunca foram lá muito boas. Contrariamente à mãe, o pai só lhe terá dito, à chegada, curto e seco:

Olá, filho, sê bem vindo… Finalmente, em casa!

Eram os dois parecidos, pai e filho, em  muita coisa, mas chocavam-se quando, por exemplo, discutiam a “guerra do ultramar” (como dizia o pai) ou a “guerra colonial” (como preferia chamar-lhe o filho).  Uma questão terminológica que lhe punha os cabelos em pé. 

Mesmo se tivesse “cunhas” (o que não era o caso), o pai nunca  se humilharia perante ninguém para interceder pelo filho, livrando-o do ultramar ou, pelo menos, da Guiné… E depois a tropa e a guerra iriam "fazer dele um homem", como fora o seu caso, que  combatera os alemães em Moçambique na I Grande Guerra.

− Lusinho (tratar-me-ia sempre por Luisinho, até ao fim da vida), não me leves a mal, nem ouças o tonto do meu “Velho”… Mas, quando eu desembarquei, a única coisa que eu queria,  era chegar a casa, não ver ninguém, não estar com ninguém, fechar as cortinas, enfiar-me na cama…

E acrescentou algo que me chocou e perturbou:

− Sabes que mais ? … Tenho asco a tudo o que é humano!

Não alcancei o que ele queria dizer com aquela estranha expressão. Mas ele insistia que precisava de dormir um “sono reparador”:

− … Dormir um dia inteiro, uma semana, um mês… Porventura, um ano ou até o resto da vida… Queria poder hibernar o resto da vida. Esquecer. Esquecer a tropa, a guerra, a Guiné…

Ainda ensaiei uma tímida tentativa de diálogo mas ele correu comigo, pondo-me fora do quarto… Aí assustei-me, ao ver e rever o seu ar acabrunhado, as olheiras fundas, a cor da pele amarelada,  a barba de vários dias, por fazer…

Afinal, era um “ataque de paludismo”, tranquilizou-me a pobre mãe que, à força de muitas súplicas e lágrimas, lá o convencera a ser visto pelo médico, amigo da família, e que, sendo de saúde pública, sempre devia perceber alguma coisa de doenças tropicais…

Nas costas da mãe e do médico, nesse fim de semana, despejou uma garrafa de uísque.

Na altura, confesso, eu até pensei que ele poderia estar com ideias parassuicidárias, como se diz hoje. Fiquei assustado com o estado de saúde, física e mental, do meu amigo. 

E ainda estava fresca, na memória de toda a gente da terra, a morte por enforcamento do pai de um antigo colega meu de escola. Estava eu de piquete na redação do jornal, fazia os "faits divers", os nascimentos, batizados, casamentos e óbitos,  e ainda vi, enquanto se aguardava a chegada da autoridade de saúde, o corpo a baloiçar numa barrote da caldeira onde  trabalhava. Era o adegueiro.

 

3. Reconstituindo o que se passara nessa manhã de neblina,  em que desembarcara,  no Tejo, de um velho navio, misto, de mercadorias e passageiros, da carreira colonial, o Doc contou-me que durante a viagem e à chegada tinha tido “pensamentos confusos e impulsos contraditórios”.

Chamara um táxi e estendera ao condutor um cartão com a morada de casa. Pediu para o acordar quando chegasse ao destino. Nem sequer fez questão de perguntar em quanto ficaria o serviço de táxi, sendo para fora de Lisboa. Tinha os bolsos cheios de notas, o “patacão sujo da guerra” (sic), em Bissau trocara um maço de “pesos” por escudos metropolitanos.

Ao fim de três horas e tal de viagem, estava na cama, na casa dos seus pais, na região Centro, na sua cama de solteiro, no seu quarto, com as estantes dos seus livros e discos de vinil, estava tudo como ele tinha deixado há dois anos atrás. 

Justamente ia fazer dois anos que não se viam, ele e os pais e a irmã. Ele não viera de férias, por “razões disciplinares”: tinha apanhado uma “porrada” (sic) e, em consequência do castigo, tinha sido transferido para outra companhia, como mandava o RDM, o regulamento de disciplina militar.

Senti que esse episódio o marcara muito, mas nunca me deu grandes pormenores. E eu respeitei a sua revolta e sobretudo o seu silêncio. Era evidente que o assunto o incomodava, não gostando de falar dele. 

Em aerograma que mandara aos pais, terá arranjado uma desculpa esfarrapada para justificar a impossibilidade de comparecer à festa, comemorativa  dos  25 anos de casados, marcada para o verão de 1966. (E se a mãe tanto insistira com ele para marcar as férias para o mês de julho de 1966!)

A releitura dos seus aerogramas não me permitiu esclarecer cabalmente esta história que lhe sujou a “caderneta militar” (documento, aliás,  a que eu nunca pus a vista em cima,  se é que ele não o destruiu em vida).

Há dois episódios que poderão estar na origem  da tal “porrada” ou castigo… Vejamos cada um, sem  entrar em grandes pormenores.

O primeiro  tem  a ver com uma exaltada discussão  com a Polícia Militar, em Bissau, quando ele tirou uns dias para ir ao estomatologista. Traduziu-se numa participação contra ele, tudo por causa de um cena de pugilato com outro militar (de que desconheço a patente, mas o mais provável era ser um 1º cabo).

O meu amigo Doc, que estava numa conhecida esplanada, perto da Amura, quis fazer justiça  pelas suas próprias mãos, contra  um grupo de “velhinhos”, ruidosamente festejando o fim de comissão, que deram para se meter com os “djubis”, os miúdos que vendiam “mancarra”, nas ruas de Bissau… Aliás, miúdos e miúdas. 

Fizeram-lhes uma série de tropelias, o que começava a incomodar quem estava na esplanada, seguramente todos militares, uns fardados, outros à civil. O Doc interpretou isso como um ato de violência gratuita, se não mesmo racista, para mais sendo as vítimas crianças, indefesas, que tentavam ganhar a vida…Porém, de nada lhe valeu, a ele,  puxar dos galões. O grupo estava alcoolizado e ninguém mediu as consequências. Às tantas generalizou-se a pancadaria, até que chegou a Polícia Militar e restabeleceu a ordem. 

Abreviando a história, houve várias detenções. O Doc foi levado para o quartel da PM, que era ali mesmo ao lado, na Amura. Ficou lá cerca de duas horas. Mas houve testemunhas que abonaram a seu favor. Nomeadamente, outros alferes que estavam sentados na esplanada, e que, por coberdia ou cautela,  não se quiseram meter ao barulho. "Afinal, um militar fardado está ou não está 24 horas por dia de serviço ?", interrogava-se o Doc, a limpar o sangue do sobrolho e ainda a espumar de raiva contra o grupo de arruaceiros.

O segundo episódio prende-se com uma situação algo semelhante, em que vem ao de cima o lado “justiceiro” do Doc, mas desta vez envolvendo um oficial superior (julgo que seria um major) que terá tratado a pontapé alguns militares de um pelotão de caçadores nativos, adido à  companhia de comando e serviços do batalhão a que pertencia o Doc. 

Resumo o essencial da versão do Doc, num dos  aerogramas que me escreveu: os militares, todos guineenses, estavam a abrir valas, à volta do perímetro do aquartelamento…  Calaceiros, mandriões  e outros epítetos ainda mais injuriosos terão acompanhado os pontapés do major (2º comandante, ao que percebi), impaciente  com a fraca produtividade dos "nharros", dos "barrotes queimados"...

À hora do bridge, e depois dos uísques do costume, a seguir ao jantar na messe de oficiais, o Doc, que assistira à cena da tarde, “impotente mas indignado”,  caiu na asneira de comentar, em tom subtil mas jocoso, em voz alta,  a versão do major sobre o "incidente", ao mesmo tempo que  incriminava o alferes, comandante do pelotão em causa,  por deixar os seus homens ao deus-dará... Este, cobardolas, estava enfiado na cadeira com o rabo entre as pernas...

O Doc terá citado um provérbio popular, muito usado na sua região: "Quando o mar bate na rocha, quem se lixa é o mexilhão"....Caiu o  Carmo e a Trindade, na messe de oficiais… O major ficou lívido, "à beira de um ataque de nervos", era de resto um homem "histérico e irascível". O comandante veio de imediato em defesa dele, dando ordens ao alferes, ao Doc,  para se recolher de imediato ao seus aposentos.

O médico do batalhão, que era conhecido do Doc, do tempo de Coimbra, terá interferido a seu favor, junto do tenente-coronel.  Em vão, ao que parece. Não sei o desfecho da história. A verdade é que, passado pouco tempo, em maio de 1966, o Doc é transferido de unidade…

O castigo disciplinar, desproporcionado,  teve consequências graves na sua vida militar na Guiné: perdeu, de imediato, o direito ao gozo da licença de férias, e passou, de uma região  relativamente calma, o Leste, para outra, o Sul onde a atividade operacional era mais intensa… 

Tal como chegou, sozinho, assim partiu: nenhum dos seus camaradas , alferes milicianos,  se dignou ir ao bar de sargentos beber um copo de despedida com ele. Teve apenas, à mesa, dois ou três furriéis que o estimavam...E julgo que o médico.

E, pior ainda, ele que tinha uma especialidade relativamente burocrática (era oficial de operações e informações), passou a andar no mato, de camuflado e de G3 em punho, como comandante de um grupo de combate numa companhia de caçadores…

Nunca soube ao certo por onde ele andou o resto da comissão… Porque nos aerogramas só vinha o SPM, o código do Serviço Postal Militar. E tinha sempre o cuidado de nunca se identificar. Assinava, na correspondência para mim,  como  “o amigo Doc”…

Num dos últimos aerogramas que me escreveu, já perto do final da comissão, confidenciara-me:

“Tenho a mania que vou endireitar o mundo. A liberdade de expressão na tropa paga-se caro, com língua de palmo. Nestes quase quinze  meses cá em baixo, na região a que chamam de Tombali, já conheci os múltiplos tormentos do inferno desta guerra: a sede, a fome, os ataques de abelhas, a exaustão física e emocional, as intempéries tropicais, a merda que te cobre o corpo, a solidão, a alienação, a desumanidade … Para não te falar do medo das minas e armadilhas, e das emboscadas, mais do que dos ataques e flagelações aos nossos quartéis, onde, apesar de tudo, tens um buraco para enfiar os cornos”…

(Continua)

© Luís Graça (202o). Revisto, 21mai2023
____________

Nota do editor:

Último poste da série >  13 de outubro de 2020 > Guiné 61/74 - P21447: A galeria dos meus heróis (38): Don't worry, be happy! / Não te chateies, sê feliz (Luís Graça)

5 comentários:

Anónimo disse...


Hélder Valério Sousa (by email, e com autorização expressa do rementente)

26 nov 20202 10:01

Bom dia, caro Luís (seria mais apropriado escrever "Luisinho"?)

Acompanho sempre com interesse e, valha a verdade, com um misto de sentimentos (nostalgia, tristeza, reconhecimento) estas tuas memórias.

Como comentário inicial sempre te digo que a foto, no seu enquadramento de "claro/escuro", com a mesa do convívio, escasso, e a imensidão ao fundo, presta-se lindamente para o clima que descreveste. Boa malha!

Devo dizer também que no que li deste teu relato, nesta 1ª parte, há por aí alguns pontos de contato com os meus comportamentos.

Por exemplo, pese embora não ter regressado de barco (sempre seria mais tempo...) mas sim de avião, também optei por não avisar ninguém. Também não queria "festas" ou coisas do género, manifestações de alegria, choros, etc., para comemorar o que seria o fim daquela fase da vida mas também o fim de várias contradições.

Também na sequência disso, e progressivamente, fui "fechando" a Guiné.

Alguns alarves, provocatoriamente, ou não, ainda perguntaram "então, mataste muitos pretos?, deixaste lá muitos filhos?" e claro está, algumas vezes houve "conflitos", outras passei à frente, convencido que as perguntas encerravam "armadilhas" e deste modo quando me perguntavam "então como foi isso da Guiné?" eu fugia à conversa e dizia "já passou, já não me lembro!".

O aerograma que relatas na parte final contém o catálogo quase completo dos problemas por que quase todos passámos (no todo ou em parte), faltando aí, acho eu, para o catálogo ser completo, as questões resultantes das vidas adiadas aquando da incorporação, o afastamento dos empregos ou estudos, o corte físico com os familiares e amigos, as angústias que antecediam a partida.

Vou aguardar o resto da narrativa...

Ah, é verdade, isso de contemplar o "leito de morte" de amigos e/ou familiares, é mesmo "tramado". Por tudo, mas principalmente pela impotência de que somos assaltados perante o que estamos a ver.

Um grande abraço
Hélder Sousa

Anónimo disse...

Caro Luís Graça,
Não posso deixar de responder/comentar esta tua dura experiência em que relembras o teu amigo Doc. É mais uma razão para a existência deste blogue que nos permite contar coisas destas , experiências que não fora este ficariam talvez confinadas à mente de cada um. A partilha delas não vai diminuir a dor e outros sentimentos que sentimos; mas ajuda-nos aproximando-nos uns dos outros sabendo que afinal "isto ou aquilo" que nos aflige foi/é experiência que outros viveram também. Mesmo que fosses para mim um estranho e desconhecido, este post seria o suficiente para eu dizer aos meus botões: gostava de conhecer e poder falar com o indivíduo que escreveu isto: eu e ele temos muita coisa comum para falar e vamos-nos entender... Duas coisas quero mencionar:
A 1a, ---que senti e vivi como se fora eu, a tua última visita ao teu amigo Doc, no seu leito de morte. É que eu tive/vivi infelizmente uma situação quase igual e que como a ti me ficará para sempre na memória: a imagem de um bom amigo, colega de trabalho como maitre'D de restaurante, que faleceu nas mesmas circunstancias que o teu amigo Doc. Éramos bons amigos e frequentemente nos desafiávamos um com outro: ele achava que eu comia bolos e doces demais ; e eu estava preocupado que ele fumava demais e desafiava-o a deixar de fumar; chegamos mesmo a comprometermo-nos vencer os nossos vícios: eu deixaria de comer bolos e doces se ele deixasse de fumar e vice-versa; não me recordo quem falhou primeiro, mas creio que foi ele infelizmente. Sei que passados tempos ele "sentiu uma dor nas costas"e foi ao médico mas "que não era nada" . Mas passados seis meses faltou ao trabalho e depois soube que tinha sido internado.
Fui visitá-lo; e conforme instruções dirigi-me a um quarto onde deparei com o que pela sua aparência me parecia um cadáver horripilante: Pensei que estava no quarto enganado e saí, já triste e horrorizado com aquela inesperada macabra visão para pedir que me levassem ao quarto certo.... para ouvir que não estava enganado e que realmente esse era o meu amigo. Não foram as máquinas que afirmavam que ali ainda havia vida eu não saberia nada mais , como não sei se me ouviu e se se apercebeu da minha visita. Saí do quarto do meu amigo nas mesmas condições em que saíste do quero do Doc. Na minha mente permanecem ainda hoje vivas em escala proporcionada a amizade que nutríamos e a dor que esta visita me deixou.
A 2a idéia tem a ver com as palavras do teu amigo <>.Como eu o compreendo bem. No mundo em que vivemos hoje, sem querer minimizar o muito de bom que existe e que nos dá alento , esperança e vontade de continuar lutando pelo que "deve ser" ... não nos faltam momentos e situações em que temos de partilhar esse "asco"... sobretudo quando este provém de pessoas que por muito tempo consideramos amigos e por quem tínhamos respeito e admiração. Mas que um dia perante uma situação de terem de escolher entre valores materiais e puramente egoistas ou direitos básicos de todo o ser humano, optam pelo primeiro, demonstrando uma falta de honestidade com eles mesmos que, no que me diz respeito pelo menos, não consigo compreender e me leva, frustrado, revoltado e quase "com asco" a cortar e evitar até o seu contacto. Sei bem que "se devem odiar os factos sem menosprezar as pessoas"... mas tenho de praticar ainda muito para nesse campo conseguir chegar a uma confortável e aceitável posição...
Um abraço,
João Crisóstomo, Nova Iorque





Tabanca Grande Luís Graça disse...

Luís Graça (by email)
26 nov 2020 11:07

Obrigado, Hélder, bom companheiro, grande camarada, melhor amigo;

O confinamento dá-nos para estas coisas...O resto (a 2ª parte) está pronto, sujeito a retoques...

És um homem de grande sensibilidade, por isso o teu comentário merecia ter visibilidade... Podes invocar "reserva de identidade", e eu publico, com essa condição... A menos que queiras dar a cara...

Sabes, a malta tem um grande pudor em falar destas coisas mais íntimas das nossas vidas...A nossa cultura machista e marialva (ou é judaico-cristã ?) impede-nos no chorar... em público, de exprimir as nossas emoções...

By the way, o meu filho, por amor, não nos deixa ver a neta, em casa, só em espaços abertos... A neta na creche, os dois no hospital, há maior risco de infeção... E manda-nos uma mensagem de esperança: "Tem calma, mãe, que vem aí vacina"...

Cá estamos, nos últimos concelhos do país que não está, por enquanto, a amarelo, laranja ou vermelho. (Porque é que o vermelho é sempre a cor maldita ?).

Espero que "esteja tudo bem" contigo e os teus.

Um chicoração do Luís (Não, o "Luisinho" não sou eu, é o narrador...)

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Hélder,

Também gosto muito da foto, tirada pela Alice, com o telemóvel, em maio passado... Como eu acrescentei, depois do teu comentários:

"Uma 'foto feliz', um bom sítio para, em pleno confinamento, imposto pela pandemia de Covid-19, revermos, ao ralenti, os fotogramas dos filmes que de vez em quando passam (e repassam) na tela da nossa memória, ajudando porventura a exorcizar os nossos fantasmas da guerra"...

Neste período de provação para todos nós, ganhei/ganhámos, mais uma tabanca, a Tabanca do Atira-te ao Mar, a casa de praia dos "Duques do Cadaval", no Porto das Barcas, Lourinhã, que foi construída (, "no bom tempo"...), em pleno domínio marítimo, em cima da falésia do jurássico superior (200 milhões de anos!), com o Mar do Cerro em frente...

É aqui que temos convivemos, alguns amigos e camaradas, com as devidas cautelas (máscara, distanciamento social...). O Joaquim Pinto de Carvalho (que esteve em Buba e Bedanda) e a Maria do Céu Pinteus têm sido, nestes últimos nove meses, grandes companheiros da nossa "travessia do deserto da pandemia"...

Um abracelo de esperança!... Luís (e Alice)

Anónimo disse...


Paulo Cordeiro Salgado (por email)
quinta, 26/11/2020, 10:46

Meu caro Luís,

Encheu-me o peito de emoção a narrativa sobre o teu Amigo Doc.

Foi bom partilhares estes momentos.

Como já me conheces, são estes os aspectos que me tocaram na guerra. As crianças, as mulheres, os idosos ("os velhos" ancião), as meninas ainda não adolescentes que sofriam os ataques da malta emburacada no arame farpado...

Também tenho camaradas que foram dignos de uma grande nobreza. Lá chegarei...com outras narrativas. Está na fase decrescente o meu novo livro "Encruzilhadas" (só a minha mulher acompanha isto e sabe...). Depois, já tenho o romance na cabeça.
Obrigado, pois.

Forte abraço.

Paulo