terça-feira, 9 de março de 2021

Guiné 63/74 – P21987: Estórias avulsas (103): Enfermeiro por uma noite (Joaquim Ascenção, ex-Fur Mil Armas Pesadas de Infantaria)

1. Mensagem do nosso camarada Joaquim Ascenção (ex-Fur Mil de Armas Pesadas de Infantaria da CCAÇ 3460/BCAÇ 3863, Cacheu, 1971/73), com data de 21 de Fevereiro de 2021:

Boa tarde camarada
Mais uma estória da minha vida.
Se achares que tenha interesse, podes publicar.
Se achares que algo deve ser corrigido, tens a liberdade para o fazer.

Um abraço
Joaquim Ascenção



Enfermeiro por uma noite

Decorria o fim de Dezembro de 1970.

No final do CSM um momento de grande ansiedade para todos era saber qual a especialidade.
Estávamos nós na semana de campo debaixo de chuva e um frio terrível a dormir em tendas miseráveis, cansados e mal alimentados quando toca a formar durante a noite para comunicar a especialidade que nos tinha sido atribuída, a mim calhou-me nada mais nada menos, enfermeiro, considerada uma boa especialidade.

Houve festa e tristezas porque os que sonhavam em escriturário iam para sapadores, tudo ao contrário do sonhado... pura psico.

A mim pareceu-me estranho, tendo o curso de Serralheiro Mecânico e a frequentar o 3.º ano do ISEP [, Instituto Superior de Engenharia do Porto,] quando fui chamado para a tropa, o lógico seria engenharia, artilharia, manutenção auto ou afins, procurei descansar e aguardar.

Na tropa normalmente a lógica não era seguida.

Ao toque de alvorada havia uns tristes, outros assim assim.

Segue-se o toque para o pequeno-almoço e nova formatura para comunicar as especialidades.
Foi-me atribuída Armas Pesadas de Infantaria, morteiros médios e grandes, canhões sem recuo 5,7; 7,5; 10,6 e metralhadoras pesadas, especialidade normalmente de retaguarda e apoio a grandes operações.

Uma especialidade de risco moderado, de grande rigor porque o tiro era regulado na base de um mapa em que o erro do azimute podia ser fatal. Mapa, bússola, transferidor de tiro em grados e tabelas de tiro eram as ferramentas principais, não havia GPS.
O CSR M40 10,6 cm colocado num Jipe. Buruntuma 1973

Foto: Com a devida vénia ao camarada Luís Dias - HISTÓRIAS DA GUINÉ 71-74 - A C.CAC 3491-DULOMBI


Assim passou a noite que não me via ser enfermeiro.

Cumprimentos
Joaquim Ascenção

____________

Nota do editor

Último poste da série de 23 de fevereiro de 2021 > Guiné 63/74 – P21938: Estórias avulsas (102): Um frango que voou depois de morto (Joaquim Ascenção, ex-Fur Mil Armas Pesadas de Infantaria)

1 comentário:

Abel Santos disse...

Boa tarde camaradas.

No tempo em que a minha CART 1742 esteve aquartelada em Buruntuma desde 13 de Abril de 1968 até 29 de Maio de 1969, o C.S.R M 40 10,6 lá existente estava montado no jipe que não este que a foto mostra, e porquê esta minha afirmação? porque a matricula do jipe pertencente à CART 1742 do qual tenho foto, não corresponde à da foto do poste publicado.

Quando do espólio recebido da Caçadores 1588 que fomos render, o jipe que suportava o C.S.R. não funcionava por avaria do motor, o que de imediato foi dado ordem de reparação, e que mais tarde se tornou um grande aliado ajudando a repelir o ataque que Buruntuma fora alvo a 29-07-1968.

Sem mais, recebam saudações castrenses.

Abel Santos.