sábado, 13 de março de 2021

Guiné 61/74 - P22002: Da Suécia com saudade (88): Filhos de portugueses mas... desconhecidos em Portugal - Parte II: John Philip Sousa (1854-1932), o rei das marchas militares


John Philip Sousa, c. 1900

Fonte: Crédito: "[John Philip Sousa, retrato cabeça e ombros, virado ligeiramente para a direita]." C1900. Divisão de Impressos e Fotografias da Biblioteca do Congresso.  
American Library   | Cortesia de Wikipedia


1. Mensagem de José Belo, o nosso luso-sueco, cidadão-do-mundo, membro da Tabanca Grande, que reparte a sua vida entre a Lapónia (sueca), Estocolmo e Key-West  (Florida, EUA). Foi nomeado por nós régulo (vitalício) da Tabanca da Lapónia...

Data: sexta, 19/02/2021 à(s) 18:38

Assunto: E...mais um português famoso nos States ... quase desconhecido em Portugal.


John Philip Sousa (1854-1932)


Nasceu em 1854 em Washington, DC,  EUA, filho de pai português, de origem açoriana,  e mãe alemã. E faleceu  em 1932 em Reading, Pennsylvania, aos
77 anos. Foi sepultado com honras oficiais em Washington, no Cemitério do Congresso.

Era o terceiro filho de uma família de dez crianças. O pai, João António de Sousa (John Anthony Sousa) (1824 – 1892), nasceu em Sevillha, Espanha, de pais portugueses. A mãe, Maria Elisabeth Trinkhaus (1826-1908) era alemã da Baviera.

John Philip Sousa foi maestro e compositor de inúmeras e célebres marchas militares. Entre outras o actual Hino dos Fuzileiros Navais Norte Americanos (Marines),  intitulado "Semper Fidelis" [, Sempre fiel ou leal], que pode ser ouvido aqui, no You Tube.

Foi, no entanto,  a marcha "Stars and Stripes Forever " que o colocou no lugar de rei das marchas e bandas norte-americanas, lugar que ainda hoje ocupa. É também o autor da marcha "Washington Post", entre muitas outras.

"Stars and Stripes Forever" foi designada em 1987 como a marcha oficial dos Estados Unidos sendo tocada em cerimónias tanto civis como militares. (Não confundir com o Hino Nacional dos EUA.)

Tendo recebido na juventude uma muito boa educação musical,  foi violinista em orquestras clássicas e posteriormente maestro

Prestou serviço nos fuzileiros navais, e depois na Marinha, cuja banda elevou então, como maestro (1880-1892),  ao mais elevado escalão de virtuosismo e execução em todos os Estados Unidos.

Fez tanbém uma notável carreira de compositor tendo entre 1879 e 1915 escrito 11 operetas,70 canções célebres,11valsas,12 peças musicais,11 suites, etc., etc.

Compôs também 136 marchas militares, célebres não só pelo ritmo como também pelos efeitos instrumentais.

Formou então a sua própria orquestra, em 1892, a "Sousa Band",  tendo criteriosamente escolhido músicos de alta competência em música clássica e também militar. Entre 1900-1905 efectuou concertos em todos os Estados Unidos,Europa, seguindo-se um Tour Mundial.

Em 1890 desenvolveu um tipo de trombone chamado "helicon" que,  fabricado então a partir das suas instruções,  passou a ser conhecido como o "Sousaphone ". É usado nas bandas militares e civis Norte Americanas chamando à atenção pelo seu tamanho e,não menos, forte som.

O nosso John Philip Sousa é famoso nos Estados Unidos como.....John Philip SUZA! 

Mas de qualquer modo é mais um famoso anericano, descendente de portugueses,  Famoso e ainda hije acarinhado. Mas o mesmo não se pode dizer do seu reconhecimento em...Portugal!

J.Belo.

__________

Nota do editor:

3 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Haverá 1 milhão e meio de açorianos no Novo Mundo. Seis vezes mais do que a população atual das ilhas.Confesso que nada nada deste nosso John Philip Sousa.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fernando Ribeiro disse...

E o que dizer dos madeirenses que se fixaram no Havai no séc. XIX, entre eles um tal João Fernandes, que é considerado o pai do instrumento polinésio chamado ukulele?

https://www.youtube.com/watch?v=Z26BvHOD_sg