segunda-feira, 8 de março de 2021

Guiné 61/74 - P21984: Facebook...ando (61): Afectos com Letras: Esta ONGD portuguesa, a trabalhar na Guiné-Bissau, em prol das mulheres e crianças, merece o nosso apoio e apreço... E um justo destaque neste Dia Internacional da Mulher, celebrado ainda em plena pandemia de Covid-19.


 Guiné-Bissau > Região de Quínara > Tite > Bissássema >  6 de março de 2021 > O que serão, em 2030, quando ainda se celebrar o Dia Internacional da Mulher, estas crianças (míúdas e miúdos) que, felizmente, vão à escola ?!... Esperemos que até lá
 condição feminina melhore na Guiné, em toda a África, no resto do mundo e inclusive em Portugal e no resto da União Europeia... (LG)

Foto: cortesia da ONGD AFectos com Letras, Pombal. 


1. Da página do Facebook da Afectos Com Letras ONGD > 6 de março às 10:26 ·

Em Bissassema, Guiné-Bissau, a vida continua no seu ritmo da subsistência e do empoderamento das mulheres, mas agora com uma escola equipada pela Afectos com Letras com material didático e uma biblioteca adjacente que irá servir uma comunidade de mais de meia centena de crianças e jovens.

[Neste projeto contámos com o apoio do Grupo Sousa e da AIPES - Associação de Investigação e Promoção da Economia Social ]


2. Comentário do nosso editor LG:

Esta ONGD portuguesa, a trabalhar na Guiné-Bissau, em prol das mulheres e crianças, merece o nosso apoio e apreço... Merece as nossas palmas. E m justo destaque neste Dia Internacional da Mulher, celebrado ainda em plena pandemia de Covid-19.

E a maneira mais prática e feliz de manifestar o nosso apoio e o nosso apreço, como amtigos combatenets, é  doar 0,5% do nosso IRS de 2020  à Associação Afectos com Letras.

Pode ser pouco, uma migalha, mas muitas migalhas vãoo levar  mais esperança e educação às meninas, mais dignidade às mulheres e mais qualidade de vida às famílias, mais presente com futuro.

A ONGD, que tem sede em Pombal, já conseguiu  instalar duas máquinas descascadoras de arroz com o apoio recebido das consignações em  anos anteriores, mas novas máquinas poderão chegar às aldeias guineenses e mudar vidas das meninas e mulheres com uma simples cruz na vossa folha de IRS. Deixando de ficar "escravizadas" nas tarefas domésticas, como o descasque manual do arroz, as meninas podem frequentar a escola.  O Dia Internacional da Mulher tem de ser, da nossa parte, mais do que uma celebração simbólica.

O que esta ONGD nos pede um gesto muito simples mas concreto, camarada e/ou  amigo:

(i) Até 31 de março, basta  acederes ao Portal das Finanças e indicares a entidade à qual  pretendes consignar o IRS ou IVA, inserindo neste caso o NIF 509 301 878, que é o número fiscal da Afectos com Letras.
 
(ii) A partir de 1 de Abril, ao preencheres o quadro 11 do modelo 3, inseres o NIF da Afectos com Letras e assinalas com uma cruz no IVA ou IRS.

Sem comentários: