sexta-feira, 12 de março de 2021

Guiné 61/74 - P21998: Agenda cultural (768): a propósito do livro "Ataque a Conacry: História de um Golpe Falhado", José Matos deu uma entrevista à RTP - África, no passado dia 9



Capa do livro, montagem do editor do Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné, 
com a devida vénia. O  livro é publicado sob a chancela da  Fronteira do Caos Editores
Lisboa, 2021.


1. Mensagem do José Matos, historiador militar e membro da nossa Tabanca Grande, ainda a propósito do seu livro (em coautoria com Mário Matos e Lemos), "Ataque a Conacry: História de um Golpe Falhado" (Lisboa, Fronteira do Caos, 2021, 170 pp., il.) (*):

Date: quarta, 10/03/2021 à(s) 10:43
Subject: Re: Mar Verde

Olá, Luís

A respeito do livro sobre a Mar Verde enviava-te mais alguma informação sobre o seu conteúdo, que podes publicar no blogue.

O livro está dividido em 4 capítulos de forma a enquadrar a operação no período em que Spínola esteve na Guiné. Vejamos então o que é abordado.

Capítulo 1- Spínola na Guiné - Começa com a nomeação do general Spínola para a Guiné e faz uma análise do seu desempenho até à Mar Verde.

Capítulo 2 - Os antecedentes da Mar Verde - Neste capítulo são analisados os contactos entre as autoridades portuguesas e os movimentos dissidentes guineanos com especial de destaque para a FLNG [, Frente de Libertação Nacional da Guiné-Conacry].

Capítulo 3 - A invasão de Conakry - Aqui é analisada a preparação da invasão e a sua execução.

Capítulo 4 - A impossibilidade de uma solução militar - Uma análise sobre o período seguinte com as tentativas de Spínola para negociar uma solução para resolver o conflito na Guiné.


Ver, entretanto, a  partir do minuto 24:56, a entrevista que dei para a RTP África sobre o livro,

Sem comentários: