sábado, 18 de novembro de 2023

Guiné 61/74 - P24860: (In)citações (259): Depois da "mina A/P" que me atirou, em 29/10/2023, para um leito de hospital, com o fémur partido, estou de regresso à vida, à luta, a escrita, enquanto a a recuperação prossegue (José Saúde, Beja)


Beja > Hospital distrital > Outubro de 2023  > O Zé Saúde no "estaleiro!... E a agradecer aos amigos e camaradas que se têm interessado pelo seu estado de saúde... Ele, um "ranger", de rija têmpera, está de volta à vida, à luta, à escrita...

Foto (e legenda): © José Saúde (2023). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Mensagem do José Saúde, ex-Fur Mil Op Esp/RANGER da CCS do BART 6523 (Nova Lamego / Gabu, 1973/74), natural da Aldeia Nova de São Bento , Serpa; a viver en Beja; jornalista e escritor; tem página no Facebook):

Data - quarta, 8/11/2023, 17:30

Assunto - Recortes do meu acidente

Camaradas,

Eis o franco e imprescindível ânimo deste antigo combatente por terras vermelhas da Guiné, cotejando, por isso, que um impedimento casual jamais derrubará este vosso velho camarada. Partirei um dia para um outro lugar, mas até lá vou passando por entre ventos e tempestades e não abicando de princípios legados pelos meus antepassados.

Aliás, o percurso da minha vida até ao dia 27 de julho de 2006, data esta encaixada com a visita do meu AVC, um mal que veio para ficar, instalando-se “envergonhadamente” neste já débil corpinho, um corpinho que tinha sido até aí pautado por um viver isento de “malazengas”, sendo que no presente foi o rebentar de uma “granada antipessoal” que me atirou para o leito hospitalar.

Neste profícuo caminhar ao cimo do planeta chamado Terra, e sempre com a missão no exercer o equilíbrio físico que a vida obviamente nos impõe, aconteceu que fui apanhado numa “emboscada” que me levou ao caminhar sobre uma ténue linha, mas onde ânsia do momento supera o nosso evidente acreditar.

Aqui vos deixo camaradas um texto que oportunamente subscrevi, tendo dele recebido centenas de profícuas opiniões.

Uf, que horror…

E o inesperado, um acontecimento sempre distante dos nossos pensamentos, aconteceu! Domingo, 29 de outubro de 2023, cerca das 11h30, dirigia-me a um encontro/convívio com amigos, porém, ao descer do carro cai e desde logo me apercebi que o impacto com a velha pedra lusitana me teria provocado irreparáveis danos.

Mesmo assim, a minha força física e mental, levou-me a pedir auxílio, sendo então socorrido por um amigo que me transportou para o interior do carro, seguindo-se a condução, não obstante as dores sentidas, para junto à residência, onde habito, casa própria do meu genro, Paulo Paixão e da minha filha Rita Saúde, sucedendo o meu pedido de socorro para o 112. Aí, e sem me poder mexer, acompanhou-me o meu cunhado, Joaquim Lança.

Depois telefonei à minha filha Marta e as preocupações logo se fizeram sentir, ouviu-se o sinal de alerta. Veio a ida para o hospital, o internamento e a operação ao fémur. Tive alta na passada sexta-feira, encontro-me em convalescença e aguardam-me dias de uma certeza recuperação.

Camaradas, a recuperação prossegue.
José Saúde
____________

Nota do editor:

Último poste da série > 20 de agosto de 2023 > Guiné 61/74 - P24570: (In)citações (258): Reflexão extemporânea entre dois copos (Adão Cruz, ex-Alf Mil Médico da CCAÇ 1547 / BCAÇ 1887, Canquelifá e Bigene, 1966/68)

9 comentários:

Valdemar Silva disse...

Zé Saúde, mesmo que "..o impacto com a velha pedra lusitana me teria provocado irreparáveis danos.", a um Ranger alentejano, com a guerra da Guiné às costas, vai ser de boa recuperação para novas caminhadas nestes anos 1920's do séc. XXI.

Abraço e rápidas melhoras
Valdemar Queiroz

Hélder Valério disse...

Caro Zé Saúde

Pois é isso mesmo que se quer: "SAÚDE"!

E folgo muito em tomar conhecimento não só dessa tua recuperação física como também da recuperação do teu ânimo.
Vá, força nisso!

Abraço.
Hélder Sousa

Eduardo Estrela disse...

Companheiro e camarada Zé Saúde!
Daqui te mando um abraço com desejos de boas e rápidas melhoras.
Eduardo Estrela

A. Murta disse...

Camarada José Saúde, admiro a tua bravura e predisposição para encarar o futuro com otimismo. Na verdade, o nosso caminho só pode ser em frente, não havendo veleidades para derrotismos.

Desejo-te uma convalescença tranquila e, depois, o regresso às actividades normais não esquecendo a escrita que eu muito aprecio.

Grande abraço.
António Murta.

José Botelho Colaço disse...

Abraço e óptima recuperação.

Anónimo disse...

Abraço, José Saúde! Vê lá se andas depressa...

V Briote

Carlos Vinhal disse...

Caro Zé Saúde, votos de boa recuperação, rápida tanto quanto for possível.
Entretanto vai-nos mandando os teus textos porque os teus fãs não podem ficar privados.
Grande abraço
Carlos Vinhal

paulo santiago disse...

Zé Saúde

Rápidas melhoras
Abraço forte

P. Santiago

Manuel Luís Lomba disse...

Zé Saúde, rápido restabelecimento, julgo que algum tempo agarrado a canadianas, olha que as espanholas estão bem mais perto.
Abraço solidário.