segunda-feira, 13 de novembro de 2023

Guiné 61/74 - P24844: Bom dia, desde Bissau (Patrício Ribeiro) (28): A av Amílcar Cabral, a antiga av República, toda remodelada e engalanada para receber as entidades oficiais (incluindo representantes do Estado Português) que vão participar nas comemorações dos 50 anos da independência do país



Guiné-Bissau > Bissau > Av Amílcar Cabral > 12 de novembro de 2023 > A tribuna VIP que irá receber as entidades oficiais (incluindo representantes do Estado Português), presesntes nas próximas celebrações dos 50 anos da independència do país. Por detrás da tribuna, o nosso velho conhecido cinema UDIB, ainda da época colonial.

Foto (e legenda): © Patrício Ribeiro (2023). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]




Guiné-Bissau > Bissau > 3/11/2015 > O edifício da UDIB -União Desportiva Internacional de Bissau, na atual av Amílcar Cabral. Foto do álbum de Adelaide Barata Carrêlo, filha do tenente SGE Barata, da CCS/BCAÇ 2893 (Nova Lamego, 1969/71), que esteve com a família (pai, mãe, irmã gémea e e irmão mais velho) em Nova Lamego na altura da segunda parte da comissão de serviço do pai (1970/71), entretanto falecido, em 1979, com o posto de capitão.
 
Foto (e legenda): © Adelaide Barata Carrelo (20217). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]



Guiné > Bissau > Sede da UDIB - União Desportiva Internacional de Bissau > c. 1962/64. Foto do nosso camarada açoriano Durval Faria (ex-fur mil da CCAÇ 274, Fulacunda,  jan 1962/ jan 64)

Foto (e legenda): © Durval Faria (2011). 
Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]
 

Guiné > Bissau > A pacata cidadezinha colonial do início dos anos 60.  A Av da República, ao fundo o Palácio do Governo. O UDIB ficava do lado direito. Hoje é a Av Amílcar Cabral. Recentemente sofreu profundas obras de remodelação. Todas as árvores foram derrubadas Postal da época. Cortesia de João Varanda, ex-fur mil, CCAÇ 2636  (que esteve em Có. Pelundo e Teixeira Pinto, 1969/70, e depois Bafatá, Saré Bacar e Pirada, 1970/71).




1. Mensagem de ontem, às 13:23, do Patrício Ribeiro (nosso correspondente em
Bissau, colaborador permanente da Tabanca Grande para as questões do ambiente, economia e geografia da Guiné-Bissau, onde vive desde 1984, e onde é empresário, fundador e diretor técnico da Impar Lda; tem mais de 130 referências no blogue; autor da série, entre outras, "Bom dia desde Bssau") (*)
 

Luís e restante rapaziada.

Junto foto, tirada esta manhã junto á UDIB, na av Amílcar Cabral, onde se pode ver a antiga  Praça do Império,  e o antigo palácio do Governador, ao  fundo.

Estão a instalar aqui uma tribuna, para receber diversas individualidades, esta semana. Entre os quais o presidente da república portuguesa,  Professor Marcelo Rebelo de Siousa, assim como o primeiro-ministro português António Costa e ainda o ministro dos negócios estrangeiros Gomes Cravinho.

Para as comemorações dos 50 anos de Independência, vão desfilar as forças armadas da Guiné, que vão ser homenageadas pela luta de libertação.  A festa do 24 de Setembro é feita agora.

Vai ser uma semana de festas.
Abraço, Patrício Ribeiro

impar_bissau@hotmail.com
_________________

Nota do editor:

.(*) Último poste da série > 24 de outubro de 2023 > Guiné 61/74 - P24788: Bom dia, desde Bissau (Patrício Ribeiro) (27): Em louvor do filme "Fogo no Lodo", de Catarina Laranjeira e Daniel Barroca, passado na tabanca de Unal, no antigo corredor de Guileje... Infelizmente a sessão de amanhã, no Doclisboa, na Culturgest, está esgotada

6 comentários:

Valdemar Silva disse...

Em 1969, estando em Bissau à espera de transporte para Nova Lamego, fui ver um filme ao Cinema UDIB que não tinha teto na zona do palco para refrescar a sala.
O filme era de cowboys em que o xerife era representado pelo actor afro-americano Jim Brown.
Manga de ronco, quando o xerife apareceu pela primeira vez em cena teve uma grande ovação de palmas da assistência.
Nunca mais me esqueci de quando o xerife andava à procura do bandido dentro do saloon, toda a assistência ficou num silêncio nervoso. Entretanto o bandido aparece pelas costas do xerife ouvindo-se um cuidado! cuidado! em vários zonas da plateia e quando o xerife vê o bandido por um espelho houve um ah!!!, mas quando saca da pistola e com um tiro de costas por cima do ombro mata o bandido, a UDIB quase que vem abaixo com gritos e palmas.
E o filme continuou com o xerife a apanhar os bandidos e a receber grandes ovações.

A seguir devia ter ido para a "Solmar" beber uns bioxenes que bem precisava.

Saúde da boa
Valdemar Queiroz

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Oh Valdemar, nunca fui ao UDIB mas pela hilariante reconstituição de uma sessão de cinema com uma fita de cobois, devia ser o "Cine Paradiso" de Bissau. Mereces as cinco estrelas! (Não pelo filme mas pelo público.)

Já agora, quem deveria estar a explorar a sala de cinema da UDIB devia ser o nosso Manuel Joaquim, que chegaste a conhecer em Contuboel, o homem do "cinema ambulante" e caçador com a sua velha furgoneta Ford.

Valdemar Silva disse...

Luís não sei se a exploração do cinema da UDIB era do aventureiro Manuel Joaquim.
Lembro-me quando saí de Contuboel ele ainda por lá apresentou filmes no seu "cinema ambulante", e como no regresso fui para Nova Lamego não posso confirmar. Mas provavelmente assim aconteceria.

Valdemar Queiroz

Antº Rosinha disse...

Segundo os jornais os antigos combatentes da Guiné vão pedir explicações ao Presidente
Português nessa visita a Bissau.

Uma das reclamações é que os outros que não lutaram por Portugal, têm passaporte e eles não.

Já não deve haver muitos, talvez se vierem as viúvas, ainda formarão um grupo razoável.

Patricio Ribeiro disse...

Rosinha,

Existem pela 1a vez, barreiras para evitar a aproximação à embaixada portuguesa.
Devem estar com medo das manifs

Está tudo em festa...por estes dias e ha muito estrangeiros na tabanca grande de Bissau...os tugas vieram todos.

Abraço

P.R.

Antº Rosinha disse...

A independência foi a 24 de setembro de 1923, 50 anos que portugueses (ainda) não deram o fora, mas a ONU reconheceu nessa data a independência.

Esse sim foi o dia, embora nas matas do Boé não em frente ao palácio de Spínola.

A 14 de Novembro de 80, (hoje 15)que quem deu o fora, foram os caboverdeanos.

Será que os guinéus estão a comemorar duas coisas simultaneamente?

Ou estou a ver mal o que está a acontecer.