sábado, 18 de novembro de 2023

Guiné 61/74 - P24861: Dos calores da Guiné aos frios da Gronelândia (5): Banho Geotermal, Reikjavik, Islândia (António Graça de Abreu)


Foto nº 27


Foto nº 28


Foto nº 29


Foto nº 30

Fotos (e legendas): © António Graça de Abreu (2023). Todos os direitos reservados [Edição e lendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]

 
1. Mais textos e fotos enviados pelo nosso amigo e camarada António Graça de Abreu ( ex-alf mil, CAOP1, Teixeira Pinto, Mansoa e Cufar, 1972/74), referentes a mais um cruzeiro que efetuou, com a esposa, em agosto passado, desta vez à Gronelândia e à Islândia.


Dos calores da Guiné aos frios da Gronelândia (5):  Banho Geotermal, Reikjavik, Islândia

por António Graça de Abreu (*)


Banho Geotermal, Reikjavik, Islândia

Mergulha-se a pessoa numa grande piscina ou laguna (aqui, à inglesa, chamam-
lhe Sky Lagoon), com chão de pedra polida e paredes de lava endurecida, gasta pelos séculos. (Fotos nº27 e 29)

A pessoa tem à sua espera água geotermal quente, a 35 graus, que viajou canalizada descendo montes desde os subúrbios da capital islandesa. A pessoa embala-se nas águas medicinais, flutua, envaidece-se, contemplando, em frente, o espelho frio do mar. (Foto nºs 28 e 30)

Nove graus de temperatura exterior e a pessoa parece usufruir de delícias tropicais, imagina estar numa enorme piscina de um bom hotel nas Caraíbas. Meia hora
de imersão e o lastro, a ganga do bulício dos últimos dias biando nas águas, sendo
levada pela brisa. Tempo de sair do quentinho e passar à carícia dos chuveiros com água muito fria.

A epiderme da pessoa amofina-se, deseja a temperatura tépida da sauna, Um
espaço aberto logo ali, com entrada pela porta ao lado. Ah, que bom, o calor outra vez,na sauna com vista pela infindável janela envidraçada e quase em cima do frio do mar!

Depois, a pessoa sobe umas escadas e passa para o espaço da gruta de lava negra, com espelhos por todo o lado, onde tem à disposição tigelas de porcelana cheias de uma espécie de sílica, sal termal para barrar todo o corpo, de alto a baixo, como se de manteiga ou de creme se tratasse. A pessoa cobre-se generosamente com estes cristais vulcânicos, miraculosos, uma especialidade islandesa capaz de revigorar coxos de nascença e de dar saúde a moribundos. Encharcada na sílica perfumada, a pessoa entra então nos espaços do calor húmido, uma espécie de banho turco à moda da Islândia.

Mais meia hora sentada, envolta em vapor, a humidade bem quente ajudando a pessoa a suar gloriosamente. Está quase terminado o tratamento. É altura da pessoa procurar o calor de mais uns tantos chuveiros para passar o corpo por água e tirar o sal, a sílica medicinal que ainda tem agarrada ao corpo. Completada a tarefa, a pessoa sai cá para fora e entra de novo na grande piscina, ou lagoon, para o relaxamento final, a conclusão de tão cuidadoso e esmerado tratamento. Mais meia hora com umas tantas braçadas na lagoon, ou para se estender, em sossego, dentro de água, de papo para o ar.

A pessoa pode aproveitar agora para contemplar o mar, os horizontes próximos
de Reikjavik.

Por fim, o portuga das mil aventuras, rejuvenescido, regressa tranquilo aos
afazeres do dia, a pele fina e macia, o coração leve como uma pena.

___________

3 comentários:

Valdemar Silva disse...

Graça Abreu, assim até dá gosto envelhecer.
Eu que gosto, ou gostei ..., tanto do mar, não faria outra coisa se tivesse na Islândia como os cerca de 1000 portugueses que por aí trabalham/vivem.
Com essas águas quentes do mar e frio em terra, funciona ao contrário de cá com água fria do mar e meio ambiente com 30º. de temperatura.

Saúde da boa
Valdemar Queiroz

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Uuufff!... Que inveja, os escandinavos, por enquanto, tèm pouco sol, mas tèm muitas outras coisas boas, a começar pelas saunas...LG

antonio graça de abreu disse...

Obrigado, Valdemar e Luís pelos comentários. Esta benção dos deuses de, aos 76 anos, pós todas as guinés e anexos, ter ainda saúde e o fantástico prazer de viver. Depois daquela guerra, todos nós merecemos ser abençoados pelos deuses, o cântico de epifanias celestiais.

Abraço,

António Graça de Abreu