Fotograma nº 1 > Bissau > Praça Heróis da Pátria (antiga Praça do Império) (é cruzada na vertical pela Av. Amílcar Cabral e na horizontal pela Av. Francisco Mendes)
Fotograma nº 2 > Bissau > Av. Amílcar Cabral (antiga Av. da República)... Ao fundo, o palácio presidencial (há uns anos reconstruído pelos chineses)... Do lado direito, a catedral de Bissau, do tempo colonial.
Fotograma nº 4 > Bissau > Casa N'té, uma gelataria tradicional. Na foto o Paulo Cacela e a Tita Pipoka. A Casa N'té tem página no Facebook. Fica na Rua de Angola, frente à RTP.
Fotograma nº 5 > Bissau > O novo Mercado Central de Bissau, recém construído no mesmo sítio do velho mercado do tempo colonial, em plena Bissau Velha, perto da Amura. Foi inaugurado em 26/12/2023, é um edifício de três pisos contando com 360 lugares para venda e com capacidade para albergar 480 comerciantes. Na foto o Paulo Cacela comendo uma saborosa manga com casca.
Fotograma nº 6 >Bissau > Mais um artéria da cidade, em obras
Fotograma nº 7 > Bissau > o novo Mercado Central de Bissau: entrada. O antigo mercado construido na época colonial, ficou fechado durante 16 anos devido aos bombardeamentos de que foi alvo durante a guerra de 7 de Junho 1998, tendo sido reabilitado um ano depois, mas, em 2006, um incêndio voltou a destruí-lo por completo. Os feirantes acabaram por montar o seu negócio ao longo das ruas adjacentes (Fonte: FAAPA, 27 dez 2022).
Guiné - Bissau > Bissau > 2023 > O "novo" rosto da cidade... Fotogramas do vídeo de Paulo Cacela na sua canal no You Tube, reproduzidos aqui e editados por nós, com a devida vénia>
Fotogramas (e legendas): © Paulo Cacela (2023). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]
1. O vídeo tem pelo menos três meses, foi c0locado em 21/7/2023. O nosso já conhecido Paulo Cacela, "youtuber", português a viver em Cabo Verde, desde 2010 (**), faz um visita de carro pela "nova" Bissau Velho, sendo guiado por dois conhecias "influencers", a Tita Pipoka e a Liliana Correia. A época ainda é a da estação seca, a avaliar pela ausência de poças de água nas ruas. (Surpreendeu-me a frota automóvel de Bissau: há ali dinheiro a correr...)
O vídeo, colocado no You Tube, tem já mais de 32 mil visualizações.
Sinopse
Não se esqueçam também de dar o respectivo like e subscrever também".(,,,)
O Paulo Cacela é conduzido por ruas da "nova" Bissau Velha, umas já remodeladas e alcatroadas, outras ainda em obras (como é o caso da Av Amílcar Cabral, que vem da antiga Praça do Império ao porto do Pijiguiti).
Nesta avenida realizam-se as cerimónias da comemoração dos 50 anos da independência da Guiné-Bissau (24 de setembro de 1973) (Vd foto abaixo, enviada há dias pelo nosso colaborador Patrício Ribeiro) (***).
2. O Paulo Cacela é já um nosso conhecido: jovem engenheiro civil português (formou-se em 2006, no ISEP - Instituto Superior de Engenharia do Porto), mudou-se para Cabo Verde em 2010.
Até 2019 trabalhou na área da construção civil. E formou lá família. Com a pandemia de Covida-19 , decidiu viajar e mostrar as ilhas do arquipélago de Cabo Verde (vencendo a fobia de viajar de avião). Tornou-se "youtuber", criador de vídeos.
Mais recentemente, em meados de 2023, esteve na Guiné-Bissau, país de que se tornou rapidamente um apaixonado, Os seus vídeos (sobre Bissau, Bubaque, Bafatá, Bambadinca, Saltinho...) merecem ser vistos,
Como forma de o ajudar a tornar este projeto sustentável, sugerimos que subscrevam o seu canal. Tem já cerca de 23 mil subscritores, cerca de 190 vídeos de viagens. O número de visualizações atinge já os 3,5 milhões. Aderiu ao You Tube em 2013 (@PauloCacela). Tem também página no Instagram e no Facebook (aqui com 13 mil seguidores).
Há dias divulgámos um dos seus recentes vídeos, justamente sobre Bambadinca, a que ele chamou "a maior tabanca da Guiné-Bissau" (**).
Os fotogramas que reproduzimos, retirados do vídeo (com a devida vénia...) remetem-nos para lugares que pertencem às nossas geografias emocionais (****)
Guiné-Bissau > Bissau > Av Amílcar Cabral > 12 de novembro de 2023 > A tribuna VIP que irá receber as entidades oficiais (incluindo representantes do Estado Português), presesntes nas próximas celebrações dos 50 anos da independència do país (que se realizam hoje, 16 de novembro de 2023, com a presença. entre outros do nosso presidente da República e o nosso primeiro ministro). Por detrás da tribuna, o nosso velho conhecido cinema UDIB, ainda da época colonial.
Foto (e legenda): © Patrício Ribeiro (2023). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]
_________________
Notas do editor:
(**) Vd. poste de 24 de outubro de 2023 > Guiné 61/74 - P24791: Vídeo sobre Bambadinca, da autoria do youtuber Paulo Cacela, chegado até nós através de Mário Conceição, onde se pode ver uma referência ao BART 3873
(*** ) Vd. poste de 13 de novembro de 2023 > Guiné 61/74 - P24844: Bom dia, desde Bissau (Patrício Ribeiro) (28): A av Amílcar Cabral, a antiga av República, toda remodelada e engalanada para receber as entidades oficiais (incluindo representantes do Estado Português) que vão participar nas comemorações dos 50 anos da independência do país
6 comentários:
E Bissau já não será como nós conhecemos .......... e veremos se ainda temos oportunidade de ver toda esta mudança nos arruamentos da cidade.
E aquele supermercado todo moderno sem ninguém a fazer compras.
Gostei muito de ver este vídeo da Tita e Liliana, todas bem vestidas a falar correctamente português, mas sem qualquer problema em andar em ruas de terra batida.
Todos os vídeos de Paulo Cacela são autênticas pérolas imperdíveis.
Valdemar Queiroz
Salvaram-se, ao menos, os velhos, centenários,poilões da Amura...
Valdemar, a segunda parte do vídeo passa-se no Mercado Central de Bissau, que eu também estranhei estar às moscas...
Durante anos (desde o incêndio de 2005 ou 2006, no antigo mercado), as "bideiras" (angolês ou crioulo?) montaram a banca na rua... Agora não querem pagar estas modernices... Se calhar também não ganham para o "pitrol"...
Receio que seja mais um "elefante branco"...Espero bem que não... Gostava de conhecer a opinião do nosso Cherno Baldé que vive no Bairro Militar e que por certo não faz compras na "nova" Bissau Velha...
Acabo devver na RTP1 o desfile das Forças Armadas Guineenses na cave Amílcar Cabral e os nossos representantes junto dos seus homólogos da GB.
É dia de festa/ronco na nossa querida GB. Continua no nosso coração.
Luís, não sei quem são, quantos são, os residentes em Bissau velho, será a "baixa" de lá.
Vemos a avenida que vai dar ao Pilão com milhares de vendedores ambulantes de tudo e mais alguma coisa. A este novo e moderno mercado, supermercado, não deverão frequentar quem vive no Pilão, apenas quem vive na zona mais "fina" de Bissau.
O nosso amigo Cherno Baldé vai f.f. de explicar quem são os clientes daquele novo mercado.
Valdemar Queiroz
Valdemar, em crioulo não existia o termo "baixa", àquela zona onde o comércio das lojas se movimentava, restaurantes, hotéis , enfim na cidade do asfalto,os guineenses chamam ou chamavam de Praça.
Antº. Rosinha
Eu chamei "baixa" de lá para referenciar Bissau Velha, no sentido de ser a zona comercial como a baixa em Lisboa, que por acaso até é alta na zona do Chiado, e também é a zona antiga.
Sim, mas acho que Praça, será antes Prasa que os guineenses da periferia chamam à cidade.
p.ex.: N’ gosta di ña prasa = Gosto da minha cidade.
Saúde da boa
Valdemar Queiroz
Enviar um comentário