quinta-feira, 16 de novembro de 2023

Guiné 61/74 - P24855: Bom dia desde Bissau (Patrício Ribeiro) (29): A Av Amílcar Cabral, no coração do "novo" Bissau Velho, palco das comemorações dos 50 anos da independência do país

Foto nº 1 > Guiné-Bissau > Bissau > Av Amílcar Cabral > 16 de novembro de 2023 > 50 anos da independência (em 24 de setembro de 1973) >  Ao fundo, a tribuna com as entidades oficiais em frente da qual irão desfilar os militares guineenses; por detrás da tribuna, o edifício da UDIB. Presentes o presidente da República Portuguesa, e do presidente do Governo Português.

Foto nº 2 > Guiné-Bissau > Bissau > Av Amílcar Cabral > 16 de novembro de 2023 > 50 anos da independência (em 24 de setembro de 1973) >  Em primeiro plano, elementos da população que se váo juntando nos passeios... Ao fundo, a Praça dos Heróis da Pátria e o Palácio Presidencial.


Foto nº 3 > Guiné-Bissau > Bissau > Av Amílcar Cabral > 16 de novembro de 2023 > 50 anos da independência (em 24 de setembro de 1973) > A população de Bissau junta-se aos milhares oara assistir às cerimónias
 

Foto nº 4 > Guiné-Bissau > Bissau > Av Amílcar Cabral > 16 de novembro de 2023 > 50 anos da independência (em 24 de setembro de 1973) > Parada militar a subir a Av. Amilcar Cabral, para desfilarem junto à tribuna oficial...  


Foto nº 5 > Guiné-Bissau > Bissau > Av Amílcar Cabral > 16 de novembro de 2023 > 50 anos da independência (em 24 de setembro de 1973) > Desfile militar, junto ao edifício dos Correios (que é do tempo colonial)... A parada começou por descer a avenida, seguindo para a marinha, dando a volta junto ao porto do Pidjiguiti e subindo depois  a avenida Av. Amilcar Cabral

Foto nº 6 > Guiné-Bissau > Bissau > Av Amílcar Cabral > 16 de novembro de 2023 > 50 anos da independência (em 24 de setembro de 1973) > Desfile militar, ao fundo o antigo hotel Portugal, da família Parente


Foto nº 7 > Guiné-Bissau > Bissau > Av Amílcar Cabral > 16 de novembro de 2023 > 50 anos da independência (em 24 de setembro de 1973) Parada militar junto à Casa Esteves  > Comandos (I)


Foto nº 7A > Guiné-Bissau > Bissau > Av Amílcar Cabral > 16 de novembro de 2023 > 50 anos da independência (em 24 de setembro de 1973) Parada militar junto à Casa Esteves  > Comandos (II)

Fotos (e legendas): © Patrício Ribeiro (2023). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Mensagem (e fotos) quer nos foi enviada esta manhã, às 10h29, pelo Patrício Ribeiro (nosso correspondente em Bissau, colaborador permanente da Tabanca Grande para as questões do ambiente, economia e geografia da Guiné-Bissau, onde vive desde 1984, e onde é empresário, fundador e diretor técnico da Impar Lda; tem mais de 130 referências no blogue; autor da série, entre outras, "Bom dia desde Bssau") (*)
 
Luís,

Vão iniciar-se agora as cerimónias dos 50 anos de Independência da Guiné-Bissau, são 10h, estão 28 graus de temperatura, ás 14h vão estar 35.

Abraço
Patricio Ribeiro

4 comentários:

Valdemar Silva disse...

Aquele terra vermelha não engana, talvez umas chuvas limpem a poeirada e se veja a obra feita na grande avenida.
Muita gente a ver as cerimónias das comemorações dos 50 anos da independência, quem também ficará contente são lojistas e vendedores do novo Mercado de Bissau.
Patrício Ribeiro já pode dizer 'no meu tempo' podia-se virar ali à esq. e agora tenho que ir dar a volta à rotunda.

Saúde da boa
Valdemar Queiroz

Eduardo Estrela disse...

Obrigado Patrício pela partilha das fotografias!!
Permite-nos " regressar " à terra vermelha e quente que trazemos no coração.
Dos correios de Bissau falei uma vez com a minha saudosa mãe, numa chamada marcada com 24 horas de antecedência e feita através da Marconi, aproveitando uma deslocação ao hospital militar para consulta de estomatologia.
Abraço fraterno.
Eduardo Estrela.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Pelo que se pode perceber das fotos, o alcatrão ainda não chegou ao fim da Av Amílcar Cabral... Mas isso não tira a alegria aos guineenses que, como todos os outros povos, também gostam de ir atrás da banda.

Quanto ao desfile militar,ainda bem que foi feito com a prata da casa, o melhor que a Guiné tem, os seus homens e mulheres.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Excerto de notícia da Lusa:

RTP Notícias > 50 anos da independência da Guiné-Bissau celebrados hoje
16 de novenro de2023, 06:04

https://www.rtp.pt/noticias/mundo/50-anos-da-independencia-da-guine-bissau-celebrados-hoje_n1530085

(...) As cerimónias oficiais dos 50 anos da independência da Guiné-Bissau realizam-se esta quinta-feira na Avenida Amílcar Cabral, em Bissau, com a presença de representantes de 26 países, incluindo o Presidente, o primeiro-ministro e o ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal.

As cerimónias têm início marcado para as 10h00, depois da chegada faseada dos convidados, que se sentarão nas centenas de cadeiras colocadas em cinco palanques num dos lados da avenida.

O evento decorre no Dia das Forças Armadas guineenses, 16 de novembro, apesar de a independência ter sido declarada em 24 de setembro de 1973.

Depois de uma revista às tropas, o presidente da República da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, proferirá uma "mensagem à Nação", culminando a cerimónia com um desfile popular e outro militar.

No final do desfile militar, Sissoco Embaló seguirá com os convidados, a pé, para o Palácio da República, situado na Praça dos Heróis Nacionais (antiga Praça do Império), para um almoço oficial, na Sala de Banquetes, que encerrará as cerimónias de celebração do cinquentenário da independência e do Dia das Forças Armadas. (...)