domingo, 8 de setembro de 2024

Guiné 61/74 - P25923: Ser solidário (272): Actualização da situação do processo do nosso camarada guineense Seco Mané, que em Portugal procura resolver a sua precária situação de saúde resultante de ferimentos contraídos em combate ao serviço do Exército Português (Fernando de Jesus Sousa)

1. Fazendo um ponto da situação do caso do nosso camarada guineense, Seco Mané, recebemos ontem, dia 7 de Setembro de 2024, esta mensagem do nosso camarada Fernando de Jesus Sousa, DFA (ex-1.º Cabo At Inf da CCAÇ 6, Bedanda, 1970/71):

Boa tarde Carlos
Espero que te encontres bem e com saúde.
É tempo de fazer o ponto da situação, quero informar e agradecer a quantos mostraram solidariedade, ao meu amigo e camarada de Bedanda, Seco Mané.

Ainda não está nada resolvida a situação em relação ao internamento no Hospital das Forças Armadas, mantém-se na mesma, em relação à sua subsistência está igual.
Porém, eu estou mais do que nunca otimista, estive na quinta feira, acompanhado de um grande amigo meu, o Coronel Armando Marques Ramos, no Arquivo Geral do Exército para indagar sobre o processo dele, fomos também à Presidência da República e ao Estado-Maior do Exército.

Foi importante este bater de portas, pois pude constatar que todas elas estão abertas a este meu amigo, o processo está em andamento acelerado, e vim convicto que brevemente irá ser internado no hospital a fim de lhe colocarem uma prótese no joelho e ser presente a uma junta médica.
Pude constatar que a pressão exercida por muitos camaradas junto da Presidência da República foi benéfica e ajudou a desbloquear a situação.

Em meu nome e do Seco Mane, o nosso obrigado e um reconhecimento de gratidão a quantos têm ajudado financeiramente para a sua subsistência.
Eu irei dando notícias sobre o evoluir da situação.
Fernando de Jesus Sousa ao centro, tendo à sua esquerda, com camisa azul, o camarada Seco Mané e à direita o seu filho que o acompanha em Portugal

Abraço fraterno
Fernando Sousa

_____________

Notas do editor:

Sobre este assunto vd. posts de:

27 de junho de 2024 > Guiné 61/74 - P25691: Agenda cultural (855): Reportagem que fiz acerca de um soldado de Bedanda, do meu pelotão, ferido três vezes em Bedanda. Para ver no dia 29 de Junho, sábado, às 22h30 no NOW - Informação Privilegiada (Fernando Jesus Sousa, DFA)
e
1 de julho de 2024 > Guiné 61/74 - P25706: Direito à indignação (17): Seco Mané, antigo Combatente da CCAÇ 6, não tem direito à nacionalidade portuguesa nem aos tratamentos a ferimentos recebidos em combate, nos anos 70, na então Guiné Portuguesa, ao serviço de Portugal (Joaquim Mexia Alves / Carlos Vinhal)

Último post da série de 17 de agosto de 2024 > Guiné 61/74 - P25851: Ser solidário (271): 25.ª Expedição da Missão Dulombi à Guiné-Bissau. Reportagem da jornalista Carolina Cunha da CMTV, que pode ser vista no Youtube

5 comentários:

Eduardo Estrela disse...

Ainda bem que as coisas se vão compondo de modo a que o Seco Mané tenha aquilo a que tem direito.
Fernando! Agradeço tentes saber se o Seco Mané chegou a estar integrado na ccaç 2592, que passou depois a denominar-se ccaç 14. Estivemos em Bolama até novembro de 1969 e havia um Seco Mané no meu pelotão.
Obrigado
Abraço
Eduardo Estrela

Anónimo disse...

Agradeço penhoradamente tudo o que tens feito pelo Seco Mané, esse nosso camarada e português como nós. Um grande abraço, Fernando Sousa. Carvalho de Mampatá.

Anónimo disse...

Bem hajas Fernando. Bem hajam todos os que responderam ao post 25706 de 1 de Julho .
Por razões várias por vezes passo tempos sem visitar o blogue. E muito se passa sem eu sequer ter conhecimento. Este "post" só agora ! Este post de hoje levou-me a ler também o post de 25706 de 1 de Julho e os comentários a este. Tenho pena de só agora ter conhecimento deste triste e lamentável caso, que com certeza é apenas uma amostra de muitos outros semelhantes sem dúvida. Se alguma coisa me faz sentir raiva, tristeza e dor é a lembrança do que sucedeu a tantos nossos amigos naturais da Guiné que estavam prontos a dar a sua vida por nós e por Portugal e depois foram abandonados, muitos deles fuzilados etc etc etc. E eu que nessa altura estava no Brasil, numa situação não muito folgada, preocupado apenas em conseguir cuidar da minha jovem família) nem sequer tinha conhecimento de nada. Apenas tive conhecimento desta triste realidade depois de ingressar neste blogue e quis saber do Zagalo e de outros camaradas da minha companhia cujos contactos tinha perdido.
Além de mensagens ( conforme sugeridas num dos "comentários" respostas,) que mais podemos fazer? Acredito que esta é uma altura para organizar uma "campanha" junto das autoridades portuguesas e guineenses pertinentes:(líders, parlamentos, assembleias, onde decisões e leis são feitas) visando não só este caso, mas todos os casos semelhantes. Ou isso já está a suceder e eu nem sequer tenho conhecimento disso ainda? Agradeço mais info sobre tudo isto. Razões várias, especialmente relacionadas com saúde ( ==passei o dia dos meus 80 anos na emergência dum hospital e, embora me sinta já razoávelmente bem, em comparação, ainda continuo com problemas==) não me permitem estar a pensar liderar uma campanha destas , mas deixo aqui os meus contactos. Por favor contacta-me ( contactem-me) por E mail ou telefone. Se fôr pelo telefone, ( eu sei que de Portugal para Nova Iorque é "complicado" ) não me importo nada de ser eu a ligar daqui.
Nota importante: eu não percebo nada de facebooks, mensagens text , e outras coisas digitais! e limito-me ao E mail e telefone . Os meus contactos são: << crisostomo.joao2@gmail.com >> e os telefones : ( casa:
1. 718 899 7776 ) e cel ( móvel) 1. 917 257 1501.
Um abraço a todos.
João Crisóstomo, Nova Iorque

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Bem hajas, Fernando!...Se tudo acabar "em bem", vais ter que matar uma galinha do teu galinheiro para fazermos um arroz de cabidela!...Pode ser outra vez na ADFA, na Padre Cruz!...Eu trago um marisquinho da Lourinhã!... E um verdinho de Candoz!

Anónimo disse...

Quando essa etapa da vida atribulada do camarada Seco Mané estiver vencida, gostaria de participar e comparticipar nesse evento. Um grande abraço. Carvalho de Mampatá