sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Guiné 63/74 - P2386: Estórias cabralianas (31): As milagrosas termas de Missirá (Jorge Cabral)

1. Mensagem do Jorge Cabral:

Querido Amigo.

Última estória de 2007 (1). E que o Novo Ano nos traga SOLIDARIEDADE!!!

Grande Abraço

Jorge



2. Estorias cabralianas (31) > Das Termas de Missirá à “Ursa” do Teixeirinha


A fim de prevenir abusos, a segurança à Fonte, no banho das bajudas, pertencia em exclusivo ao Alferes, o qual nos primeiros tempos guardou uma prudente distância, depois foi-se aproximando e acabou no meio delas, esfregador e esfregado com sabão vegetal, após o que branqueava os dentes com areia.

Diziam que aquela água possuía propriedades terapêuticas, curando todos os males de pele, não havendo lica que lhe resistisse. Não sei se tal fama chegou ao Batalhão, mas o certo é que o 1º Sargento da CCS mandou para Missirá o cozinheiro Teixeirinha, “para se tratar”… Porém, o doente, não sofria da pele, mas da barriga, pois segundo informou, tinha uma “ursa”. Entrou logo em dieta e porque não suportava o leite em pó, foi aconselhado a tomar pela manhã uma dose de “arrebenta bois”, o nosso ponche, que era preparado numa terrina, onde misturávamos whisky, brandy, cerveja e vinho.

Rapidamente melhorou e com a recuperação da saúde, apareceram-lhe outros apetites… Fez da cozinha o local privilegiado dos seus encontros amorosos e muitas vezes entre cascas de batata, em cima da mesa, dedicava-se a outra mais gostosa culinária. Infelizmente os maridos delas não gostaram e exigiram a sua partida.

Claro que em Bambadinca piorou, tendo sido evacuado para o Hospital de Bissau, onde foi sujeito a uma intervenção cirúrgica.

Pobre Teixeirinha, não perceberam os Médicos, do que ele precisava: Arrebenta bois… … e um pouco daquela culinária…


Jorge Cabral
_________

Nota de L.G.:

(1) Vd. post antgerior > 21 de Dezembro de 2007 >. Guiné 63/74 - P2369: Estórias cabralianas (30): Um Natal em Novembro (Jorge Cabral)

1 comentário:

joaquim disse...

Oh Jorge...essa das Termas...não te estás a meter comigo, pois não?...eheheh

Abraço amigo