domingo, 23 de dezembro de 2007

Guiné 63/74 - P2376: Recordações do 1º Comandante do Pel Caç Nat 52 (Henrique Matos) (6): Insularidade e solidariedade no Natal dos açorianos

Guiné-Bissau > Região do Oio > Porto Gole > Marco comemorativo do V Centenário da Descoberta da Guiné (1446-1946) > Porto Gole, na margem direita do Rio, na estrada Bissau - Nhacra - Mansoa - Porto Gole - Bafatá (interdita no meu tempo, 1969/71.

Guiné-Bissau > Região do Oio > Porto Gole 2005 > Monumento erigido pela CART 1661 (Porto Gole, Enxalé, Bissá, 1967/68). Dizeres, gravados na base do monumento, em pedra: "Para ti, soldado, o testemunho do teu esforço".

Guiné-Bissau > Região do Oio > Porto Gole > 2005 > Restos do brazão da CART 1661 (Porto Gole, Enxalé, Bissá, 1967/68). Dizeres, inscritos na chapa em bronze: "Coragem, Esperança".

Guiné-Bissau > Região do Oio > Porto Gole > 2005> O Rio Geba, visto de Porto Gole. Do outro lado, a margem esquerda. Mais à frente, para leste, antes do Xime, o Rio Corubal vai desaguar no Rio Geba.

Fotos: © Jorge Neto (2005), ou melhor, Jorge Rosmaninho, o autor de Autor do blogue Africanidades ("Vivências, imagens, e relatos sobre o grande continente - África vista pelos olhos de um branco", um andarilho de África, incluindo a nossa Guiné-Bissau) que entretanto se mudou para um outro poiso: vd. a nova versão do Africanidades. Com a devida vénia, ao Jorge, desejando-lhe o possível meljor ano de 2008, para ele, para a nossa África e para os nossos amigos africanos. Estas fotos já tinham sido divulgadas em post publicado no nosso blogue (versão anterior) (1). Justifica-se a sua (re)publicação, em novo formato, por haver poucas referências e pouca documentação no nosso blogue em relação a Porto Gole onde o Henrique Matos passou, emboscado, o seu Natal de 1967. (LG)


1. Mensagem do do Henrique Matos, 1º comandante do Pel Caç Nat 52 (Enxalé, 1966/68), açoriano que vive hoje em Olhão (2):

Caro Luís e co-editores:

Hesitei antes de escrever este post pois não tenho qualquer episódio interessante relacionado com o Natal no mato. Pretendo apenas dar uma imagem das dificuldades acrescidas que os açorianos sentiam quando eram arrancados das suas ilhas para servir a Pátria.

Se achares interessante avança, se não também não há problema.Aqui vai com um título sugestivo:

2. Comentário de L.G.:


Obrigado, Henrique... Vou-te publicar estes apontamentos biográficos na tua série Recordações do 1º Comandante do Pel Caç Nat 52... Faço votos para que a tua insularidade seja apenas física, e que continues a contar, no Natal e pela vida fora, com a solidariedade dos teus velhos camaradas de tropa e de guerra. Daqui do Porto, onde vim passar o Natal, vai um Alfa Bravo para ti e todos os nossos camaradas açorianos (que infelizmente ainda são poucos na nossa Tabanca Grande: para além de ti, assim de repente só me lembro do Mário Armas de Sousa, ex-Fur Mil do Pel Caç Nat 54, 1968/70, que no entanto não tem dado notícias) (3). (LG).


3. O meu Natal no mato ou as peripécias dos natais de um ilhéu na tropa

por Henrique Matos


1.º Natal - Acabada a recruta em Dezembro de 66, já próximo do Natal, tínhamos umas férias de não sei quantos dias até começar aespecialidade. Ir aos Açores estava fora de questão, as viagens só se faziam de barco e demoravam 3 a 4 dias para cada lado, quando o mar deixava.

Estava assim preparado para passar o Natal no quartel tal como os outros açorianos que não tinham família no continente. Mas a sorte estava do meu lado. Tinha feito amizade com um camarada que me convidou a ir com ele. Lá fomos de comboio até Rio Torto, perto de Gouveia, onde encontrei uma família espectacular que me fez esquecer um pouco o primeiro Natal longe dos meus. Até deu para fazer uma grande festa, pois como tocava umas coisas em viola e bandolim, animei o grupo lá do sítio com umas Janeiras.


2º Natal - Este, [o de 1967, ] passado na Guiné, em Porto Gole, e de que guardo apenas a breve recordação de estar toda a noite de prevenção à espera de um grupo IN que uma mensagem codificada dizia ter atacado uma coluna Bissau-Mansoa seguindo depois na nossa direcção.

3.º Natal - Internado no HMDIC (Hospital Militar de Doenças Infecto-Contagiosas) na Boa-Hora, [em Lisboa,] mais uma vez estava na contingência de passar o Natal sozinho. Mas... lá está a sorte. Um camarada ali internado, também vindo da Guiné, convida-me e lá fomos fazer a consoada em casa de seus pais, ali mesmo em Lisboa. Neste caso deu apenas para ter uma ceia excelente porque tinhamos de regressar ao hospital antes da meia noite.

Depois disto resta apenas desejar a toda a tertúlia o melhor Natal do mundo e que no próximo ano sejam muito felizes. Como sempre com um grande abraço.

Henrique Matos

________________

Notas de L.G.

(1) Vd. post de 30 de Novembro de 2005 > Guiné 63/74 - CCCXXV: CCART 1661 (Porto Gole, Enxalé, Bissá, 1967/68) (Luís Graça)

(2) Vd. último post desta série:

18 de Outubro de 2007 >Guiné 63/74 - P2191: Recordações do 1º Comandante do Pel Caç Nat 52 (Henrique Matos) (5): O baptismo de um periquito no Enxalé
Vd. também post de 22 de Junho de 2007 > Guiné 63/74 - P1871: Tabanca Grande (15): Henrique Matos, ex-Comandante do Pel Caç Nat 52 (Enxalé, 1966/68)


(3) 26 de Setembro de 2005 > Guiné 63/74 - CCXIII: O açoreano Mário Armas de Sousa (Pel Caç Nat 54: Missirá, 1969/70) (Luís Graça)

(...) Caro colega: Sou ex-furriel miliciano e estive na Guiné de 1968 a 1970, em Porto Gole, Enxalé, Xime e Missirá. Também estou na fotografia da vossa página, tirada no quartel do Xime, junto dos bidões.Tenho alguma informação e fotografias do meu grupo de combate para acrescentar à vossa página se possível (...)

(...) Meu caro Mário:

Fico muito contente (e o resto dos camaradas também) por este feliz reencontro, ao fim de tantos anos. Andámos juntos, no mesmo sector, e na mesma altura (mais tarde conhecido como o Sector L1, Zona Leste, com sede em Bambadinca e que incluía entre outros aquartelamentos e destacamentos, além da sede, o Xime, o Enxalé, Mansambo, o Xitole, Missirá...

No meu tempo, Portogole creio que já pertencia a Mansoa (e não a Bambadinca). Esta povoação ficava na estrada Bafáta-Mansoa-Bissau (interdita no nosso tempo) (...)

1 comentário:

Anónimo disse...

Este meu post escrito à pressa tem uma imprecisão que só agora notei: a minha recruta terminou em Dezembro de 1965 e o Natal passado na Guiné foi em 1966. Agradeço ao Luís as palavras simpáticas. Tenho várias fotos de Porto Gole digitalizadas, incluindo o célebre padrão ou marco que seguem brevemente.
Alfa Bravo
Henrique Matos