segunda-feira, 26 de abril de 2010

Guiné 63/74 - P6252: Tabanca Grande (215): O Francisco Silva, hoje cirurgião, ortopedista, no Hospital Amadora-Sintra, foi o substituto do infortunado Alf Mil Op Esp Nuno Gonçalves da Costa, do Pel Caç Nat 51, morto por um dos seus homens em 16 de Julho de 1973


Guiné-Bissau > Região de Tombali > Sector de Bedanda > Iemberem > Simpósio Internacional de Guileje (1-7 de Março de 2008) > Visita ao sul > Em primeiro palno, ao meio, o Dr. Francisco Silva, madeirense, cirurgião, especialista em ortopedia,  a exercer  o Hospital Fernando da Fonseca, Amadora-Sintra, médico assistente do nosso camarada Hugo Guerra. À sua esquerda, a Maria Alice e à direita Salifo Camará, 87 anos, régulo de Cadique Nalu e Lautchandé, antigo Combatente da Liberdade da Pátria. Foto tirada por ocasião da visita ao centro de saúde materno-infantil de Iemberem.

O que eu não sabia é que o Francisco Silva tinha um "segredo" para me contar...

O Francisco Silva, que viajou de jipe, por terra, com mais camaradas, na viagem à Guiné, de ida e volta, por ocasião do Simpósio Internacional de Guiledje (Bissau, 1-7 de Março de 2008), foi Alferes Miliciano, tendo pertencido à CART 3492, que esteve no Xitole (com o Joaquim Mexia Alves e o Álvaro Basto).

O Francisco Silva revelou-me  na altura ter saído da CART 3492 para substituir um alferes morto na parada, pelos seus homens, africanos (ou por um dos seus homens, já não sei  precisar bem) do  Pel Caç Nat 51, sediado em Jumbembem, sector de Farim. Segundo o Francisco Silva, o alferes terá sido morto por que "era um tipo bom de mais, com problemas para impor a sua autoridade ao pelotão (que era etnicamente heterogéneo, e tinha um historial de problemas de disciplina)"...

Sabemos agora, através do Fernando Araújo (*), que esse infortunado camarada chamava-se Nuno Gonçalves da Costa, era natural de Arcos de Valdevez, e terá sido morto, "traiçoeiramente", a sangue frio, à queima-roupa, " com 3 tiros de G3", disparados por um militar do seu Pel Caç Nat 51, que não acatou o castigo (um reforço) que lhe imposto pelo seu comandante. A data fatídica foi em 16 de Julho de 1973. Os seus restos mortais repousam no cemitério da sua freguesia natal, São Jorge.








Lisboa, Belém, Forte do Bom Sucesso > 10 de Junho de 2009 > Mini-encontro do pessoal da Tabanca Grande  (**) > Virgínio Briote e o Francisco Silva, hoje, médico, ortopedista no Hospital Amadora-Sintra (colega, portanto de outro membro da nossa Tababa Grande, o Dr. João Graça, interno de psiquiatria, embora ainda não se conheçam pessoalmente)... 

O Francisco esteve no Xitole, na CART 3492 (1971/74) (com, entre outros  camaradas membros da nossa Tabanca Grande, o J.  Mexia Alves, o Álvaro Basto, o Artur Soares, o António Barroso, nomes que me vêm à memória, e que eu cito de cor, correndo o risco de esquecer outros...), e depois em Jumbembem, na região de Farim (onde lhe coube substituir o comandante do Pel Caç Nat 51, morto na parada por um dos seus homens)... 

O Francisco Silva tem comparecido, juntamente com a esposa, Elisabete Silva, nos nossos convivios, quer da Tabanca Grande,  quer da Tabanca de Matosinhos (pelo uma vez, quando foi a um congresso médico , no Porto, em Outubro de 2009), quer da sua companhia original, a CART 3492.

O Francisco já consta, desde Março de 2008, da nossa lista de membros da Tabanca Grande. Julgo que nos falta o seu endereço de email. E uma foto do tempo de Guiné. De qualquer modo, é injusto não ter sido ainda formalmente apresentado à nossa Tabanca Grande. Fica aqui reparado o lapso.

Fotos: © Luís Graça (2008). Direitos reservad
os
_______________



Notas de L.G.:

3 comentários:

Jorge Narciso disse...

Caros Luis e (interpostamente) Francisco

Há coincidencias do arco da velha, ou... talvez nem por isso, não fossemos um País geográficamente miniatural.

Nas minhas primeiras visitas ao Blogue encontrei, num Post sobre o Simposio de Guilege, a foto do Francisco Silva.
E daí...?

Logo após o visionamento da foto falei com ele sobre os contornos dessa viagem e do meu desejo de um dia também a efectuar.
Isto porque o Dr.Francisco Silva é, nem mais nem menos, o médico ortopedista assistente da minha Mãe no Amadora Sintra onde, já no longiquo ano de 2001, a operou (em condições especialmente dificeis) a uma fractura do colo do fémur. Operação essa que repetiu uns 5 ou 6 anos mais tarde.
É, além disso, conterraneo da minha mulher - penso inclusivé que da mesma freguesia: Santo António no Funchal.

Logo a partir dos primeiros contactos (hoje inumeros como se percebe) fácil foi perceber dentro do seu recato, diria mesmo timidez, a incomensuravel dimensão humana que possui.

Antes deste comentário fui verificar a lista dos inscritos para o Convivio e verifiquei ele não constar.

Ora, a minha Mãe (e eu como acompanhante) tem consulta marcada com ele para a próxima 5ª feira (29).

Fico, desde já, auto-comprometido a informá~lo, não só do Convivio, como da vontade do Blogue, em possuir o seu contacto.

Com um Abraço

Jorge Narciso
______________________________________________________________

Luís Graça disse...

Jorge: Como a gente costuma dizer, "O mundo é pequeno e o nosso blogue... é grande!"... Que feliz coincidência!

Antes de mais, as melhoras da tua mãezinha. E a seguir, ficas incumbido destas tarefas bloguísticas:

(i) O camarada Francisco, mais a Elisabete, marca na agenda, no dia 26 de Junho, "Compromisso inadiável: V Encontro Nacional do Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné", em Monte Real... (O casal já foi, se não me engano, ao III Encontro, Ortigosa, 2008);

(ii) O camarada Francisco manda-nos o seu contacto de email, além da foto de Alf Mil no CTIG (Xitole, Jembembem...);

(iii) O camarada Francisco pode também contactar o seu colega Dr.João Graça, do Departamento de Psiquiatria, que esteve em Dezembro de 2009 na Guiné-Bissau, e que é um dos jovens membros da Tabanca Grande...

(iv) O camarada Francisco pode contar-nos mais coisas sobre o aparentemente problemático Pel Caç Nat 51...

Jorge Narciso disse...

Luis:
Vou transmitir as instruções dadas por via escrita, imprimindo este teu comentário e entregando-o PMP ao "visado
Ab.