quinta-feira, 29 de abril de 2010

Guiné 63/74 - P6279: O 6º aniversário do nosso blogue (30): Parabéns Rapazote (José da Câmara)

1. Mensagem de José da Câmara* (ex-Fur Mil da CCAÇ 3327 e Pel Caç Nat 56, Guiné, 1971/73), com data de 24 de Abril de 2010:

Caro Carlos,
Afazeres profissionais e familiares têm-me mantido bastante ocupado nos últimos dias. Daí chegar tarde com o meu contribuito para o aniversário do Blogue. Mesmo tarde faço-o com gosto e do fundo do coração.[...]

Sem mais, desejo-te muita saúde e aos teus entes queridos, aqui vai um abraço tão amigo como o tempo que se faz szentir por estes lados.
José Câmara


Parabéns Rapazote
Quando em Janeiro de 1973 deixei a Guiné pensei que fechara uma porta que nunca mais abriria.
Sabia, é certo, que as recordações estariam sempre presentes quando encontrasse um protagonista da mesma luta, camarada das boas e más horas da luta indómita nas matas selvagens daquela terra mártir.

Um dia, ainda não muito distante, encontrei este blogue.

Reparei que ele não era mais que a porta aberta que eu julgara ter fechado há tantos anos. Atravessei-a e apresentei-me. Ninguém me ofereceu uma cadeira e tão pouco me pediram para tirar o chapéu. Lembro-me que disseram para eu ficar à vontade. Foi-me dito, e eu acreditei, que estava entre amigos e camaradas que compreenderiam a minha linguagem.

Tamanha credibilidade só podia tirar-me um sorriso. Por muitos anos de ausência em terras de estranja, estava para ver como iriam compreender o “mai poruguige” que, como diz a minha esposa, foi-se e o meu “inglishe” que nunca chegou. Apesar das minhas deficiências, tenho feito os possíveis para não dar “tomates trábulas” com as minhas histórias.

A forma como me receberam foi importante, mas não conta a história toda.

Aqui, no meio de todos vós, aprendi a chorar e a rir com as vossas histórias. Também aprendi que a Guiné que eu vivi e aprendi a amar não era só minha. Era um bocadinho de todos. E isso, sim, foi e é importante. É bom saber que não estou só.

Nos úlimos dias muitos têm sido os artigos dedicados a este aniversário do blogue. Perguntas pertinentes do Alberto Branquinho, passando pelas antologias reflectivas do Hélder Valério de Sousa e do António Garcia Matos, não faltando um ranchinho melhorado balanta-Torcato, cozinhado à Chef Mexia Alves e que o Luís Faria, em substituição do oficial de dia, se encarregou de meter o garfo lá para os lados do Chão Manjaco, com a ajuda sempre grandiosa do sargento-mor Juvenal e outros mais, tudo bem regadinho com versos e prosas de senhoras que também por aqui andavam e eu desconhecia, mas que passei a conhecer, trouxeram ao vivo um reanimar das forças à volta deste projecto.

Para os nossos editores isso é um alento e um incentivo ao seu trabalho. E, disso, são merecedores... Não os invejo.

Não é fácil gerir um blogue desta natureza. Nós somos, quase sempre, os culpados das dificuldades criadas. Esquecemo-nos muitas vezes que o objectivo principal do blogue é um contar as nossas experiências no TO da Guiné. Todos os outros contornos, sejam comentários ou opiniões, têm que ser abordados com honestidade moral e cultural, e a correcção própria de uma sã vivência democrática. Nunca deveríamos esquecer que o que mais nos une é a amizade derivativa de sermos ex-combatentes naquela província, com toda a responsabilidade que isso acarreta.

Neste blogue estão honrosamente representados todos os ramos das Forças Armadas. Uns mais que outros! Todavia, seria bom reconhecer que são poucos os representantes do QP e das patentes superiores. E esses também têm uma história para contar. Sem o seu testemunho, muito da nossa história colectiva ficará perdida para sempre. A nós compete-nos fazer com que esses indivíduos se possam sentir à vontade e bem-vindos. A quantificação e a qualificação serão tão mais importantes, quanto maior for o nosso sucesso em trazê-los ao nosso seio.

Nesse aspecto, a grandeza do blogue passa, necessariamente, pelo contributo que cada um possa dar. “Tudo é possível, se a alma não for pequena” como disse o grande poeta Pessoa.

Sim, tudo é possível neste blogue, um rapazote de seis anos, que mantém a porta aberta às recordações, às histórias, às estórias e às amizades.

Por tudo isso obrigado camaradas.

Parabéns rapazote!

José Câmara


2. Comentário de CV:

Prepositadamente espacei, no tempo, a publicação deste texto do camarada José da Câmara, relativo ao nosso aniversário, cujos festejos não terminaram obrigatoriamente no dia 23.

Assim, os camaradas que tenham algum texto alusivo ao acontecimento e o queiram enviar, estão sempre a tempo de o fazer.

CV
__________

Notas de CV:

(*) vd. poste de 24 de Abril de 2010 > Guiné 63/74 - P6237: Memórias e histórias minhas (José da Câmara) (18): Estados de alma, aerograma de 20 de Abril de 1971

Vd. último poste da série de 24 de Abril de 2010 > Guiné 63/74 - P6243: O 6º aniversário do nosso blogue (29): Aqui vamos adquirindo conhecimentos sobre outras culturas e tradições (Filomena Sampaio)

Sem comentários: