quinta-feira, 29 de abril de 2010

Guiné 63/74 - P6273: Parabéns a você (110): Giselda, um(a) (e)strela que brilha no firmamento da nossa Tabanca Grande (Luís Graça)


Foto 1 > Julho de 1970 > O curso de baptismo num Junkers  JU-52



Foto 2 > 7 de Outubro de 1970 > Um dia histórico, o do "brevetamento"



Foto 3 > Guiné > Pirada > 1972 > O "repouso" da senhora enfermeira pára-quedista, ainda "periquita"



Foto 4 > Guiné > Algures > Fevereiro de 1973 > Em alerta, com o Moutinho


1. A Giselda faz hoje anos. Giselda Antunes (seu apelido de solteira) ou Pessoa (apelido do marido, o nosso camarada Miguel Pessoa). Como qualquer outro camarada da Tabanca Grande tem direito um pequena atenção, no nosso blogue. Quem faz anos (e desde que os editores saibam a data de nascimento, o que não aontece com a mairia dos 411 magníficos da nossa lista),  tem direirto a estar por umas horas sob as luzes da ribalta, neste caso, na montra do blogue.

Curiosamente, são o único casal de camaradas (verdadeiros...) do nosso blogue. Um e e outro estiveram na Guiné, sensivelmente ao mesmo tempo, embora a Giselda mais uns meses (cerca de 26). A sua história, e a história que os aproximou, é conhecida, e dava um filme, se a gente vivesse nos Estados Unidos da América.  Em 2010, já a indústria cinematográfica de Holywood estaria farta de explorar o filão da guerra colonial na Guiné e ganho muito dinheiro. Mas nós somos o que somos, temos um problema de escala e sobretudo uma enorme falta de auto-estima. Mas isso são outras histórias.

Curiosamente também os dois fazem anos em Abril. A 9, o  Miguel já teve direito uma meia dúzia de strelas. Quanto à Giselda, já lhe fizemos a devida homenagem por diversas ocasiões, e nomeadamente no ano passado, por este dia.

No segundo ano, e depois de já termos escrito sobre uma camarada tão especial como a Giselda, é difícil aos pobres editores serem originais e não correrem o risco de se repetirem e dizerem banalidades. Até por que esta série (Parabéns a você), que está a cargo do Carlos Vinhal, está em remodelação, agora que entramos no segundo ano...

Lembrámo-nos então pedir ao seu companheiro de uma vida e pai dos seus filhos, o Miguel, para lhe escrever um pequeno texto a propósito de mais este aniversário... O Miguel, sempre discreto, mas com reflexos de sobreviente nato,  ganhos no céus da Guiné, respondeu-me logo:

"Tocas bem violino mas não me levas... Eu estar a escrever sobre a Giselda é, ressalvadas as devidas distâncias, como o Mário Soares escrever sobre a Maria Barroso (embora reconheça que sou capaz de ser muito mais contido nas apreciações que faço das pessoas de quem gosto...). Se eu fosse escrever sobre a efeméride, certamente seria ela prejudicada - tenho por hábito ser muito exigente com as pessoas que aprecio, pedindo-lhes sempre mais do que aquilo que dão, isto por saber que as suas potencialidades as podem levar ainda mais longe"...

Mas depois ele diz uma coisa com a qual eu estou inteiramente de acordo,  por aquilo que já conheço da Giselda, do nosso convívio de algum tempo (e que foi reforçado há dias, na festa em que  participámos, juntos, mais o Pedro Lauret, o José Brás, o Francisco Godinho e outros camaradas, de homenagem aos mortos da guerra colonial, em Moura):

"Embora eu tenha sido um oficial de carreira e ela uma civil graduada em militar, reconheço que muitas vezes ela me bate no respeito que demonstra pelo nosso País, pela bandeira que jurámos defender e por todos aqueles que num período trágico da nossa história deram o seu melhor no que consideraram ser o cumprimento de um dever para com a sua Pátria.


"Se nos lembrarmos que as comissões de uma enfermeira pára-quedista duravam entre 6 e 9 meses, o facto de ela ter voluntariamente ter prolongado a sua comissão na Guiné, atingindo os cerca de 26 meses de permanência, mostra o carinho que ela dedicou àquele território e a todos os militares e civis que precisaram da sua ajuda num momento difícil da sua vida. E não tivesse havida a decisão cretina de impedir as enfermeiras de fazer evacuações às zonas de combate - o que ela considerou uma ofensa - talvez ela não tivesse decidido sair e pudesse ter permanecido na Guiné até à retirada das nossas forças, no verão de '74"...

E falando por todos os heli-evacuados Ypsilon , o Miguel (na altura Ten Pilav de  Fiat G-91) arremata:

"Sei por experiência própria o que é ser evacuado e o conforto que nos pode dar uma cara amiga em momentos em que estamos a ver a vida a andar para trás. Mas, das conversas que tenho tido com ela, sei também da emoção que ela ainda hoje sente pela lembrança das vidas que terá ajudado a salvar e da amargura pelas situações em que já nada poude ser feito pelos nossos".

E que palavras mais bonitas e sobretudo justas poderiam ser ditas no dia de hoje ? Obrigado, Giselda, em nome de todos nós e daqueles a quem tu ajudaste a salvar a vida, a aliviar a dôr, a reforçar a coragem e a esperança. Que tenhas um magnífico dias de aniversário junto com o Miguel, os teus filhos, restante família e amigos mais próximos. Nós estaremos, em espírito, contigo e com o Miguel. Bebemos um copo à tua saúde e longevidade. (E já agora dá também um grande Alfa Bravo a esse coração de ouro, que te deu hospitalidade, no dia de hoje, em Buarcos, o nosso querido amigo e camarada Vasco da Gama). Falo, naturalmente, em meu nome, mas também dos meus queridos co-editores Carlos Vinhal, Eduardo Magalhães Ribeiro e Virgínio Briote, a cujo labor, paciência, dedicação e empenho se devem também, e muito, a qualidade e a projecção que o nosso blogue atingiu, dentro e fora da nossa santa terra (Temos historiadores de África,  na terra do Tio Sam,  a acompanhar-nos com crescente interesse e atenção... Quem o diz é o Prof Doutor Eduardo Costa Dias, do ISCTE... E estamos prestes a atingir nos primeiros 4 meses do ano, os 1,7 milhões de páginas visitadas, o que em 2010 dá uma média de 2500 visitas / dia).

Como prenda de anos (não tanto para  a Giselda como para os camaradas e amigos da Guiné que a admiram e a estimam) aqui vão algumas fotos, "roubadas" ao álbum de família. Amigos que a conhecem bem, a ela e ao Miguel - como o caso do Victor Barata e o António Martins de Matos - seguramente  que irão acrescentar mais alguma coisa ao que aqui fica dito. De resto, nunca é de mais lembrar o exemplo pioneiro que foi, entre  nós,  a entrada, num cenário de guerra, das enfermeiras pára-quedistas, abrindo portas  a um maior,  justo e inevitável protagonismo das mulheres,  numa sociedade em grandes mudanças, mas ainda conservadora, patriarcal e aqui e aqui misógina.



Foto 5



Foto 6

Sobre as fotos 5 e 6, escreve o Miguel: "Considerando que a vida continuou para além da Guiné, entendi enviar-te agora estas duas, posteriores àquela época, em que ela desempenha o papel de mãe - o que tem feito na perfeição. Sempre que pôde a Giselda acompanhou de perto a minha actividade na Força Aérea, como se pode ver por estas duas fotos. Numa [, Foto 5,] podes vê-la com a nossa filha junto a um avião T-37, em Sintra. A outra, da mesma altura [, Foto 6,], foi tirada durante um convívio com pessoal da RTP. No lado esquerdo da foto está a locutora Isabel Ayres, que tinha pouco antes voado comigo num treino dos Asas. E devo dizer que se portou muito bem"...

Fotos: © Miguel Pessoa (2010). Direitos reservados
_____________

Nota de L.G.:

37 comentários:

Joaquim Mexia Alves disse...

«No meio da mata, o pessoal por entre as copas das árvores, olha atentamente para o Céu à espera de que o mesmo Céu lhe dê a salvação, a cura, a companhia, o acolhimento, a palavra amiga, o sorriso que torne luminoso o dia que se encontra cinzento e tão doloroso.

Ouve-se um barulho, um ruído vindo lá das alturas e uma figura desce do Céu ao encontro dos homens ansiosos e mudos de espanto.

Trocam-se informações: “É uma ave, é um avião, é um cometa, é uma estrela, é o super-homem???”

Qual quê, é a Super-Giselda que desce dos Céus para tratar e confortar os que sofrem e já desesperam!

E ela não perde tempo!
Põe e dispõe, dá ordens, organiza, limpa, trata, cura, à base do medicamento, do sorriso, da simpatia.

“Vá, pá, não tenhas medo, isto não é nada! Nuns minutos e já estás em Bissau! Eu trato de ti, eu não saio do pé de ti! Vá anda, dá-me a mão! Podes apertar, não tenhas medo!»

Palavras e gestos repetidos até à exaustão, mas sempre repletos de uma primeira vez, porque cada homem é um homem, e cada momento é um momento novo.

Podem repetir-se muitas vezes, mas em cada momento um há um novo sofrimento, e se ela já está calejada de tanta coisa vista e feita, não deixa de viver cada um destes momentos, como um momento único e individual.

Já a voar pelo ar, a caminho da Bissau almejada, vai interiormente sofrendo, (este não se safa), e alegrando-se, (desta vez chegámos a tempo).

Não larga a mão daquele que conhece agora, pois neste momento de dor, ela é a mãe que está longe, a mulher que chora em casa, a namorada que espera ansiosa, a filha que aguarda o regresso do pai.

Mais uma missão cumprida, mas todas lhe parecem compridas, porque onde há sofrimento parece que o tempo se alonga e nunca mais passa!!!»

Não conheci a Giselda na Guiné, mas conheço-a de agora, e basta-me olhá-la nos olhos, ouvi-la a contar a Guiné, para perceber que o que aqui escrevo como ficção, deve estar muito, muito perto da realidade.

Ao Miguel um abraço, pois então, porque hoje está de parabéns também.

À Giselda, com a licença dos meus outros camarigos, o abraço mais camarigo de todos, repleto de parabéns por este dia.

É uma honra e um privilégio conhecer-te e conhecer o Miguel.

Anónimo disse...

Giselda!

Cabe-me a honra de abrir as "hostilidades" de te parabenizar, isto, evidentemente depois do Miguel e lógicamente dos teus filhos, e dos que te são mais próximos..
Mas sinto-me bem, sinto-me confortável em fazê-lo, pois agora que, após Moura, te conheço melhor, te aprecio a simplicidade, a solidariedade, o desejo assumido de não protagonismo, o que não quererá dizer falta de auto-estima,(estou por exemplo a lembrar-me da discrição, mas por outro lado a convicção e a justeza, com que, quase me segredas-te, para acrescentar a palavra "PRESENTE", no fim de cada nome, dos evocados 29 camaradas, meus conterrâneos, tombados na Guerra Colonial!).
E que melhores mãos que as tuas, poderiam depositar a coroa de flores junto à lápide em sua memória?
Mãos as tuas, que salvaram e ajudaram a salvar tantos de nós, e, provávelmente, ter-te-á passado repentinamente pela cabeça, que não conseguiste salvar nenhum daqueles. Mas fica em paz, porque "eles", nós todos, todos os que vivemos e sobrevivemos àquela "desgraçada e esquecida época" sabemos e não esquecemos, o que tu, e as tuas companheiras/camaradas do Corpo de Enfermeiras Pára-quedista, fizeram e "inventaram/improvisaram" para nos aliviar e, nalguns casos até, adocicar o inevitável.
Bem hajas Giselda, e que contes muitos, na n/companhia e dos que te são mais queridos.

Francisco Godinho.

Amsoares disse...

GISELDA!

Neste dia de aniversário, desejo-lhe que passe um dia muito feliz, na companhia do Miguel, restantes familiares e amigos.

Um beijinho de PARABÉNS e Amizade

Artur Soares

Anónimo disse...

"Se eu podia ter-lhe dado ontem os parabéns? Podia, mas não era a mesma coisa."

Olá Giselda,

Desejo que tenhas um dia muito feliz e que se repita por muitos e bons anos.

Parabéns,
BSardinha

Anónimo disse...

"Só" por lá terem estado para ajudar os vossos camaradas nos momentos mais dificeis mereciam o nosso respeito e gratidao!Mas,acima disso,fizeram-no com incrível coragem,entusiasmo,dedicacao e amor pelos que sofriam.As nossas enfermeiras pára-quedistas nunca serao esquecidas. As mulheres que hoje servem Portugal nas Forcas Armadas muito devem a estas pioneiras que tantas portas abriram.BEM HAJAS!PARABÉNS PELO DIA DE HOJE!E PARABÉNS POR TERES SIDO UMA DELAS!

Anónimo disse...

Giselda,
Um dia bem passado no seio de familiares e amigos são os meus mais sinceros votos de Parabéns.
Um beijinho
Filomena

Cesar Dias disse...

Olá Giselda
Venho aqui desejar-te muita saúde e dar-te os parabens pelo teu aniversário. Aproveito para te agradecer a ti e a todas as "Giseldas" que nos acompanharam naquela aventura, embora só tenha contactado convosco uma vez na zona do Bindoro em 1970, foi suficiente para vos ter ficado a considerar.
Recebe um grande abraço, e que vais contando ainda muitos anos.
César Dias

Anónimo disse...

Cara Dª. Giselda.

Votos de feliz aniversário, que este dia seja igualmente muito feliz, na companhia de familiares e amigos, e que esta data se repita por longos anos, com muita saúde.

Manuel Marinho

Jorge Narciso disse...

Cara Giselda

Enquanto testemunha presencial e constante da actividade das camaradas que te antecederam na Guiné e a que, estou certo, seguro e convicto deste continuidade, quero neste teu dia de aniversário afirmar "peremptoriamente" que o relato "ficçionado" com que o Mexia Alves te brindou no topo destes votos é afinal a mais pura realidade.
Recebe um beijinho de Parabens, extensivos estes a todos os que te são mais queridos, nomedamente a essa excelente Pessoa, que se chama Miguel.

Jorge Narciso

José Marcelino Martins disse...

Querida Gisela

Quis o destino que só te conhecesse em tempo de paz.

Foi bom, porque não tive necessidade dos cuidados de " UM ANJO", mas muitos de nós precisaram e tu lá estavas a dar um sinal de presença, para que não fosse o fim.

Tens sido uma óptima camarada sempre que o destino nos coloca perto um do outro.

Por mim e por todos recebe "um beijo terno e eterno" de reconhecimento e amizade.

mario gualter rodrigues pinto disse...

Cara Gisela

Desejo-lhe um feliz aniversário e tudo o que de mais desejar. Parabens



Mário Pinto

paulo santiago disse...

Ontem, conheci pessoalmente esta
camarada e grande SENHORA.
Há dias,o meu amigo e conterrâneo,
Sílvio Abrantes,o Hoss,pára-quedista,num post relatando uma
dura emboscada perto do Pelundo,
terminava assim"passado pouco tempo
estavam os helicópteros e as nossas
queridas enfermeiras a fazer a
devida evacuação"
Para a Giselda,neste dia,envio um
ramo de rosas virtual.

Um beijo de Parabéns

P.Santiago

Anónimo disse...

Saúde Paz Alegria

Parabéns


Jorge Cabral

manuel amaro disse...

Cara Camarada Giselda,

Este dia, por mais dias destes que passem por nós, é hoje, foi no passado e será sempre, um dia muito especial.

A minha contribuição são os meus votos de que este e todos os dias que se seguirem, sejam vividos em plena felicidade.

Manuel Amaro

Especialistas da BA 12 disse...

Que mais poderei dizer no fim destes elogios todos e votos de parabéns para ti Giselda?!...
Bem,tenho um previlégio que os nossos camaradas anteriores não têm,pois faz hoje 38 anos que tambem te dei os parabens em Bisslanca,na Guiné,quando o tempo era muito curto para se festejar o aniversário devido ao pedido de auxilio solicitado por aqueles que tanto necessitavam dele.
Hoje,na companhia dessa PESSOA,que se chama MIGUEL (Direitos de autor para o Jorge!)e filhos,quero que tenhas um dia feliz.
Prometo que faço o alerta sózinho!
Um beijo muito grande para a minha "MENINA"
Victor

Unknown disse...

Cara Amiga Giselda

Quero desejar-te um Feliz Aniversário na companhia de teu Marido, Filhos e restante Família. Julgo nunca ter tido necessidade dos teus préstimos ao contrário dos do teu Marido, pois por duas vezes requisitei evacuações por héli. Nunca perguntei o nome aos pilotos.
P A R A B É N S

Armandino Alves
Ex 1º Cabo Aux Enfº
Béli

Juvenal Amado disse...

Foi por pouco.
Mais um dia e cantaríamos todos os parabéns à Giselda em Monte Real.

Mas para a aniversariante é melhor assim, pois teve dois dias festivos e ela merece.

Ser enfermeira para-quedista era entrar para uma galeria de super heroínas mas tu és dasverdadeiras.
Naquele tempo entravam num Mundo de homens e não era para todos os homens.

Eu considero-me agraciado por a conhecer pessoalmente, a sua amizade é um bônus que a vida me deu.

Neste dia desejo-te as maiores felicidades e muitos anos junto dos teus.

Um abraço

Juvenal Amado

Anónimo disse...

Cara Giselda

feliz Aniversário

PARABENS

Um Beijinho
António Paiva

Anónimo disse...

Cara GISELDA

Parabéns pelo teu Aniversário,e que o repitas por muitos anos,com saúde.

Um dia muito Feliz,com o Miguel,Filhos,e de quem mais gostas.

Às "GISELDAS" que me assistiram,na minha evacuação,de Bambadinca para o HM 241 em Bissau,ao inicio da tarde,de 13/1/71,para poder chegar vivo,muito devo.

Um beijinho

António Marques
CCAÇ-12
1969/71

Anónimo disse...

PARABÉNS PARA TI
NESTA DATA QUERIDA
MUITAS FELICIDADES
MUITOS ANOS DE VIDA
HOJE É DIA DE FESTA
CANTAM AS NOSSAS ALMAS
PARA A AMIGA GISELA PESSOA
UMA GRANDE SALVA DE PALMAS.
GISELA QUE PASSES ESTE DIA COM MUITA ALEGRIA E FELICIDADE NA COMPANHIA DOS TEUS FAMILIARES E AMIGOS E QUE ELE SE REPITA POR MUITOS E MUITOS ANOS E SE DEUS QUISER DAQUI A UM ANO ESTAREI TE CANTANDO MAIS UM TEU ANIVERSÁRIO.

UM ABRAÇO DO TAMANHO DA GUINÉ PARA TI E TUA FAMÍLIA

AMILCAR VENTURA EX-FURRIEL MILº. MECÂNICO AUTO DA 1ª. COMPª. DO BCAV 8323 BAJOCUNDA 73/74

Anónimo disse...

Estimada Giselda,

Para ti um dia feliz!

Que a saúde e a felicidade na doce companhia dos que te são queridos, seja sempre uma realidade.

Mas não quero dizer só isso! Quero neste dia e através de ti, agradecer a todos esses anjos que descendo dos Céus, traziam a esperança aos que ainda não queriam partir ou com infinita doçura encaminhavam o que restava da matéria.

Obrigado por tudo o que fizesteis pelo valoroso soldado Português.

Está aqui uma transmontana chata a dizer que lá por não pertencer ao Blogue também tem o direito de mandar um beijinho de parabéns à transmontana e amiga Giselda. Portanto aí vai também um beijinho da Helena.

Um maravilhoso resto de dia para toda a família e que possamos por muitos anos usar estas felicitações.

Do tamanho do nosso Cumbijã então as melhores felicitações.

Mário Fitas

admor disse...

Cara Giselda,

Feliz aniversário e um dia com tudo de bom.

Muita saúde!

São os votos sinceros do camarada e amigo,

Adriano Moreira - Ex-Fur.Mil.Enf. da Cart. 2412 "SEMPRE DIFERENTES"
Bigene, Binta, Guidage e Barro. 1968/70.

Sotnaspa disse...

Gisela

Com muito carinho e amizade recebe os meus votos de feliz aniversário, que este dia se repita por muitos e longos anos junto dos teus mais queridos.

ASantos
SPM 2558

Torcato Mendonca disse...

Giselda

Um feliz aniversário.
Um beijo de Parabéns, um dia com paz,
alegria, saúde e a repetir-se por longos anos.

Depois, aproveitando os votos, dizer que muito vos agradeço, a vós Enfermeiras Páraquedistas pela ajuda que nos deram. Fui evacuado duas vezes, vi muitos a serem evacuados e por vós ajudados. Não imaginam, só quem cá por baixo andava, o que vocês e a F. Aérea para nós representavam.

Para todas vós, através da Giselda, um beijo de agradecimento.

Dia Feliz
Torcato

JOSÈ NUNES disse...

Camarada Giselda,que a vida te sorria sempre,pois deste muito a todos Nós,nunca precisei do teu auxilio,bom para mim ,mas muitos outros Camaradas encontraram em ti o Anjo,a força de ânimo e ajuda,quantas Vidas ajudaste a salvar?-que importa quantas,
OBRIGADO
José Nunes
BENG 447
Brá 68/70

João Carlos Silva disse...

Giselda,
Muitos Parabéns pelo teu aniversário e que contes muitos mais, felizes e na companhia de quem mais desejares.
Complementando as diversas mensagens anteriores de homenagem à Enfª Pára-quedista, aqui deixo da "nossa" FAP dois lemas que creio não podiam vir mais a propósito, desde o da esquadra 552 de helicópteros Alouette III "...Em Perigos e Guerras Esforçados..." ao da 751 de helicópteros EH-101 Merlin "Para Que Outros Vivam".
Um Dia Feliz,
João Carlos Silva

MANUELMAIA disse...

CARA GISELDA,

UM ABRAÇO DE PARABÉNS.
PASSA UM BOM DIA DE ANIVERSÁRIO CHEIO DE SAÚDE E FELICIDADE JUNTO DOS TEUS.

MANUEL MAIA

Anónimo disse...

Cara Giselda
Não sei se alguma vez foste a Piche
fazer alguma evacuação, pois solicitámos algumas nomeadamente no fatídico dia 22/02/71. Mas quando ouviamos o roncar dos motores sabíamos que os nossos feridos tinham algumas hipóteses de se safar.
Bem hajas !!!
Feliz aniversário na companhia de todos os entes queridos.
Parabéns
Longa Vida
Luís Borrega

Anónimo disse...

Cara Giselda,
Felizmente nunca tive a necessidade dos serviços das enfermeiras paraquedistas. Mas sei quanto importante era a vossa presença no meio do nada.

Vocês, enfermeiras paraquedistas, eram o melhor espelho da mulher portuguesa de então: arrojo, abnegação, carinho.

Parabéns pelo aniversário. Que se repita por muitos e longos anos.

Haja saúde,
José Câmara

Anónimo disse...

Giselda

De fugida, a estas horas da noite, como ultimamente me tem acontecido,
deparo com mais, neste caso uma, aniversariante.
Já não vou a tempo de "provar do bolo comemorativo", mas ainda dá para desejar tudo de bom para quem foi um dos ANJOS DA GUARDA dos camaradas da Guiné.

Muitos Parabéns, que este dia continue a repetir-se por muitos mais anos, sempre com muita saúde, desejos estes que torno extensíveis ao camarada Miguel e respectivos descendentes.

Um Abração
Jorge Picado

Antonio Graça de Abreu disse...

Giselda, caríssima

Publicou agora o blogue as fotos do pessoal da Força Aérea em Cufar, 73/74. Tu não estás, mas recordo-vos muito bem, enfermeiras-páras em Teixeira Pinto, Mansoa e sobretudo Cufar
Eram mesmo uns anjos que caíam do céu, tanta vez para ajudar a nos salvar a vida.
Parabéns, Giselda, mereces todas as felicidades do mundo.
Abraço,
António Graça de Abreu

Anónimo disse...

Giselda,

Após a leitura do post do grande Mexia, deixar-te apenas um beijinho virtual meu da minha mulher e dos amigos do meu Buarcos lindo.

Que a viagem tenha sido boa e até sempre.

Vasco A.R. da Gama

Gil Moutinho disse...

Giselda

Que este dia se repita muitas vezes.

De quem partilhou os ares da Guiné ,contigo nas evacuações yankees.

Gil moutinho

Anónimo disse...

Um beijinho de parabéns e votos de muita felicidade.
Com estima e muita consideração,
Mário Migueis

Eduardo J.M. Ribeiro disse...

Amiga e Camarada,
Golf Papa, aqui Mike Romio comunicando... IN pelos 63camuflado com flores... pode ser emboscada perigosa...
Papa, Alfa, Romio, Alfa, Bravo, Echo, November, Sierra...
diga se entendido passo à escuta!
Giselda agora dá-me para isto, por isso não ligues.
Grande AB do Amigo Pira de Mansoa... MR = Mike Romio = Magalhães Ribeiro

Anónimo disse...

Meus amigos
Regresso agora de uma jornada que me levou ao lindo Buarcos, terra desse excelente companheiro que é o Vasco da Gama, onde fui aparicada por ele e pela esposa, a que se juntaram ainda o tabanqueiro António Pimentel e um grupo de amigos. Depois de toda essa emoção enfrento agora esta imensa lista de mensagens de parabéns que muito me sensibilizaram.
Ao partilharem comigo este momento, sinto-o como uma homenagem que fazem a todo o grupo de enfermeiras pára-quedistas que tentaram por todos os meios ao seu alcance minimizar os efeitos daquela guerra. Por essa intenção vos agradeço hoje. Giselda

António Matos disse...

As minhas espaçadas leituras e as consequentes efémeras intervenções no blog, levaram-me ao conhecimento tardio deste aniversário ao qual, no entanto, me quero referir.
Não a conheço pessoalmente mas dirijo-me a si pelo que posso imaginar tenha representado em momentos cruciais da vida de quem tinha sido atingido pelos horrores duma guerra e via na mão que apertava a sua,
na face feminina que apelava à mais íntima e, quiçá, última ligação espiritual à Mãe,
à tranquila expectativa da presença dum para-médico,
e ao delírio pela evacuação,
via, dizia, com calma e serenidade, a entrega absoluta como derradeira esperança no fim daquele pesadelo.
Felizmente não tive necessidade de beneficiar do seu (vosso) auxílio mas reconheço-lhe a abnegação e a entrega desinteressada e solidária que a vossa juventude potenciou.
Bem haja por isso.
Permita-me que daqui lhe mande um afectuoso abraço de parabéns e que esta data se possa repetir por muitos e bons anos.
António Matos