

A CCAÇ 2381 em Empada
Parte III
Por Arménio Estorninho
Natal de 1969 - A esposa do Cap Mil Eduardo Moutinho visita Empada
Pela Quadra Natalícia de 1969, tivemos a visita da esposa do ex - Capitão Mil. Inf. Eduardo Moutinho, a qual viera expressamente da Metrópole (foto 5).
A sua presença foi de curiosidade para todos os militares e para as mulheres africanas, ao tempo era raríssimo encontrar no mato uma senhora branca, jovem e simpática.

Os da Companhia organizaram uma Saigada, a ferrugem colocou junto às casernas uma viatura “Matador” que foi transformada em “O Autocarro do Amor,” enfeitada com pernadas de palmeira e ostentando dísticos, pensava eu, alusivos ao Capitão.
Do pessoal, ficaram-me na memória o pseudo “Guitarrista” o Soldado Francisco Maria (com um instrumento emprestado pelo ex-1.º Cabo de Transmissões Franklin Arménio), eu que levara o jipe para fazer mistura de apitos e animar a malta, actuei com um batuque (foto 6), houve reportagem, sendo o 1.º Cabo Enfermeiro Zé Teixeira o animador como Comentador e Operador de Câmara TV, entre todos fora uma tarde de “farrabadó.”
O Capitão tomou as precauções de ocasião, parte da Companhia estava de prevenção nos abrigos e na generalidade estávamos apreensivos por possíveis acções do In, no entanto o mesmo não se manifestara e nesse período não teve qualquer actividade de registo.

Para se realizar a Consoada, o Refeitório das Praças serviu de Salão de Festas, assim no local foi erigido um nicho dedicado a Nossa Senhora (fotos 7, 8 e 9)



__________
Nota de CV:
Vd. poste de 27 de Abril de 2010 > Guiné 63/74 - P6256: As minhas memórias da guerra (Arménio Estorninho) (7): Em Empada, peripécias de um 1.º Cabo a substituir um Furriel Miliciano
Sem comentários:
Enviar um comentário