sexta-feira, 30 de abril de 2010

Guiné 63/74 - P6281: Blogando e andando (José Eduardo Oliveira) (8): Parabéns à Giselda Antunes e ao casal Pessoa


O nosso camarada José Eduardo Oliveira* (JERO) (ex-Fur Mil da CCAÇ 675, Binta, 1964/66), enviou-nos a seguinte mensagem, com data de 29 de Abril de 2010:

Camaradas,

Tenho andado "velho" e agora também tenho o computador avariado.

Estou em casa de um amigo a enviar este texto, que tem a ver com os parabéns à nossa Camarada Giselda Pessoa, que faz hoje anos.

Peço-te que entre hoje e amanhã,se for possível, me encaixes este pequeno texto.

Parabéns à GISELDA ANTUNES e ao casal Pessoa
...


Tivemos o privilégio de encontrar mais uma vez num almoço da Tabanca do Centro – o 3º, que se realizou em 28 de Abril corrente - o casal da (bonita) fotografia. Assumimos o adjectivo porque a foto foi tirada pelo Belarmino Sardinha com a minha máquina…

Está claro que já sabíamos que a Giselda estava em vésperas de aniversário e tentámos – no meio de grande barulho (não há silêncio possível nestes cozidos à Monte Real) saber alguma coisa menos conhecida a seu respeito.
Para nossa surpresa a Giselda Antunes (nome de solteira) foi registada em 29 de Abril de 1947 mas nasceu efectivamente em 30!!!
Faz portanto anos amanhã… ou hoje!?

Na dúvida vou ver se a minha postagem vai ser publicada perto da meia-noite de hoje…

A Giselda é transmontana – só podia… -e nasceu em São Martinho da Anta, Vila Real. Saltando no tempo - estamos à vontade porque a Giselda foi enfermeira pára-quedista - a menina de 47 começou a sua carreira em 1 de Abril de 1968. No Hospital de São João do Porto.
Andou pelas “Urgências” e em Dezembro de 1970 estava por Moçambique. Foi para a Guiné em 1972 onde esteve 26 meses! Conheceu como poucos (ou poucas…) toda a Guiné. Até esteve na Ilha do Como!
Em relação ao Strella que passou ao lado do “DO” , que voava de Guidage para Bissau, só se assustou depois… quando o piloto perdeu os comandos e quase se despenhou. Aterraram em Bigene. É do tempo dos Alouettes 3.
Parafraseando a feliz “imagem” do Mexia Alves a Giselda “deu vida” a muitos militares que assistiu no mato: «Vá, pá, não tenhas medo, isto não é nada! Mais uns minutos e já estás em Bissau».
A Giselda tem direito a todas as atenções neste dia especial do blogue.

Como diz o Comandante Luís Graça tem direito a estar por umas horas na “montra” do blogue.

E depois faz parte do mais mediático casal de camaradas da Guiné…
Por mérito próprio, mas também porque são... o único casal de camaradas da Guiné com licença de residência na Tabanca Grande.
Ele é o Miguel Pessoa (ex-Ten Pilav, Bissalanca, BA12, 1972/74, hoje Cor Pilav Ref). Ela é a Srgt Pára-quedista Giselda Antunes...
O único casal do mundo que nem os mísseis SAM 7 Strela... conseguiram separar… Não vou repetir que… ele é um camarada de peso... Tem apenas o formato próprio dos maiores de sessenta que se alimentam com apetite…
Ela é, de facto, a nossa única camarada de verdade...
As outras bajudas e mulheres grandes só podem ser amigas...
Parabéns à GISELDA ANTUNES e ao casal Pessoa.

Um abraço e… até sempre.
JERO
____________
Nota de M.R.:

Vd. último poste desta série em:

Sem comentários: