segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Guiné 63/74 - P7478: Os nossos seres, saberes e lazeres (27): Victor Garcia, alfacinha e benfiquista, ex-1º Cabo At, CCAV 2639 (Bula, Binar, Capunga, 1969/71): um exemplo e um motivo de orgulho, para todos nós, antigos combatentes, na luta contra a iliteracia informática (Parte I)




Guiné > Região de Cacheu > Carta de Bula (pormenor), 1953, 1/50000 > A CCAV 2639 (1969/71) esteve em Bula, Binar e Capunga... A norte da estrada Bula - Binar - Bissorã (em direcção a Farim), o PAIGC tinha uma das suas bases, Choquemone, um nome mítico, em meados de 1969, quando eu cheguei à Guiné.





1. Já em tempos apresentámos aqui a página, na Net, do nosso camarigo Victor Garcia (*),  ex-1º Cabo At da CCAV 2639 (Binar, Bula e Capunga, 1969/71).

O Victor é hoje já um ás da informática, tendo uma história muito bonita em matéria de luta contra a iliteracia informática... Benfiquista de coração, alfacinha de gema, da freguesia de Marvila,  reformado, ele é um exemplo e um motivo de orgulho para todos nós, antigos combatentes, de quem se ouve dizer, com demasiada frequência, “que burro velho não aprende línguas” (neste caso, saber mexer com um compudor, mandar um mail, consultar um blogue)…

Aqui fica um excerto da verdadeira lição que nos deu, em 2009, a todos nós, seus leitores da sua página na Net:

(...) Esta ideia nasceu porque o meu filho entendeu que eu hoje com 60 anos tinha que ter a mesma capacidade no campo informático que ele tem.

Ele além de logicamente ser mais novo do que eu (hoje com 34 anos) é também um excelente profissional no campo do Web Design estando a laborar numa empresa credenciada do País.

Há cerca de mais ou menos dois anos atrás ofereceu-me alguns livros sobre programas informáticos entre os quais estava o Powerpoint, o qual foi um dos livros técnicos que logo me despertaram a curiosidade.

Pois com esses livros e com a colaboração da minha filha que se prontificou a que fosse instalado um segundo disco no seu computador para que eu pudesse ir praticando as técnicas informáticas, fui iniciando esta nova descoberta.

Com a persistência e com algumas asneiras à mistura lá consegui ir entrando nos programas e acabei por ir fazendo umas brincadeiras que estão englobadas nesta página no sector dos PPS power points.

(...) Acabei por adquirir a minha própria máquina e hoje sou autónomo nesse campo. Entretanto [o meu filho] entendeu que eu seria capaz de fazer a minha página da Internet e no Natal de 2008 ofereceu-me um livro e um programa para construção das páginas.

Achei uma loucura da parte dele mas conseguiu convencer-me de que eu as faria e acabei por meter mãos à obra e pouco a pouco fui fazendo o que está à vista. Sei que não está uma obra de arte mas (...)

Isto acaba por dar razão ao velho ditado, que velhos são os trapos. (...) Victor Garcia.

A sua página na Net merece uma prolongada e atenta visita. Não faltam motivos de interesse, desde documentação fotográfica sobre a sua companhia e o subsector de Bula, a  dezenas e dezenas de trabalhos  seus (eu contei mais de 150!!!)  em "power point" sobre os mais diversos temas: pessoais, locais (nacionais e internacionais), arte, deporto, música, vida animal, calendários, símbolos, transportes,  festivos,  vídeo e flash, vários... 

Destaco três de que gostei: Locais internacionais > Ginéu Bissau; Pessoais > CCAV 2639 e os Kimbas; O Amarelo da Carris... Mas há muitos mais explorar...  incluindo o excelente álbum fotográfico da CCAV 2639, de que reproduzo aqui, em formato extra-largo, alguns imagens seleccionadas e editadas por mim... Com a devida vénia ao nosso camarigo Victor Garcia e votos de um Natal alegre e criativo.






CCAV 2639: Embarque em Lisboa, no T/T Uíge, no Cais da Rocha em 22/10/1969



Chegada a Bissau em 28/10/1969 


Período em Binar (de 2/11/1969 a 20/12/1969) > Em 17/12/1969, na zona operacional do Foncho



Período em Bula (de 20/12/1969 a 10/01/1970) > Em Bula, 6/1/1970, junto ao Héli-Canhão com o Aquino




Período em Capunga (de 10/1/1970 a 25/6/1970) > Reencontro com o irmão, Necas Garcia, em Bissau, em 9/3/1970



Em 2/05/1970, em  Capunga >(Grupo de 7 militares do 3º Pelotão, os Kimbas) > De pé: Pereira, Ferreira, Furriel Serra, João Moura e Nogueira; agachados: Marco Paulo e Torcato





Período em Bula (de 25/6/1970 a 25/7/1970) > Em 7/7/1970 em operação na
zona do Bipo





Período em Capunga (de 25/7/1970 a 24/8/1970) >Em 9/8/1970 em Capunga,  junto da povoação de Capunga, na estrada que liga Bula a Binar




Período em Bula (de 24/8/1970 a 23/10/1970(  > Em 4/9/1970 em Bula, com Aquino, junto do memorial do BCAV 1915 (1967/69).


(Continua)

Fotos (e legendas): © Victor Garcia (2009) (Com a devia vénia...) (Fotos editadas por L.G.) (**)

___________

Notas de L.G.



(**) Último poste desta série > 14 de Dezembro de 2010

1 comentário:

Luís Graça disse...

Ninguém te deu os parabéns, mas eu dou-tos, em dose reforçada, pela tua coragem, tenacidade, humildade, vontade de aprender... Extensíveis aos teus filhos, que são uns belos meninos (o, a)...

Um Natal aconchegadinho para toda a família. Luis