sábado, 28 de novembro de 2009

Guiné 63/74 - P5363: As Nossas Mães (4): Voltaste-nos as costas, nem uma lágrima choraste (Joaquim Mexia Alves)

Ícone máximo da dor de uma mãe, um filho morto nos braços - Pietá, a belíssima escultura em mármore de autoria de Miguel Ângelo, cujo original, que a gravura representa, pode ser visto na Basílica de S. Pedro, em Roma.


1. Texto do nosso camarada Joaquim Mexia Alves*, ex-Alf Mil Op Esp/RANGER da CART 3492, (Xitole/Ponte dos Fulas); Pel Caç Nat 52, (Ponte Rio Udunduma, Mato Cão) e CCAÇ 15 (Mansoa), 1971/73, enviado em mensagem, com data de 25 de Novembro de 2009:

Caros camarigos:

O belo poema do Zé Teixeira** dedicado às mães trouxe-me à memória um episódio passado com a minha mãe, (que teria feito 100 anos no passado dia 20 deste mês), e que diz respeito à minha ida para a Guiné.

Sempre fui, (apesar de ser um sentimentalão), um tipo muito prático em relação a despedidas e idas para outros lados.
É uma filosofia do tipo, tenho de ir, tenho de ir e pronto, ou seja não vale a pena fazer grande drama, porque nada se resolve nem acrescenta, a não ser um pouco mais de tristeza e sofrimento.

Costumo também dizer que a gente só se deve incomodar com o que consegue controlar, (uma coisa assim a modos como a queda do cabelo), porque senão incomodamo-nos e não resolvemos nada!

Essa mesma filosofia levava-me sempre a dizer que preferia estar na mata, em vez de estar em Bissau, porque num sítio ou noutro não havia nada para fazer e ambos eram maus, mas como em Bissau sempre havia uma ilusão de se viver numa cidade, eu preferia cair na real. Manias!
Se calhar era também uma maneira de me defender da realidade de não poder estar em Bissau! Sejamos honestos!

Bem, mas vamos à história!

Chegados ao Cais da Rocha Conde de Óbidos esperava-nos o Niassa, (paquete de luxo), e entre embarcar e não embarcar as horas passavam intermináveis, entre abraços, choros e beijos.

Lá entrámos para o navio e da amurada iam-se acenando lenços, dizendo adeus, chorando mais umas lágrimas e não havia maneira do raio do barco se afastar do cais e da visibilidade das caras daqueles que ansiosa e tristemente se despediam de nós.

Eu já estava pelos cabelos com tudo aquilo, que segundo a minha filosofia não servia para nada, a não ser entristecer ainda mais um momento sempre triste.
É que não íamos de férias, como sabem!!!

Assim que o barco se afastou uns escassos metros do cais, houve um toque qualquer, para chamar não sei para quê, mas logicamente o pessoal não moveu sequer um músculo para sair daquela amurada.
Só que eu, agarrado à minha filosofia, aproveitei o momento para, acenando mais vigorosamente, me afastar definitivamente daquele adeus interminável.

Na primeira carta que recebi da minha mãe no Xitole, lá vinha a chazada!!!
Escrevia ela na sua letra redonda e bonita: Voltaste-nos as costas, nem uma lágrima choraste!

Ainda hoje me lembro dessas palavras escritas, que a minha mãe, sei-o bem, não sentia, mas que as escreveu, porque me queria agarrar, porque me queria abraçar, porque me queria dizer que estava sempre ao meu lado, porque nada nem ninguém tem forças, para arrancar um filho dos braços de sua mãe.

Um abraço camarigo para todos do
Joaquim Mexia Alves
__________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 22 de Novembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5320: Controvérsias (56): Direito de resposta (Joaquim Mexia Alves)

(**) Vd. poste de 24 de Novembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5333: As nossas mulheres (10): Poema dedicado às mães de todos os que não voltaram (José Teixeira)

Sem comentários: